Curso de Geoprocessamento Aplicado à Gestão Urbana e ao Ordenamento Territorial
Introdução
A malha urbana de uma cidade é composta por uma variedade de dados e informações que, de tão distintas entre si, um dos poucos pontos de integração é a sua distribuição espacial dentro da paisagem geográfica compartilhada.
A tarefa de quantificar e qualificar todo esse conjunto de dados e informações para analisar e interpretar a dinâmica do território em suas mais diversas disciplinas, que englobam desde o uso e ocupação do solo até às redes de infraestrutura, passando por todos os elementos fundamentais da estrutura urbana de um município, deve estar fundamentada em uma metodologia cientifica de diagnóstico da realidade física, social, econômica, política e administrativa.
Nesse contexto, o curso de Geoprocessamento Aplicado à Gestão Urbana e ao Ordenamento Territorial mostrará como a aplicação de técnicas e métodos intrínsecos ao Geoprocessamento se apresentam como um instrumento eficiente de coleta, gestão, análise e representação de elementos georreferenciados, não limitando-se ao simples armazenamento de dados, mas sim como ferramenta de análise para geração e análise de informações, formulações de previsões, geração de propostas de controle e mitigação de inconformidades ao Plano Diretor de forma bastante eficaz, possibilitando aos gestores uma visão mais completa sobre os municípios e auxiliando nas tomadas de decisões.
O que você vai aprender
Utilizar técnicas de geoprocessamento aplicadas à gestão urbana e ao ordenamento territorial de espaços urbanos a partir da necessidade de identificar os arranjos espaciais como potencial metodológico para auxiliar no planejamento e na gestão territorial.
Como irá se beneficiar
Conhecer as metodologias para obtenção, organização e armazenamento de dados e informações espaciais ou passíveis de espacialização permite ao profissional capacitado desenvolver e aprimorar fluxos de trabalho voltados para a rápida e eficaz obtenção de análises espaciais complexas que abrangem a interseção de diversos níveis de elementos da realidade geográfica.
Público alvo
Arquitetos, Engenheiros, Geógrafos, Agrônomos, Biólogos, Gestores de Planejamento Urbano, profissionais atuantes em órgãos governamentais, instituições ou empresas no quadro de equipes diretamente envolvidas com atividades de estudos, análises, e pesquisas do espaço urbano, regional ou rural e do meio ambiente, bem como em atividades do planejamento urbano e regional, planejamento ambiental, gestão e monitoramento do território, geoprocessamento, cadastros, mapeamentos, levantamento e organização de dados e informações, avaliações e perícias.
Carga horária
24 horas
- Espaço Geográfico Brasileiro
- Fundamentos de Cartografia e Geoprocessamento
- GPS: Fundamentos e Aplicações
- SIG e Modelagem de Dados
- Cadastro Urbano
- SIG: Aplicações Urbanas do Geoprocessamento
- Metodologia Científica
- Banco de Dados Geográficos
- Análise Espacial
- Sensoriamento Remoto: Fundamentos e Aplicações
- Carta de Uso e Ocupação do Solo a partir de Imagens de Satélite
- Aplicações do geoprocessamento no estudo e planejamento do meio ambiente
- Aplicação do geoprocessamento na área ambiental
- Aplicações do geoprocessamento no estudo e planejamento do espaço urbano
- Geoprocessamento aplicado à gestão tributária
-
Prof. André LemesGeógrafo, pela Universidade de São Paulo – USP. Consultor em cartografia e geoprocessamento com experiência internacional de quinze anos no gerenciamento e implantação de sistemas de informações geográficas nas áreas de planejamento urbano, meio-ambiente e engenharia civil no Brasil, Angola e Portugal. Palestrante em cursos de extensão universitária na Poli-USP, UNESP e graduação na FATEC-SP.