O que você vai aprender

Em um cenário de extrema competitividade, que exige mudanças rápidas, o Gerenciamento de Facilities trata da criação e implantação de estratégias, metodologias e processos que permitem desenvolver continuamente a prestação dos mais variados serviços, dando suporte à atividade fim das organizações, públicas ou privadas.

O Curso de Gerenciamento de Facilities, portanto, irá ensinar como avaliar e implantar soluções inovadoras, lançando mão de equipamentos e sistemas inteligentes e interligados, adequando as instalações e infraestrutura das edificações aos padrões mais modernos, respeitando a legislação vigente, abordando a atualização técnica e tecnológica dos ambientes.
Atualmente, a formação e preparação do profissional é um diferencial a ser considerado nas escolhas das empresas. Além deste aspecto, um profissional capacitado, engajado e motivado terá uma performance superior aos demais, principalmente em momentos de crise.

O curso ensinará a gerenciar os serviços que fazem parte da rotina dos edifícios, tais como sistemas de ar condicionado, elevadores, limpeza, controle de acesso, entre outros, além de gestão e fiscalização de prestadores de serviços, cobrança de resultados, entre outras tarefas de apoio às atividades fim das edificações.

E, como utilizar as melhores ferramentas e instrumentos práticos para facilitar a aprovação de investimentos, projetos de melhoria e remodelação das atividades de Facilities, visando sempre relacionar os serviços de suporte aos indicadores que medem o cumprimento do Plano Estratégico das Organizações.

Público Alvo

O público alvo é formado por profissionais de várias áreas que têm ligação direta com os vários serviços da área de Facilities. Isso abrange analistas, coordenadores, supervisores e gerentes que atuam em empreendimentos públicos ou privados, corporativos, industriais, varejo, shopping centers condomínios e escolas. Todos os profissionais ligados à área de Facilities, tais como, gerentes, supervisores e coordenadores, que trabalhem com infraestrutura de empresas de diversos ramos: desde shopping centers e indústrias, até condomínios empresariais e residenciais, supermercados, escolas, hospitais, entre outras.

Não há pré-requisitos específicos e não é necessário ter formação superior ou em áreas técnicas, pois as equipes são formadas também por técnicos especializados. Importante é que os alunos tenham aproximação e atuação na área, pois, caso contrário, não compreenderá a interligação entre os temas e a complexidade de se trabalhar nas áreas de Facilities.

Duração

40 horas

 

Os principais temas abordados são: instalações prediais, sistemas elétricos, hidráulicos; cabeamento estruturado; sistemas de combate a incêndio; automação de sistemas sob o ponto de vista da gestão do FM, sistemas críticos e de ar condicionado, pragas urbanas, gestão da manutenção, liderança para resultados, indicadores de performance, segurança patrimonial, finanças aplicadas a área de Facilities, gerenciamento mudanças de lay out, dentre outros. Todos os temas são apresentados em forma descritiva com debates e exercícios em classe. São disponibilizadas ferramentas para auxiliar os alunos no dia a dia de suas tarefas.BMS;Liderança para Resultados: contextualização da liderança na gestão moderna; conceito de líder e principais habilidades; diferença entre poder hierárquico e liderança; estilos de liderança eficaz;Finanças Aplicadas ao Gerenciamento de Facilidades: maximização do retorno para os proprietários/alta direção; despesas diretas e indiretas; como apresentar um projeto sob o ponto de vista financeiro;Indicadores de Performance (KPI e SLA): ferramentas para monitorar o padrão dos serviços; como usar os indicadores; avaliação dos resultados, penalizações e bonificação; sistemas de ar condicionado;
Gestão da Manutenção: retro comissionamento; conceitos básicos de planejamento; planos de manutenção;
Gerenciamento de Layout: novos conceitos e impactos nas instalações; recursos operacionais para a organização e gerenciamento de lay out;
Pragas Urbanas: controles; tecnologias e produtos; impactos nas edificações e instalações.

