O que você vai aprender

Você vai entender os critérios por trás da especificação de materiais e produtos de baixo impacto ambiental para empreendimentos imobiliários, como energia embutida dos materiais, reciclabilidade/ downcycling, conteúdo pré e pós consumo, toxicidade e saúde humana, entre outros.

Vai saber as exigências quanto a materiais e produtos na hora de buscar a certificação ambiental de um empreendimento imobiliário, pelos sistemas internacionais LEED v. 4 e EDGE do GBCI (Green Business Certification Inc).

Você vai saber entender as implicações dos impactos ambientais dos materiais de construção, no meio ambiente natural e sobre a saúde humana.

Você vai conhecer as ferramentas disponíveis para avaliação e declaração de impactos ambientais de materiais de construção, como Análise de Ciclo de Vida, auto-declarações, certificações de produtos, EPDs (Environmental Product Declarations), entre outras.

Como vai se beneficiar

Este curso vai possibilitar você ser um profissional com conhecimento de ponta sobre especificação de produtos visando a certificação de empreendimentos pelos sistemas EDGE e LEED, com reconhecimento internacional, pelo GBCI.

Você vai entender os impactos ambientais ao longo do ciclo de vida dos materiais de construção e vai saber orientar equipes de trabalho e clientes na hora de fazer escolhas ambientalmente conscientes de materiais e produtos.

Você vai saber especificar materiais para empreendimentos eco-eficientes, mesmo que não visem a certificação.

Você vai saber definir critérios ambientais para a escolha de materiais e produtos de menor impacto ambiental, junto a sua equipe de desenvolvimento de projetos e suprimentos.

Com este curso, você vai saber interpretar a informação contida em documentos e declarações comprobatórios, como FISPQs, DAPs e ACVs, entre outros.

Publico Alvo

Gerenciadores de empreendimentos, incorporação, facilities e projetos, desenvolvedores de projetos, coordenadores de suprimentos para obras de empreendimentos, consultores de sustentabilidade ambiental, fabricantes de produtos e materiais de construção civil.

Carga horária

08  horas

Programa

  • Conceitos gerais de análise de ciclo de vida;
  • Extração de matérias-primas, fabricação de materiais e descarte final;
  • Critérios para seleção de materiais;
  • Certificações Ambientais de Produtos e Declarações;
  • Aplicação no sistema de certificação EDGE e LEED v. 4 BD+C, ID+C e O+M.
  • Coordenadora: Arq. MSc. Daniela Corcuera, LEED AP, Especialista AQUA, EDGE Expert & Auditor, USGBC ProReviewer e Coach
    É arquiteta e mestre em Arquitetura Sustentável pela FAU-USP, capacitada em Coaching pelo Erickson Institute, aprovado pelo International Coach Federation. É consultora, atuando com certificações ambientais, materiais de construção e projetos, diretora da empresa Quanta Studio (antiga Casa Consciente). É LEED Accredited Professional, pelo USGBC (United States Green Building Council), com especialidade BD+C (Building Design and Construction), é a primeira EDGE Auditor no Brasil pelo GBCI e formada pela Fundação Vanzolini para o processo AQUA, todos sistemas de certificação de empreendimentos eco-eficientes. É Pro Reviewer do USGBC para avaliação de cursos educacionais de educação continuada. Atua como consultora e auditora do Instituto Falcão Bauer de Qualidade, no grupo do Selo Ecológico para certificação de materiais. Ministra diversos cursos de atualização e desenvolvimento profissional e pós-graduação, é docente do Instituto Presbiteriano Mackenzie, Belas Artes, FAAP, SENAC, INBEC e AEA Educação Continuada, havendo capacitado mais de 2.000 alunos nos últimos 12 anos. Criadora da Etiqueta Quântica Matéria, sistema de análise e classificação ambiental de produtos para a construção civil. É membro do comitê de materiais do GBC Brasil para o desenvolvimento do LEED e Referencial Casa. E‚  Desde 2005 ministra cursos e workshops na área de gestão de negócios e serviços e gestão de pessoas.

Horário
Início: 08h00
Coffee break: 10h30 às 10h45
Almoço: 12h30 às 14h00
Coffee break: 16h30 às 16h45
Encerramento: 18h00

O que está incluso
Apostila Digital em PDF (disponibilizada por e-mail aos participantes em até 24 horas da data de início do curso)
Material de Apoio;
Serviço de Coffee-breaks;
Certificado de Participação digital (atentar a correta grafia do seu nome na lista presença que circulará no primeiro dia de curso)

Observações
Levar Notebook ou Tablet/IPAD, com adaptador para a nova tomada “PADRÃO BRASILEIRO”;
Na hipótese de quórum insuficiente, impossibilidade de comparecimento do professor, imprevistos ou motivos de força maior, a AEA Educação Continuada se reserva ao direito de cancelar ou reagendar o curso programado visando preservar o melhor interesse de todos;
Especialmente, em caso de viagens, antes de se deslocar, solicitamos entrar em contato, a fim de confirmar as informações sobre data e local do curso, evitando transtornos;
Em caso de cancelamento, a AEA Educação Continuada avisará a todos os inscritos (através de e-mail), e devolverá integralmente os valores pagos pela inscrição;
O inscrito poderá solicitar o cancelamento da sua inscrição, via e-mail, até 10 (dez) dias antes do início do curso. Neste caso, os valores pagos serão devolvidos.
Em todos os casos, recomendamos a leitura atenta, e integral, do Contrato de Adesão aceito no ato da efetivação da inscrição online.

Depoimentos

O curso de Especificação de Materiais para Edifícios Sustentáveis abre nossos olhos para acontecimentos importantes, mas ainda silenciosos.
Carlos Alberto Pereira da Silva , Arquiteto
A didática aplicada pela professora é de fácil entendimento, análise e avaliação. O curso de Especificação de Materiais para Edifícios Sustentáveis é atual e rico de informações!
Karina Bruno , Empresária
Gostei muito da abordagem, das inovações e do material didático. O curso de Especificação de Materiais para Edifícios Sustentáveis nos faz pensar, não somente na aplicação do conteúdo na arquitetura, mas em nossas atitudes como cidadãos.
Rosangela B. Lopes , Arquiteta