O que você vai aprender

Em um cenário de extrema competitividade, que exige mudanças rápidas, o Gerenciamento de Facilities trata da criação e implantação de estratégias, metodologias e processos que permitem desenvolver continuamente a prestação dos mais variados serviços, dando suporte à atividade fim das organizações, públicas ou privadas.

O Curso de Gerenciamento de Facilities, portanto, irá ensinar como avaliar e implantar soluções inovadoras, lançando mão de equipamentos e sistemas inteligentes e interligados, adequando as instalações e infraestrutura das edificações aos padrões mais modernos, respeitando a legislação vigente, abordando a atualização técnica e tecnológica dos ambientes.

Atualmente, a formação e preparação do profissional é um diferencial a ser considerado nas escolhas das empresas. Além deste aspecto, um profissional capacitado, engajado e motivado terá uma performance superior aos demais, principalmente em momentos de crise.

O curso ensinará a gerenciar os serviços que fazem parte da rotina dos edifícios, tais como sistemas de ar condicionado, elevadores, limpeza, controle de acesso, entre outros, além de gestão e fiscalização de prestadores de serviços, cobrança de resultados, entre outras tarefas de apoio às atividades fim das edificações.

E, como utilizar as melhores ferramentas e instrumentos práticos para facilitar a aprovação de investimentos, projetos de melhoria e remodelação das atividades de Facilities, visando sempre relacionar os serviços de suporte aos indicadores que medem o cumprimento do Plano Estratégico das Organizações.

Como irá se beneficiar

Conseguir bons resultados das equipes internas ou dos prestadores de serviços terceirizados e ainda saber lidar com as expectativas dos usuários. Isso permite realizar os serviços necessários rapidamente, sem interferências negativas.

Desenvolver conhecimento técnico necessário para poder dialogar com prestadores de serviços e ter competência para encontrar soluções rápidas e menos onerosas para a empresa.

Saber selecionar e contratar empresas terceiras conforme as necessidades, levando em consideração a relação custo/benefício. Além disso, entender o que pode ser feito para proteger o patrimônio sem violar direitos dos usuários nem as leis.

Dispor de informações que permitam adotar os melhores métodos para eliminação de pragas urbanas ou contratar empresas especializadas. Como consequência, evitar problemas em relação a fiscalização, multas e até fechamento de unidades por falta de higiene.

Desenvolver competências de planejamento, implantação, gerenciamento e desenvolvimento de todas as atividades e recursos usados como suporte ao “core business” das organizações empresariais. Identificar ganhos de produtividade, melhoria da qualidade, organização e atendimento eficaz dos usuários

Como gerenciar e liderar as equipes de forma a obter o maior rendimento e, ao mesmo tempo, fazer com que o time trabalhe unido, engajado e com resultados de alta performance.

Como implantar, operar e gerenciar estacionamentos corporativos para obter o maior ganho operacional garantindo a segurança dos usuários.

Público Alvo

Todos os profissionais que têm ligação direta ou indireta com os vários serviços da área de facilidades. São gerentes, supervisores e coordenadores de atividades voltadas para a infra estrutura das empresas (Facilities, Serviços, Manutenções e Utilidades) e que atuam em sites corporativos, redes financeiras e de varejo, shopping centers, indústrias, condomínios empresariais e residenciais, supermercados, escolas, hospitais.

Profissionais de outras áreas que desejam desenvolver o conhecimento específico em gerenciamento de facilidades

Não há pré-requisitos específicos e não é necessário ter formação superior ou em áreas técnicas, pois as equipes são formadas também por técnicos especializados. Importante é que os alunos tenham aproximação e atuação na área, pois, caso contrário, não compreenderá a interligação entre os temas e a complexidade de se trabalhar nas áreas de Facilities.

Duração

64 horas

 

Instalações prediais

– Sistemas elétricos, hidráulicos
– Cabeamento estruturado
– Sistemas de combate a incêndio
– Automação de sistemas
– BMS

Pragas urbanas

– Controles
– Tecnologias e produtos
– Impactos nas edificações e instalações

Gestão da manutenção

– Retrocomissionamento
– Conceitos básicos de planejamento
– Planos de manutenção

Gestão de estacionamentos

– Cuidados na contratação do operador
– Medição dos serviços
– Equipamentos e instalações
– Cuidados operacionais

Terceirização de serviços – processos de contratação e gerenciamento

– Vantagens da terceirização
– Modalidades de contratação na área de gerenciamento de facilidades
– Cuidados na hora de contratar
– Mudanças na normativa em vigor

Indicadores de performance (KPI e SLA)

– Como determinar ferramentas para monitorar o padrão dos serviços
– Utilização eficiente e eficaz dos indicadores na área de facilidades
– A avaliação dos resultados, penalizações e bonificações