Turma intensiva

Datas

26 a 30 de novembro de 2018 – 2a a 6a feira, das 8h às 18h

 

  • Coordenador Prof. Esp. Lamberto Grinover

    Lamberto Grinover possui mais de 20 anos de experiência em empresas multinacionais no exterior e no Brasil, exercendo funções na gestão de ativos, propriedades e facilities. Atualmente è Gerente Geral de Administração Predial na Brookfield Property GroupBrasil.

     

     

     

     
  • Prof. Esp. Alexandre Marcelo Fontes Lara
    Engenheiro Mecânico e de Produção Mecânica Graduado pela Faculdade de Engenharia Industrial  – FEI, Pós-Graduado em Refrigeração e Ar Condicionado (FEI), Pós-Graduado em Avaliações e Perícias de Engenharia pela UNISANTA / IBAPE-SPMembro durante vários anos do Conselho Editorial da Revista Climatização & Refrigeração – Nova Técnica Editorial, sócio fundador e primeiro presidente Associação Nacional de Profissionais de Refrigeração e Ar Condicionado – ANPRAC, membro da ASHRAE – American Society of Heating, Refrigerating and Air-Conditioning Engineeres, atual Diretor Secretário da ABRAFAC – Associação Brasileira de Facilities e autor de diversos artigos sobre comissionamento, auditorias de qualidade na prestação de serviços, manutenção e operação em instalações prediais e industriais para as revistas INFRA, TECHNE, PINI / Construção Mercado, ABEMPI e Climatização & Refrigeração. Atua há 30 anos na implantação, coordenação, auditoria e consultoria em projetos de O&M predial e industrial, além de atuar como Autoridade de Comissionamento em alguns dos principais projetos de infraestrutura predial e industrial no Brasil. Ministrou palestras, seminários e cursos através de entidades de nosso setor, tais como ABRAFAC, ANPRAC, FUPAM–USP, IBAPE-SP, IBAPE-PR, SENAI-SP, entre outras. É docente da cadeira de “Comissionamento, Medição & Verificação” no MBA – Construções Sustentáveis – UNIP, docente da cadeira de Operação e Manutenção no curso de pós-graduação em Avaliações e Perícias de Engenharia – MACKENZIE e docente da cadeira “Gerenciamento de Operações” no curso de especialização Gerenciamento de Ativos Imobiliários Corporativos – FDTE / CORENET

     

     
  • Prof. Esp. José João Fiasco
    Engenheiro Industrial Mecânico pela FEI, Especialização em Controladoria pela FGV, possui mais de 20 anos de experiência na área de facilities e property management. Foi diretor da Tishman Speyer e da JHSF, atualmente é consultor ns áreas de FM / PM e Síndico profissional em empreendimentos comerciais de alto padrão
    Membro da ABRAFAC, Corenet e RICS
  • Prof. Esp. Luiz Eduardo Loureiro
    Consultor para assuntos como desenvolvimento humano, lideranças e orientação de carreiras para executivos e jovens profissionais, Luiz Eduardo Loureiro atua também como professor universitário. Leciona disciplinas ligadas à gestão de pessoas em cursos de pós-graduação. É graduado em Administração de Empresas com MBA em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e especialista em Gestão Organizacional e Recursos Humanos pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). Em mais de 15 anos de atuação profissional como gestor e líder de equipes em grandes empresas, especializou-se na formação e desenvolvimento de equipes e times de trabalho.

     

     

