O que você vai aprender

Utilizar técnicas de geoprocessamento aplicadas à gestão urbana e ao ordenamento territorial de espaços urbanos a partir da necessidade de identificar os arranjos espaciais como potencial metodológico para auxiliar no planejamento e na gestão territorial.

 

Como irá se beneficiar

Conhecer as metodologias para obtenção, organização e armazenamento de dados e informações espaciais ou passíveis de espacialização permite ao profissional capacitado desenvolver e aprimorar fluxos de trabalho voltados para a rápida e eficaz obtenção de análises espaciais complexas que abrangem a interseção de diversos níveis de elementos da realidade geográfica.

 

Público alvo

Arquitetos, Engenheiros, Geógrafos, Agrônomos, Biólogos, Gestores de Planejamento Urbano, profissionais atuantes em órgãos governamentais, instituições ou empresas no quadro de equipes diretamente envolvidas com atividades de estudos, análises, e pesquisas do espaço urbano, regional ou rural e do meio ambiente, bem como em atividades do planejamento urbano e regional, planejamento ambiental, gestão e monitoramento do território, geoprocessamento, cadastros, mapeamentos, levantamento e organização de dados e informações, avaliações e perícias.

 

Carga horária

24 horas

  1. Espaço Geográfico Brasileiro
  2. Fundamentos de Cartografia e Geoprocessamento
  3. GPS: Fundamentos e Aplicações
  4. SIG e Modelagem de Dados
  5. Cadastro Urbano
  6. SIG: Aplicações Urbanas do Geoprocessamento
  7. Metodologia Científica
  8. Banco de Dados Geográficos
  9. Análise Espacial
  10. Sensoriamento Remoto: Fundamentos e Aplicações
  11. Carta de Uso e Ocupação do Solo a partir de Imagens de Satélite
  12. Aplicações do geoprocessamento no estudo e planejamento do meio ambiente
  13. Aplicação do geoprocessamento na área ambiental
  14. Aplicações do geoprocessamento no estudo e planejamento do espaço urbano
  15. Geoprocessamento aplicado à gestão tributária
  • Prof. André Lemes

    Geógrafo, pela Universidade de São Paulo – USP. Consultor em cartografia e geoprocessamento com experiência internacional de quinze anos no gerenciamento e implantação de sistemas de informações geográficas nas áreas de planejamento urbano, meio-ambiente e engenharia civil no Brasil, Angola e Portugal. Palestrante em cursos de extensão universitária na Poli-USP, UNESP e graduação na FATEC-SP.

Horários

Início: 08h30
Coffee break: 10h30 às 10h45
Almoço: 12h30 às 14h00
Coffee break: 16h30 às 16h45
Encerramento: 18h00
Obs.: Cada hora/aula tem 50 minutos de duração.

O que está incluso

  • Apostila Digital em PDF (disponibilizada por e-mail aos participantes em até 24 horas da data de início do curso, como anexo ou via link em nuvem)
  • Material de Apoio;
  • Serviço de Coffee-breaks;
  • Certificado de Participação digital (atentar a correta grafia do seu nome na lista presença que circulará no primeiro dia de curso)

Observações

  • Recomendamos levar Notebook ou Tablet/IPAD, com adaptador para a nova tomada “PADRÃO BRASILEIRO”;
  • Na hipótese de quórum insuficiente, impossibilidade de comparecimento do professor, imprevistos ou motivos de força maior, a AEA Educação Continuada se reserva ao direito de cancelar ou reagendar o curso programado visando preservar o melhor interesse de todos;
  • Especialmente, em caso de viagens, antes de se deslocar, solicitamos entrar em contato, a fim de confirmar as informações sobre data e local do curso, evitando transtornos;
  • Em caso de cancelamento, a AEA Educação Continuada avisará a todos os inscritos (através de e-mail), e devolverá integralmente os valores pagos pela inscrição;
  • O inscrito poderá solicitar o cancelamento da sua inscrição, via e-mail, até 10 (dez) dias antes do início do curso. Neste caso, os valores pagos serão devolvidos.
Em todos os casos, recomendamos a leitura atenta, e integral, do Contrato de Adesão aceito no ato da efetivação da inscrição online.
 

Formas de Pagamento