 Sistemas de ar condicionado

– Modelos mais utilizados
– Funcionamento dos sistemas
– Nível de conforto ideal

Ambientes críticos em sistemas prediais

– Pontos críticos de atenção
– As melhores opções para evitar panes

Liderança para resultados

– Contextualização da liderança na realidade da moderna gestão atual.
– Conceito de líder e principais habilidades
– Diferença entre poder hierárquico e liderança.
– Estilos de liderança eficaz

Segurança Patrimonial

– Papéis da segurança patrimonial nas organizações
– Tipos de serviços
– Escolha da empresa de segurança
– Meios técnicos passiveis de proteção
– Políticas e procedimentos

Finanças aplicadas ao Gerenciamento de Facilidades

– Atividades típicas que exigem conhecimentos básicos de finanças
– Maximização do retorno para os proprietários/alta direção
– Despesas diretas e indiretas
– Como apresentar um projeto sob o ponto de vista financeiro

Gerenciamento de lay out

– Novos conceitos e impactos nas instalações
– Necessidades de novos lay out
– Fases de uma nova implantação
– Recursos operacionais para a organização e gerenciamento de uma variação de lay out
– Razões para o sucesso e riscos – o papel do facility manager

Gerenciamento de seguros

– Identificação e análise de riscos
– Quais os principais seguros a serem formalizados para os diversos empreendimentos
– Quais as melhores e mais eficientes coberturas
– Cuidados e atenções na estípula das apólices
– Os seguros dos prestadores de serviços nos empreendimentos

Limpeza institucional

– Objetivo da limpeza
– Como medir a eficiência da limpeza
– Limpeza de carpetes – atenções especiais e estratégias ao longo do tempo
– Sustentabilidade X processos certificados de limpeza
– Melhores práticas

O Gerenciamento de propriedades nos condomínios Corporativos

– A missão do gerente de propriedades
– Os três pilares de uma operação eficiente e eficaz
– Como medir a performance de uma administradora predial
– Edificações sustentáveis – atenções na operação
– Aspectos administrativos fundamentais de uma operação
– Mercado Livre de energia – uma opção
– O papel da sindicância

  • Coordenador Prof. Esp. Lamberto Grinover

    Lamberto Grinover possui mais de 20 anos de experiência em empresas multinacionais no exterior e no Brasil, exercendo funções na gestão de ativos, propriedades e facilities. Atualmente è Gerente Geral de Administração Predial na Brookfield Property GroupBrasil.

     

     

     

     
  • Prof. André Trujillo
    Considerado um expert em qualidade, André Trujillo atua na área de manutenção predial há quase 20 anos, com foco em Corporações Financeiras e Sites Críticos. Graduado em Engenharia Mecânica, atualmente é Gerente de Facilities do Banco Citibank. Implantou processos de melhoria contínua na área de facility conforme requisitos da ISO 9001 e ISO 14001, respectivamente.
  • Prof. Edson Pires de Lima


     

     

     

     

     

    Corretor de Seguros desde 1993, iniciou sua carreira no mercado de seguros em 1986, quando da abertura da Corretora de Seguros Cativa do Grupo Antarctica (ACS). Desde então, passou por empresas como a Companhia de Seguros da Bahia – onde foi Gerente Comercial, Auto e Sinistros, André Carasso Corretora e Diretor Comercial da Brasil Insurance Corretora; mais recentemente é Sócio Diretor da EPL Corretora de Seguros.
  • Prof. Esp. José João Fiasco
    Engenheiro Industrial Mecânico pela FEI, Especialização em Controladoria pela FGV, possui mais de 20 anos de experiência na área de facilities e property management. Foi diretor da Tishman Speyer e da JHSF, atualmente é consultor ns áreas de FM / PM e Síndico profissional em empreendimentos comerciais de alto padrão
    Membro da ABRAFAC, Corenet e RICS
  • Prof. Esp. Randy Baldresca
    Sócio da empresa Biópolis (Centro de Controle de Pragas Urbanas), empresa graduada pelo Cietec – Ipen/Usp, o biólogo Randy Baldresca já fez cursos nos Estados Unidos e na Europa, onde observou com maior precisão novas metodologias e formas de manejo ligadas ao assunto. Essa especialização reforçou sua vasta experiência em controle de pragas urbanas e o tornou uma das maiores autoridades no assunto.
  • Prof. Fellipe Sousa
    Bacharel em Administração de Empresas, especializado em Gestão e Planejamento em Segurança Empresarial e Sistemas Integrados de Segurança, Master Business Security (MBS) pela FAPI/FESP e Brasiliano & Associados, além de diversos cursos de extensão universitária em gestão da qualidade e desenvolvimento de pessoas. É ex militar das Forças Armadas e certificado internacionalmente pela Corporacion Euro Americana de Seguridad (CEAS), com experiência de mais de 12 anos em Serviços de Segurança Patrimonial e Pessoal dos mais variados segmentos. Atualmente é gerente em uma conceituada empresa de segurança privada, responsável por gerenciar as atividades técnicas de segurança (Análise de Riscos, Normas e Procedimentos, Planos de Contingências, Estudos de Segurança, Auditorias, Investigações, etc.), além do desenvolvimento técnico e comportamental de todo o efetivo.
  • Prof. Ma. Haroldo Luiz Nogueira da Silva
    Profissional com mais de 20 anos de experiência, atua nas áreas de pesquisa, consultoria em manutenção predial, eficiência energética, comissionamento de sistemas prediais para certificação LEED e também treinamento e desenvolvimento de profissionais. Engenheiro Eletricista, Mestre e Doutorando em Energia pela Universidade Federal do ABC, com MBA em Gerenciamento de Facilidades pela Escola Politécnica da USP, Especialista Certificado em Medição e Verificação (M&V). É membro da Association of Energy Engineers e da Abrafac e integrante do comitê Temático de Energia do Conselho Brasileiro de Construções Sustentáveis. Tem em seu currículo cargos como Gerente de Manutenção em sites de missão crítica, Coordenador de Manutenção dos terminais rodoviários em São Paulo, e Gerente de Operações pela Cushman & Wakefield. Atualmente é Sócio Diretor na Preditiva Engenharia, e atua também professor universitário.
  • Prof. Peter Edelstein
    Proprietário da empresa Clean Carpet, certificado nos Estados Unidos em Processos de limpeza têxtil e alagamentos para áreas internas pelo IICRC (Institute of Inspection Cleaning and Restoration Certification).

