Como você vai se beneficiar

O curso oferece uma oportunidade de conhecimento amplo das etapas necessárias à implantação de um projeto de meio de hospedagem e uma visão detalhada dos diversos tipos de meio de hospedagem, conforme as indicações dos estudos de mercado e às intenções dos investidores.

Os conceitos a serem abordados estão fundados em metodologia própria para o setor hoteleiro, porém haverá abordagens para outros tipos de meios e hospedagem, com destaque para o mercado de lazer e residencial.

Explorar diferentes pontos de vista: do investidor, do arquiteto, da equipe técnica e da operação hoteleira/condominial, fornecendo conhecimentos que permitirão a compreensão desse mercado em expansão.

Público alvo

Arquitetos, engenheiros, hoteleiros, desenvolvedores imobiliários, turismólogos e potenciais investidores hoteleiros.

Carga Horária

40 horas

Módulo I: Meios de Hospedagem – Produtos, serviços e perspectivas

  1. Hospitalidade e o Acolhimento em espaços privados
  2. O Mix de Marketing do Produto Hoteleiro
  3. As matrizes de classificação e as definições de produto.
  4. Os canais de distribuição e as mudanças nos hábitos de hospedagem.
  5. Modelos de Gestão: Redes Hoteleiras, selos de referência, serviços de anfitriões independentes e redes.
  6. Modelos de negócio: hotel, condo-hotel, fractional, imobiliário turístico, flat, hostel e etc.

Modulo II: O Mercado de Férias

  1. O Conceito de Planejar Férias e Criar Produtos aos Viajantes;
  2. O sistema de time share;
  3. Intercambiadoras e Clube de Férias;
  4. As técnicas de Captação, Vendas e Retenção de Clientes nos Diversos Tipos de Negócios de Férias.

Módulo III: O Estudo de Mercado e o Estudo de Absorção  

  1. Estudo do Ambiente Sócio Econômico;
  2. A Análise da Localização do Empreendimento;
  3. O Estudo da Oferta e da Demanda;
  4. Estimativas de Projeção de Oferta e Demanda;
  5. Sugestão do Tipo de Empreendimento;
  6. Estudo de Absorção de Hotel no Mercado em Estudo;
  7. Definição de Número de unidades habitacionais.

Módulo IV: Análise de Programa Arquitetônico 
O estudo de mercado e as informações importantes para o desenho arquitetônico.

  1. Características Categoria X Serviços X Área Física, o equilíbrio entre área social, área de serviço e a proposta do hotel;
  2. Práticas para definição de áreas e dimensões por setor;
  3. Tendências dos projetos de interiores: da Hotelaria econômica ao upscale;
  4. Equipamentos Hoteleiros (FF&E e OS&E);
  5. Sustentabilidade do Projeto.

Módulo V: O Estudo Econômico e Financeiro 

 

  1. Projeção de Resultados para o Hotel em Estudo;
  2. Análises Financeiras do Projeto;
  3. Análise Financeira com Alavancagem;
  4. Cálculo de Valor de Venda Imobiliária.

Modulo VI: A Implantação Hoteleira e o Pré-Operacional

  1. Recebimento de Obras – Licenças e Alvarás;
  2. Processo de Compras, Instalação e Teste do FF&E;
  3. O Pré-Operacional – Planos de Ação e Lançamento do Projeto ao mercado.
  • Prof. Esp. Leonardo Pires



    Bacharel em Hotelaria pelo Centro Universitário Senac, com Extensão Universitária em Economia pela FIPE, Ciências Econômicas PUC SP; Pós Graduação em Gestão de Negócios Imobiliários pela Fundação Dom Cabral; Valuation ANBIMA; Planejamento e Desenvolvimento Hoteleiro no Secovi/SP. Consultoria e Transações da JLL Hotels & Hospitality; Mais de 7 anos de experiência em consultoria e desenvolvimento hoteleiro, responsável pela realização de mais de 70 estudos de viabilidade para o mercado hoteleiro no Brasil e América do Sul. Asset Management.




     
  • Prof. Esp. Ma. Alexandre Mota
    Graduado em Tecnologia em Hotelaria do Senac São Paulo, com pós-graduação em Gestão de Meios de Hospedagem pela mesma instituição, e em Gestão Mercadológica em Turismo e Hotelaria pela ECA/USP (Escola de Comunicação e Arte da Universidade de São Paulo). Também é mestre em hospitalidade pela Universidade Anhembi Morumbi. No mercado hoteleiro desde 1988, atuou como gerente geral e controles de hotéis de diversas categorias. Desde 2005 atua em consultorias de planejamento e desenvolvimento hoteleiro e como hotel asset manager; atualmente é diretor na Caio Calfat Real Estate Consulting, e professor para os cursos de pós-graduação da Universidade Anhembi Morumbi e da Fundação Instituto de Administração .
  • Prof. Ma. Carlos Bernardo
    Mestre em Hospitalidade pela Anhembi Morumbi e bacharel em Administração de empresas e tecnólogo em hotelaria, atuou como gerente de Alimentos e Bebidas e Gerente Geral em hotéis como Hilton São Paulo, Novotel São Paulo e Pullman São Paulo. É professor de graduação e Pós graduação na Universidade Anhembi Morumbi e SENAC – SP. Atualmente, é gerente de alimentos e bebidas para aberturas e conversões na AccorHotels para hotéis midscale na América do Sul.
  • Profa. Esp. Graziani C. B. Rodrigues
    Bacharel em Hotelaria e MBA pela FGV em Executivo Global em Gestão de Negócios Empresariais, atua no mercado de Multipropriedade desde 1998. Trabalhou Gerente de Marketing no Pestana Vacation Club e Diretora de Comunicação e Marketing na Royal Holiday. Implantou e desenvolveu projetos em diversas cidades do Brasil, e também em Buenos Aires e Santiago do Chile. Atualmente, é Diretora Executiva na Pure Vip Club voltada a um público seleto na cidade de São Paulo.

Horários

Início: 08h30
Coffee break: 10h30 às 10h45
Almoço: 12h30 às 14h00
Coffee break: 16h30 às 16h45
Encerramento: 18h00

O que está incluso

Apostila Digital em PDF (disponibilizada por e-mail aos participantes em até 24 horas da data de início do curso)
Material de Apoio;
Serviço de Coffee-breaks;
Certificado de Participação digital (atentar a correta grafia do seu nome na lista presença que circulará no primeiro dia de curso)

Observações

Levar Notebook ou Tablet/IPAD, com adaptador para a nova tomada “PADRÃO BRASILEIRO”;
Na hipótese de quórum insuficiente, impossibilidade de comparecimento do professor, imprevistos ou motivos de força maior, a AEA Educação Continuada se reserva ao direito de cancelar ou reagendar o curso programado visando preservar o melhor interesse de todos;
Especialmente, em caso de viagens, antes de se deslocar, solicitamos entrar em contato, a fim de confirmar as informações sobre data e local do curso, evitando transtornos;
Em caso de cancelamento, a AEA Educação Continuada avisará a todos os inscritos (através de e-mail), e devolverá integralmente os valores pagos pela inscrição;
O inscrito poderá solicitar o cancelamento da sua inscrição, via e-mail, até 10 (dez) dias antes do início do curso. Neste caso, os valores pagos serão devolvidos.
Em todos os casos, recomendamos a leitura atenta, e integral, do Contrato de Adesão aceito no ato da efetivação da inscrição online.