Como você vai se beneficiar
O curso oferece uma oportunidade de conhecimento amplo das etapas necessárias à implantação de um projeto de meio de hospedagem e uma visão detalhada dos diversos tipos de meio de hospedagem, conforme as indicações dos estudos de mercado e às intenções dos investidores.
Os conceitos a serem abordados estão fundados em metodologia própria para o setor hoteleiro, porém haverá abordagens para outros tipos de meios e hospedagem, com destaque para o mercado de lazer e residencial.
Explorar diferentes pontos de vista: do investidor, do arquiteto, da equipe técnica e da operação hoteleira/condominial, fornecendo conhecimentos que permitirão a compreensão desse mercado em expansão.
Público alvo
Arquitetos, engenheiros, hoteleiros, desenvolvedores imobiliários, turismólogos e potenciais investidores hoteleiros.
Carga Horária
48 horas
Módulo I: Meios de Hospedagem – Produtos, serviços e perspectivas
a. Hospitalidade e o Acolhimento em espaços privados
b. O Mix de Marketing do Produto Hoteleiro
c. As matrizes de classificação e as definições de produto.
d. Os canais de distribuição e as mudanças nos hábitos de hospedagem.
e. Modelos de Gestão: Redes Hoteleiras, selos de referência, serviços de anfitriões independentes e redes.
f. Modelos de negócio: hotel, condo-hotel, fractional, imobiliário turístico, flat, hostel e etc.
Modulo II : O Mercado de Férias
a. O Conceito de Planejar Férias e Criar Produtos aos Viajantes;
b. O sistema de time share;
c. Intercambiadoras e Clube de Férias;
d. As técnicas de Captação, Vendas e Retenção de Clientes nos Diversos Tipos de Negócios de Férias.
Módulo III: O Estudo de Mercado e o Estudo de Absorção  
a. Estudo do Ambiente Sócio Econômico;
b. A Análise da Localização do Empreendimento;
c. O Estudo da Oferta e da Demanda;
d. Estimativas de Projeção de Oferta e Demanda;
e. Sugestão do Tipo de Empreendimento;
a. Estudo de Absorção de Hotel no Mercado em Estudo;
b. Definição de Número de unidades habitacionais.
Módulo IV: Análise de Programa Arquitetônico 
O estudo de mercado e as informações importantes para o desenho arquitetônico.
a. Características  Categoria X Serviços X Área Física, o equilíbrio entre área social, área de serviço e a proposta do hotel;
b. Práticas para definição de áreas e dimensões por setor;
c. Tendências dos projetos de interiores: da Hotelaria econômica ao upscale;
d. . Equipamentos Hoteleiros (FF&E e OS&E);
e. Sustentabilidade do Projeto.
Módulo V: O Estudo Econômico e Financeiro 
a. Projeção de Resultados para o Hotel em Estudo;
b. Análises Financeiras do Projeto;
c.  Análise Financeira com Alavancagem;
d. Cálculo de Valor de Venda Imobiliária.
Modulo VI : A Implantação Hoteleira e o Pré-Operacional
a. Recebimento de Obras – Licenças e Alvarás;
b. Processo de Compras, Instalação e Teste do FF&E;
c. O Pré-Operacional – Planos de Ação e Lançamento do Projeto ao Mercado.
  • Prof. Esp. Leonardo Pires



    Bacharel em Hotelaria pelo Centro Universitário Senac, com Extensão Universitária em Economia pela FIPE, Ciências Econômicas PUC SP; Pós Graduação em Gestão de Negócios Imobiliários pela Fundação Dom Cabral; Valuation ANBIMA; Planejamento e Desenvolvimento Hoteleiro no Secovi/SP. Consultoria e Transações da JLL Hotels & Hospitality; Mais de 7 anos de experiência em consultoria e desenvolvimento hoteleiro, responsável pela realização de mais de 70 estudos de viabilidade para o mercado hoteleiro no Brasil e América do Sul. Asset Management.




     
  • Prof. Esp. Ma. Alexandre Mota
    Graduado em Tecnologia em Hotelaria do Senac São Paulo, com pós-graduação em Gestão de Meios de Hospedagem pela mesma instituição, e em Gestão Mercadológica em Turismo e Hotelaria pela ECA/USP (Escola de Comunicação e Arte da Universidade de São Paulo). Também é mestre em hospitalidade pela Universidade Anhembi Morumbi. No mercado hoteleiro desde 1988, atuou como gerente geral e controles de hotéis de diversas categorias. Desde 2005 atua em consultorias de planejamento e desenvolvimento hoteleiro e como hotel asset manager; atualmente é diretor na Caio Calfat Real Estate Consulting, e professor para os cursos de pós-graduação da Universidade Anhembi Morumbi e da Fundação Instituto de Administração .
  • Prof. Ma. Carlos Bernardo
    Mestre em Hospitalidade pela Anhembi Morumbi e bacharel em Administração de empresas e tecnólogo em hotelaria, atuou como gerente de Alimentos e Bebidas e Gerente Geral em hotéis como Hilton São Paulo, Novotel São Paulo e Pullman São Paulo. É professor de graduação e Pós graduação na Universidade Anhembi Morumbi e SENAC – SP. Atualmente, é gerente de alimentos e bebidas para aberturas e conversões na AccorHotels para hotéis midscale na América do Sul.
  • Profa. Esp. Graziani C. B. Rodrigues


    Bacharel em Hotelaria e MBA pela FGV em Executivo Global em Gestão de Negócios Empresariais, atua no mercado de Multipropriedade desde 1998. Trabalhou Gerente de Marketing no Pestana Vacation Club e Diretora de Comunicação e Marketing na Royal Holiday. Implantou e desenvolveu projetos em diversas cidades do Brasil, e também em Buenos Aires e Santiago do Chile. Atualmente, é Diretora Executiva na Pure Vip Club voltada a um público seleto na cidade de São Paulo.

Datas e horários

19/04 (5ª feira) – 18h30 às 22h45
20, 21/04 (6ª feira e sábado) – 8h às 18h
22/04 (domingo – não haverá aula)
23 e 24/04 (2ª e 3ª feira) – 8h às 18h
25/04 (4ª feira) – 8h às 12h15

 

O que está incluso

Apostila e materiais digitais;
Materiais de apoio;
Coffee-breaks;
Certificados digitais.

Formas de Pagamento