O que você vai aprender

A ENCE PROCEL aplica-se tanto para edifícios em fase de projeto quanto para edificações existentes. Os alunos estarão aptos a analisar quais elementos devem ser adequados no projeto do edifício e os sistemas prediais correlatos para possibilitar a certificação do PROCEL para edifícios residenciais nas suas diversas tipologias.

Como você vai se beneficiar
O participante sairá do curso apto a aplicar a certificação do PROCEL para seus projetos residenciais facilitando a obtenção da ENCE junto ao OIA – Organismo de Inspeção Acreditado do Inmetro inclusive barateando os custos deste processo.

Público-alvo

Arquitetos, engenheiros civis, engenheiros mecânicos, engenheiros eletricistas, e outros profissionais da construção civil.

Carga Horária24 horas
Parte 1 Introdução: o RTQ – R; sua estrutura de avaliação e documentos referenciais, as etiquetas parciais e completa para as Unidades Habitacionais Autônomas (UHAs) e para as Áreas Comuns; Pré-Requisitos Gerais; Bonificações; Métodos de Avaliação e Glossário básico;- Parte 2 UHAs: Pré-requisitos específicos para as Unidades Habitacionais Autônomas – UHAs -(transmitância, absortância, ventilação natural e iluminação natural); método de avaliação da ENCE (procedimentos de cálculo método prescritivo) para as unidades habitacionais uni e multifamiliares (Envoltória para a condição de verão, inverno e Aquecimento de água); Avaliação das bonificações;- Parte 3 Áreas de Uso Comum: Uso frequente x Uso Eventual ;Pré-requisitos específicos para as AUC; método de avaliação da ENCE (procedimentos de cálculo método prescritivo) para as AUC (iluminação artificial, equipamentos, aquecimento de água, bombas, elevadores; sauna; Avaliação das bonificações (iluminação natural, uso racional de água e  ventilação natural).
  • Coordenador – Prof. Ma. Nelson Solano Vianna

    Diretor da Geros Arquitetura, Nelson Vianna é também consultor autônomo na área de Conforto Ambiental desde 1979. Arquiteto e mestre em arquitetura pela FAU-USP, é considerado uma das maiores autoridades em assuntos relacionados a luminotécnica. Atuou como professor de universidades conceituadas como a FAU-USP e Universidade Federal de Santa Catarina. Ex-pesquisador do NUTAU-USP, foi também arquiteto bolsista do Ministério das Relações Exteriores da Itália junto ao Instituto do Ambiente Construído da Faculdade de Arquitetura do Politécnico de Turim.

Horários

Início: 08h30
Coffee break: 10h30 às 10h45
Almoço: 12h30 às 14h00
Coffee break: 16h30 às 16h45
Encerramento: 18h00
Obs.: Cada hora/aula tem 50 minutos de duração.

O que está incluso

  • Apostila Digital em PDF (disponibilizada por e-mail aos participantes em até 24 horas da data de início do curso, como anexo ou via link em nuvem)
  • Material de Apoio;
  • Serviço de Coffee-breaks;
  • Certificado de Participação digital (atentar a correta grafia do seu nome na lista presença que circulará no primeiro dia de curso)

Observações

  • Recomendamos levar Notebook ou Tablet/IPAD, com adaptador para a nova tomada “PADRÃO BRASILEIRO”;
  • Na hipótese de quórum insuficiente, impossibilidade de comparecimento do professor, imprevistos ou motivos de força maior, a AEA Educação Continuada se reserva ao direito de cancelar ou reagendar o curso programado visando preservar o melhor interesse de todos;
  • Especialmente, em caso de viagens, antes de se deslocar, solicitamos entrar em contato, a fim de confirmar as informações sobre data e local do curso, evitando transtornos;
  • Em caso de cancelamento, a AEA Educação Continuada avisará a todos os inscritos (através de e-mail), e devolverá integralmente os valores pagos pela inscrição;
  • O inscrito poderá solicitar o cancelamento da sua inscrição, via e-mail, até 10 (dez) dias antes do início do curso. Neste caso, os valores pagos serão devolvidos.
Em todos os casos, recomendamos a leitura atenta, e integral, do Contrato de Adesão aceito no ato da efetivação da inscrição online.
 

Formas de Pagamento