O que você vai aprender

O aluno terá um panorama prático de reconhecimento geotécnico de solos, principais tipos de contenções e fundações, os cuidados executivos a observar para os principais tipos utilizados em obras prediais, bem como tópicos de maior interesse prático previstos nas normas da ABNT, em especial da NBR 6122/2010, que será a guia do curso, uma vez que nos dias atuais, seguir estritamente as normas é uma obrigação legal.

Como irá se beneficiar 

Com a troca de experiências e conceituações técnicas de aspectos importantes, os alunos terão o embasamento para administrar e gerenciar as obras de fundações e contenções, lhes permitindo se posicionar perante projetistas, empreiteiros e diretores de construtoras e incorporadoras.   As aulas serão desenvolvidas do ponto de vista dos contratantes, o que certamente beneficiarão as empresas através do melhor preparo de seus engenheiros

Público alvo

Projetistas, executores, gerentes e fiscais de obras, estudantes e interessados em geral que trabalham nesta área.

Duração

16 horas

Levantamento Geotécnico

Cuidados na escolha do terreno;

Investigações geológicas e geotécnicas;

Sondagens SPT e SPT-T;

Ensaio CPT e outros;

Ensaios geofísicos;

Investigação e legislação ambiental;

Escolha preliminar do tipo de fundação e contenção;

Cuidados com a vizinhança.

Contenções: Introdução;

Tipos de contenções;

Reforço do terreno;

Aspectos da legislação.

 

Fundações

Conceitos de interação solo-estrutura;

Requisitos de um projeto de fundações;

Cuidados na execução de principais tipos de fundações;

Patologia de fundações;

Casos de obra.

 

Controle de Qualidade

Como contratar serviços de fundações;

Qualidade na execução de fundações;

Controle e verificação de desempenho;

Provas de carga (estáticas e dinâmicas);

Ensaios PIT e Tomografia;

Controle de recalques; Remediação de fundações.

  • Prof. Dr. Sussumo Niyama

    Engenheiro civil, mestre e doutor pela Escola Politécnica da USP, foi presidente da ABMS, co-editor do livro Fundações - Teoria e Prática da Editora PINI. Foi pesquisador do IPT, gestor do SindusCon-SP. Participou em inúmeras palestras, publicações, eventos e intercâmbios nacionais e internacionais. Coordenador de curso de mestrado na FESP e atualmente diretor da Tecnum Construtora.

Horários

Início: 08h30
Coffee break: 10h30 às 10h45
Almoço: 12h30 às 14h00
Coffee break: 16h30 às 16h45
Encerramento: 18h00
Obs.: Cada hora/aula tem 50 minutos de duração.

O que está incluso

  • Apostila Digital em PDF (disponibilizada por e-mail aos participantes em até 24 horas da data de início do curso, como anexo ou via link em nuvem)
  • Material de Apoio;
  • Serviço de Coffee-breaks;
  • Certificado de Participação digital (atentar a correta grafia do seu nome na lista presença que circulará no primeiro dia de curso)

Observações

  • Recomendamos levar Notebook ou Tablet/IPAD, com adaptador para a nova tomada “PADRÃO BRASILEIRO”;
  • Na hipótese de quórum insuficiente, impossibilidade de comparecimento do professor, imprevistos ou motivos de força maior, a AEA Educação Continuada se reserva ao direito de cancelar ou reagendar o curso programado visando preservar o melhor interesse de todos;
  • Especialmente, em caso de viagens, antes de se deslocar, solicitamos entrar em contato, a fim de confirmar as informações sobre data e local do curso, evitando transtornos;
  • Em caso de cancelamento, a AEA Educação Continuada avisará a todos os inscritos (através de e-mail), e devolverá integralmente os valores pagos pela inscrição;
  • O inscrito poderá solicitar o cancelamento da sua inscrição, via e-mail, até 10 (dez) dias antes do início do curso. Neste caso, os valores pagos serão devolvidos.
Em todos os casos, recomendamos a leitura atenta, e integral, do Contrato de Adesão aceito no ato da efetivação da inscrição online.
 

Formas de Pagamento