O que você vai aprender

O curso apresentará estratégias para colocar em prática ações efetivas de eficiência energética, sejam elas de alto investimento inicial mas com retorno rápido – como troca de iluminação para LED, sejam elas de zero ou baixíssimo custo – através de uma gestão efetiva. Também ensinará sobre a etiquetagem PBE Edifica de eficiência energética, mostrando que edifícios comuns também podem obter um bom resultado. Os síndicos também aprenderão sobre a legislação atual que permite e facilita a geração de energia renovável com painéis solares, trazendo reduções diretas na conta de luz do condomínio e dos apartamentos. Outras ferramentas serão abordadas, como a Autoavaliação de Energia do SEBRAE-RJ e o Programa EcoEficiência em Condomínios do Secovi-SP. Finalmente, a capacitação também abordará possibilidades de eficiência no uso da água, um recurso cada vez mais escasso e que tem um peso alto no orçamento dos condomínios. Um dos diferenciais do curso é sua abordagem com exemplos reais e casos práticos, ministrado por profissionais acostumados a ir ao campo e identificar oportunidades reais.

Como irá se beneficiar

Conhecer os principais sistemas consumidores de energia em edifícios residenciais;
Ser capaz de identificar anomalias e oportunidades de redução de custos;
Conhecer medidas de eficiência no uso da água;
Conhecer as principais certificações, etiquetagens e boas práticas para condomínios residenciais.

Público alvo

Síndicos profissionais e não profissionais; Gestores de edifícios e condomínios residenciais; Empresas de administração predial focadas em edifícios residenciais; Zeladores.

Duração

12 horas

Análise crítica dos principais sistemas prediais: iluminação, elevadores, ar condicionado, aquecimento de água, bombas; 

Geração solar fotovoltaica: conceitos, legislação, viabilidade econômica; 

Gestão de energia: monitoramento do consumo e identificação de anomalias, e oportunidades de redução de custo; 

Eficiência no uso da água: aproveitamento da água de chuva, equipamentos economizadores, boas práticas; 

Certificação e etiquetagem: principais sistemas de certificação disponíveis para empreendimentos residenciais.

  • Isabela Ianhez Issa Silva Pinto
    Isabela Issa é Engenheira Ambiental formada na Escola de Engenharia de São Carlos (EESC), Universidade de São Paulo (USP). Realizou extenso projeto de pesquisa em ecodesign em cooperação com a Universidade Técnica da Dinamarca (DTU), estudando o processo de seleção de indicadores de desempenho ambiental. Atua hoje na Mitsidi Projetos como especialista em pesquisa nas áreas de energia e sustentabilidade, tendo participado em projetos para o CBCS, PNUD, WRI, GIZ, CNI e outras organizações. Os últimos projetos desenvolvidos que contaram com sua participação compreenderam o mapeamento do setor de eficiência energética em edifícios e indústria, o levantamento do estado da arte de sustentabilidade e geração fotovoltaica em habitações sociais no Brasil, incluindo avaliações de custo-benefício de medidas de eficiência no uso de recursos, o levantamento do estado da arte de edifícios de zero energia e zero carbono, e a discussão a respeito dos critérios para definição de edifícios Net-Zero no Brasil.
  • Maxine Gabrielle Alice Jordan
    Mestre em engenharia civil, estrutural e ambiental pela University of Cambridge, Maxine é especialista em Eficiência Energética e Construções Sustentáveis. Tendo atuado por anos na Inglaterra, possui significativa experiência em projetos de sistemas prediais e construções sustentáveis, Maxine vem se destacando em consultoria técnica para eficiência energética em edifícios novos e existentes, bem como no âmbito de pesquisa e desenvolvimento. É uma das primeiras pessoas acreditadas como EDGE Expert e EDGE Auditora no Brasil.
  • Rosane Yumi Fukuoka
    Arquiteta e Urbanista formada na FAU da Universidade de São Paulo. Possui experiência na área de projetos e construção civil, trabalhou com consultoria em Uso e Operação de Edifícios e Certificação LEED EB OM no CTE. Atualmente, atua na área de consultoria de Eficiência energética e auditorias em edifícios comerciais, residenciais e indústrias.

Horários

Dia 27/04

Início: 18h30
Coffee break: 20h30 às 20h45
Encerramento: 22h30

Dia 28/04

Início: 08h00
Coffee break: 10h30 às 10h45
Almoço: 12h30 às 14h00
Coffee break: 16h30 às 16h45
Encerramento: 18h00

O que está incluso

Apostila Digital em PDF (disponibilizada por e-mail aos participantes em até 24 horas da data de início do curso)
Material de Apoio;
Serviço de Coffee-breaks;
Certificado de Participação digital (atentar a correta grafia do seu nome na lista presença que circulará no primeiro dia de curso)

Participantes Via Internet 

O link de acesso será encaminhado 48 horas antes do início do curso.

A gravação do curso será disponibilizada em até 48 horas após o término do curso, com duração de 7 dias.

 

Observações

Recomendamos levar Notebook ou Tablet/IPAD, com adaptador para a nova tomada “PADRÃO BRASILEIRO”;
Na hipótese de quórum insuficiente, impossibilidade de comparecimento do professor, imprevistos ou motivos de força maior, a AEA Educação Continuada se reserva ao direito de cancelar ou reagendar o curso programado visando preservar o melhor interesse de todos;
Especialmente, em caso de viagens, antes de se deslocar, solicitamos entrar em contato, a fim de confirmar as informações sobre data e local do curso, evitando transtornos;
Em caso de cancelamento, a AEA Educação Continuada avisará a todos os inscritos (através de e-mail), e devolverá integralmente os valores pagos pela inscrição;
O inscrito poderá solicitar o cancelamento da sua inscrição, via e-mail, até 10 (dez) dias antes do início do curso. Neste caso, os valores pagos serão devolvidos.
Em todos os casos, recomendamos a leitura atenta, e integral, do Contrato de Adesão aceito no ato da efetivação da inscrição online.

Formas de Pagamento