     
  • Prof. Esp. Randy Baldresca
    Sócio da empresa Biópolis (Centro de Controle de Pragas Urbanas), empresa graduada pelo Cietec – Ipen/Usp, o biólogo Randy Baldresca já fez cursos nos Estados Unidos e na Europa, onde observou com maior precisão novas metodologias e formas de manejo ligadas ao assunto. Essa especialização reforçou sua vasta experiência em controle de pragas urbanas e o tornou uma das maiores autoridades no assunto.
  • Prof. Fellipe Sousa
    Bacharel em Administração de Empresas, especializado em Gestão e Planejamento em Segurança Empresarial e Sistemas Integrados de Segurança, Master Business Security (MBS) pela FAPI/FESP e Brasiliano & Associados, além de diversos cursos de extensão universitária em gestão da qualidade e desenvolvimento de pessoas. É ex militar das Forças Armadas e certificado internacionalmente pela Corporacion Euro Americana de Seguridad (CEAS), com experiência de mais de 12 anos em Serviços de Segurança Patrimonial e Pessoal dos mais variados segmentos. Atualmente é gerente em uma conceituada empresa de segurança privada, responsável por gerenciar as atividades técnicas de segurança (Análise de Riscos, Normas e Procedimentos, Planos de Contingências, Estudos de Segurança, Auditorias, Investigações, etc.), além do desenvolvimento técnico e comportamental de todo o efetivo.
  • Prof. Ma. Haroldo Luiz Nogueira da Silva
    Profissional com mais de 20 anos de experiência, atua nas áreas de pesquisa, consultoria em manutenção predial, eficiência energética, comissionamento de sistemas prediais para certificação LEED e também treinamento e desenvolvimento de profissionais. Engenheiro Eletricista, Mestre e Doutorando em Energia pela Universidade Federal do ABC, com MBA em Gerenciamento de Facilidades pela Escola Politécnica da USP, Especialista Certificado em Medição e Verificação (M&V). É membro da Association of Energy Engineers e da Abrafac e integrante do comitê Temático de Energia do Conselho Brasileiro de Construções Sustentáveis. Tem em seu currículo cargos como Gerente de Manutenção em sites de missão crítica, Coordenador de Manutenção dos terminais rodoviários em São Paulo, e Gerente de Operações pela Cushman & Wakefield. Atualmente é Sócio Diretor na Preditiva Engenharia, e atua também professor universitário.
  • Profa. Ma. Ana Maria Florentino de Macedo
    Assistente Social com mestrado em Gestão de Recursos Humanos. Responsável pelo desenvolvimento, implantação e coordenação de projetos sociais em diversas organizações, tendo atuado como coordenadora em programas de responsabilidade social. Atuou também como profissional em organizações públicas e como professora em cursos de graduação e pós-graduação. Atualmente é coordenadora de equipe do Programa Acompanhante de Idosos da PMSP e consultora organizacional e instrutora de cursos na área de comunicação e gestão de pessoas em diversas empresas. Autora de artigos publicados em livros e na Revista “Medicina de Reabilitação” e de trabalhos apresentados em Congressos Nacionais e Internacionais.

Turma intensiva

Datas

26 a 30 de novembro de 2018 – 2a a 6a feira, das 8h às 18h

O que está incluso
Apostila Digital em PDF (disponibilizada por e-mail aos participantes em até 24 horas da data de início do curso)
Material de Apoio;
Serviço de Coffee-breaks;
Certificado de Participação digital (atentar a correta grafia do seu nome na lista presença que circulará no primeiro dia de curso)

Observações
Recomendamos levar Notebook ou Tablet/IPAD, com adaptador para a nova tomada “PADRÃO BRASILEIRO”;
Na hipótese de quórum insuficiente, impossibilidade de comparecimento do professor, imprevistos ou motivos de força maior, a AEA Educação Continuada se reserva ao direito de cancelar ou reagendar o curso programado visando preservar o melhor interesse de todos;
Especialmente, em caso de viagens, antes de se deslocar, solicitamos entrar em contato, a fim de confirmar as informações sobre data e local do curso, evitando transtornos;
Em caso de cancelamento, a AEA Educação Continuada avisará a todos os inscritos (através de e-mail), e devolverá integralmente os valores pagos pela inscrição;
O inscrito poderá solicitar o cancelamento da sua inscrição, via e-mail, até 10 (dez) dias antes do início do curso. Neste caso, os valores pagos serão devolvidos.
Em todos os casos, recomendamos a leitura atenta, e integral, do Contrato de Adesão aceito no ato da efetivação da inscrição online.

 

Formas de Pagamento


Depoimentos

“Recomendo a todos os profissionais da área que participem do curso Gerenciamento de Facilities da AEA Educação Continuada. Valeu o investimento.”

Maria Cláudia Oliveira

 

“Já tive a oportunidade de participar de alguns cursos sobre Facilities, mas o curso de Gerenciamento de Facilities da AEA me surpreendeu pela organização, atualidade dos temas, e o alto nível de conhecimento dos instrutores.”

José Luiz Azevedo