O que você irá aprender

Aspectos de projeto e execução, detalhamento das etapas de compatibilização, logística e montagem de fachadas ventiladas no canteiro de obras.

Um roteiro completo da montagem fachadas ventiladas e os passos críticos para se evitar problemas.

Público-alvo

O curso é destinado aos engenheiros, arquitetos e técnicos que trabalham com projetos de edificações, gerenciam obras, contratam e fiscalizam serviços ou atuam na comercialização de produtos de revestimento.

Duração

16 horas

Modalidade

Online e ao vivo

  1. Conceitos básicos sobre tecnologia de fachada ventilada FV;
  2. Desempenho dos sistemas de FV;
  3. Critérios para seleção de sistemas construtivos;
  4. Diretrizes para elaboração de um projeto executivo de FV;
  5. Compatibilização da FV com os projetos de esquadria e estrutura;
  6. Logística e organização do canteiro de obras;
  7. Montagem da subestrutura metálica;
  8. Supervisão e controle da obra de FV;
  9. Conceitos básicos sobre tecnologia de fachada ventilada FV;
  10. Desempenho dos sistemas de FV;
  11. Critérios para seleção de sistemas construtivos;
  12. Diretrizes para elaboração de um projeto executivo de FV;
  13. Compatibilização da FV com os projetos de esquadria e estrutura;
  14. Logística e organização do canteiro de obras;
  15. Montagem da subestrutura metálica;
  16. Supervisão e controle da obra de FV.
  • Prof. Dr. Jonas Silvestre Medeiros
    Prof. Dr. Jonas Silvestre Medeiros

    É engenheiro civil pela Universidade Federal da Paraíba, mestre e doutor em Engenharia de Construção Civil pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo.


    Foi professor e pesquisador da USP e vem atuando no desenvolvimento e aplicação de tecnologias para a construção desde 1988. Em 1998 coordenou a pesquisa que instituiu o uso de telas metálicas para ancoragem de alvenarias, produto utilizado hoje nacionalmente. Em 2000 fundou a INOVATEC CONSULTORES ASSOCIADOS, empresa pioneira em projetos de revestimentos aderidos e ventilados e desenvolvedora de novas tecnologias para a construção.


    Em 2009 foi o consultor responsável pela introdução do primeiro sistema construtivo de fachada ventilada com painéis cerâmicos no Brasil.


    Estudou Concrete Masonry Technology nos EUA para completar sua dissertação de mestrado sobre Alvenaria Estrutural ainda em 1993. Já sua tese de doutorado sobre Projeto e Execução de Revestimentos de Fachada e os trabalhos desenvolvidos a partir dela o levaram a ser membro do comitê técnico do Qualicer – Congresso Mundial da Qualidade do Revestimento Cerâmico realizado na Espanha, desde 1996.


    Foi gerente de tecnologia de sistemas de revestimento da Portobello SA e consultor de organismos como FAPESP e ABCP. Publicou dezenas de artigos e textos técnicos sobre tecnologia da construção. Coordenador e coautor do Manual de Tecnologia de Vedação e Revestimentos para Fachada de Edifícios elaborado para o CBCA – Centro Brasileiro da Construção em Aço e autor do livro “Construção: 101 Perguntas & Respostas”.


    É professor convidado do Programa de Mestrado Profissional em Habitação do IPT – Instituto de Pesquisa Tecnológicas e diretor técnico da INOVATEC CONSULTORES ASSOCIADOS onde atua para clientes como Hochtief, Odebrecht, Tecnisa, Gafisa, BKO, Rossi e para fabricantes de produtos e sistemas construtivos como Votorantim, Knauf GmbH e Placo Saint Gobain.

O que está incluso
– Material didático de apoio, digital em PDF (disponibilizado por e-mail aos participantes em até 24 horas da data de início do curso).
– Certificado de Participação digital – Para cada inscrição, será emitido um único Certificado de Participação digital, que será entregue no prazo de até 15 dias após a conclusão do curso. (Favor atentar a correta grafia do seu nome no ato da inscrição online).

Informações gerais
O programa tem duração de 16 horas, distribuídas em 4 dias, em períodos de 4 horas cada.

O evento será realizado à distância e transmitido ao vivo pela internet.

O link de acesso à sala de aula virtual será enviado por e-mail até 1 hora antes da transmissão oficial.

O conteúdo será exibido ao vivo em apresentação única.

Caso não consiga participar do evento ao vivo, em parte ou todo, será possível acessar à gravação pelo período de 30 dias.

Você poderá participar a partir de qualquer computador conectado à rede e poderá interagir em tempo real, através do chat.

Gravação e compartilhamento do conteúdo

Fica terminantemente proibido, sob pena da Lei, a gravação e o compartilhamento das aulas, em vídeo, áudio ou fotografia, no todo ou em partes, por qualquer meio, salvo quando houver prévia e expressa autorização dos organizadores.

Observações
Na hipótese de quórum insuficiente, impossibilidade de comparecimento do professor, imprevistos ou motivos de força maior, a AEA Educação Continuada se reserva ao direito de cancelar ou reagendar o curso programado visando preservar o melhor interesse de todos;

Em caso de cancelamento, a AEA Educação Continuada avisará a todos os inscritos (através de e-mail), e devolverá integralmente os valores pagos pela inscrição;

O inscrito poderá solicitar o cancelamento da sua inscrição, via e-mail, até 10 (dez) dias antes do início do curso. Neste caso, os valores pagos serão devolvidos;

Em todos os casos, recomendamos a leitura atenta, e integral, do Contrato de Adesão aceito no ato da efetivação da inscrição online.