    Associado ao processo de limpeza trabalhei também como representante comercial de vários fabricantes de carpetes nos Estados Unidos. A associação de conhecimento do produto ao processo de limpeza visa gerar sistemas mais modernos e eficientes para limpeza e manutenção de carpetes. São mais de 15 anos de prática no assunto associado a todo um conjunto de formação técnica.
  • Profa. Ma. Ana Maria Florentino de Macedo
    Assistente Social com mestrado em Gestão de Recursos Humanos. Responsável pelo desenvolvimento, implantação e coordenação de projetos sociais em diversas organizações, tendo atuado como coordenadora em programas de responsabilidade social. Atuou também como profissional em organizações públicas e como professora em cursos de graduação e pós-graduação. Atualmente é coordenadora de equipe do Programa Acompanhante de Idosos da PMSP e consultora organizacional e instrutora de cursos na área de comunicação e gestão de pessoas em diversas empresas. Autora de artigos publicados em livros e na Revista “Medicina de Reabilitação” e de trabalhos apresentados em Congressos Nacionais e Internacionais.

Datas – Turma período noturno

14, 19, 21, 26 e 28 de março de 2019, 02, 04, 09, 11, 16, 23, 25 e 30 de abril de 2019 e 02, 07 e 09 de maio de 2019 – 3as a 5as feiras, das 19h às 23h

Datas – Turma aos sábados

04, 11, 18 e 25 de maio de 2019 e 01, 08, 15 e 29 de junho de 2019

O que está incluso
Apostila Digital em PDF (disponibilizada por e-mail aos participantes até 24 horas da data de início do curso);
Material de Apoio;
Serviço de Coffee-break;
Certificado de Participação Digital (atentar a correta grafia do seu nome na lista presença que circulará no primeiro dia de curso).

Observações
Levar Notebook ou Tablet/IPAD, com adaptador para a nova tomada “PADRÃO BRASILEIRO”;
Na hipótese de quórum insuficiente, impossibilidade de comparecimento do professor, imprevistos ou motivos de força maior, a AEA Educação Continuada se reserva ao direito de cancelar ou reagendar o curso programado visando preservar o melhor interesse de todos;
Especialmente, em caso de viagens, antes de se deslocar, solicitamos entrar em contato, a fim de confirmar as informações sobre data e local do curso, evitando transtornos;
Em caso de cancelamento, a AEA Educação Continuada avisará a todos os inscritos (através de e-mail), e devolverá integralmente os valores pagos pela inscrição;
O inscrito poderá solicitar o cancelamento da sua inscrição, via e-mail, até 10 (dez) dias antes do início do curso. Neste caso, os valores pagos serão devolvidos.
Em todos os casos, recomendamos a leitura atenta, e integral, do Contrato de Adesão aceito no ato da efetivação da inscrição online.

Formas de Pagamento


Depoimentos

“Recomendo a todos os profissionais da área que participem do curso Gerenciamento de Facilities da AEA Educação Continuada. Valeu o investimento.”

Maria Cláudia Oliveira

 

“Já tive a oportunidade de participar de alguns cursos sobre Facilities, mas o curso de Gerenciamento de Facilities da AEA me surpreendeu pela organização, atualidade dos temas, e o alto nível de conhecimento dos instrutores.”

José Luiz Azevedo