O que você irá aprender

Aspectos de projeto e execução, detalhamento das etapas de compatibilização, logística e montagem de fachadas ventiladas no canteiro de obras.

Um roteiro completo da montagem fachadas ventiladas e os passos críticos para se evitar problemas.

Público alvo

O curso é destinado aos engenheiros, arquitetos e técnicos que trabalham com projetos de edificações, gerenciam obras, contratam e fiscalizam serviços ou atuam na comercialização de produtos de revestimento.

Duração

20 horas

1.       Conceitos básicos sobre tecnologia de fachada ventilada FV;

2.      Desempenho dos sistemas de FV;

3.      Critérios para seleção de sistemas construtivos;

4.      Diretrizes para elaboração de um projeto executivo de FV;

5.      Compatibilização da FV com os projetos de esquadria e estrutura;

6.      Logística e organização do canteiro de obras;

7.      Montagem da subestrutura metálica;

8.     Supervisão e controle da obra de FV;

9.      Conceitos básicos sobre tecnologia de fachada ventilada FV;

10.  Desempenho dos sistemas de FV;

11.   Critérios para seleção de sistemas construtivos;

12.  Diretrizes para elaboração de um projeto executivo de FV;

13.  Compatibilização da FV com os projetos de esquadria e estrutura;

14.  Logística e organização do canteiro de obras;

15.   Montagem da subestrutura metálica;

16.  Supervisão e controle da obra de FV.

  • Prof. Dr. Jonas Silvestre Medeiros
    É engenheiro civil pela Universidade Federal da Paraíba, mestre e doutor em Engenharia de Construção Civil pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. Foi professor e pesquisador da USP e vem atuando no desenvolvimento e aplicação de tecnologias para a construção desde 1988. Em 1998 coordenou a pesquisa que instituiu o uso de telas metálicas para ancoragem de alvenarias, produto utilizado hoje nacionalmente. Em 2000 fundou a INOVATEC CONSULTORES ASSOCIADOS, empresa pioneira em projetos de revestimentos aderidos e ventilados e desenvolvedora de novas tecnologias para a construção.



    Em 2009 foi o consultor responsável pela introdução do primeiro sistema construtivo de fachada ventilada com painéis cerâmicos no Brasil.



    Estudou Concrete Masonry Technology nos EUA para completar sua dissertação de mestrado sobre Alvenaria Estrutural ainda em 1993. Já sua tese de doutorado sobre Projeto e Execução de Revestimentos de Fachada e os trabalhos desenvolvidos a partir dela o levaram a ser membro do comitê técnico do Qualicer – Congresso Mundial da Qualidade do Revestimento Cerâmico realizado na Espanha, desde 1996.



    Foi gerente de tecnologia de sistemas de revestimento da Portobello SA e consultor de organismos como FAPESP e ABCP. Publicou dezenas de artigos e textos técnicos sobre tecnologia da construção. Coordenador e coautor do Manual de Tecnologia de Vedação e Revestimentos para Fachada de Edifícios elaborado para o CBCA – Centro Brasileiro da Construção em Aço e autor do livro “Construção: 101 Perguntas & Respostas”.



    É professor convidado do Programa de Mestrado Profissional em Habitação do IPT – Instituto de Pesquisa Tecnológicas e diretor técnico da INOVATEC CONSULTORES ASSOCIADOS onde atua para clientes como Hochtief, Odebrecht, Tecnisa, Gafisa, BKO, Rossi e para fabricantes de produtos e sistemas construtivos como Votorantim, Knauf GmbH e Placo Saint Gobain.

Horários
Início: 08h30
Coffee break: 10h30 às 10h45
Almoço: 12h30 às 14h00
Coffee break: 16h30 às 16h45
Encerramento: 18h00
Obs.: Cada hora/aula tem 50 minutos de duração.
O que está incluso
Apostila Digital em PDF (disponibilizada por e-mail aos participantes em até 24 horas da data de início do curso, como anexo ou via link em nuvem)
Material de Apoio;
Serviço de Coffee-breaks;
Certificado de Participação digital (atentar a correta grafia do seu nome na lista presença que circulará no primeiro dia de curso)
Observações
Recomendamos levar Notebook ou Tablet/IPAD, com adaptador para a nova tomada “PADRÃO BRASILEIRO”;
Na hipótese de quórum insuficiente, impossibilidade de comparecimento do professor, imprevistos ou motivos de força maior, a AEA Educação Continuada se reserva ao direito de cancelar ou reagendar o curso programado visando preservar o melhor interesse de todos;
Especialmente, em caso de viagens, antes de se deslocar, solicitamos entrar em contato, a fim de confirmar as informações sobre data e local do curso, evitando transtornos;
Em caso de cancelamento, a AEA Educação Continuada avisará a todos os inscritos (através de e-mail), e devolverá integralmente os valores pagos pela inscrição;
O inscrito poderá solicitar o cancelamento da sua inscrição, via e-mail, até 10 (dez) dias antes do início do curso. Neste caso, os valores pagos serão devolvidos.
Em todos os casos, recomendamos a leitura atenta, e integral, do Contrato de Adesão aceito no ato da efetivação da inscrição online.

Formas de Pagamento