Curso de NOVO Gerenciamento de Facilities – Online (ao vivo pela internet)
O curso de Gerenciamento de Facilities foi muito proveitoso, os professores experientes e didáticos e certamente me ajudará bastante no exercício da minha função.
Introdução
A gestão de edifícios, ou Gerenciamento de Facilities (Facility Management), é um campo interdisciplinar, que tem como foco a coordenação de espaços, infraestruturas e pessoas. Está associada à gestão da prestação de serviços e instalações em edifícios de escritórios, estádios, escolas, centros comerciais e de serviços, indústrias, hospitais, hotéis, condomínios, dentre outros, como será fartamente demonstrado no Curso de Gerenciamento de Facilities.
A importância do Gerenciamento de Facilities se sobressai em momentos de crise econômica, como a que ocorre no país. Sob o ponto de vista da empregabilidade, o mercado de Facilities não se reduz em tempos de crise. Ao contrário, a tendência de redução dos custos operacionais se acentua, e deve ser bem planejada para que não prejudique a qualidade dos serviços nem deprecie as instalações. Estes são os grandes desafios dos gestores e operadores das áreas de Facilities. Os empreendimentos continuam a funcionar e, portanto, as exigências de serviços gerenciados com eficiência e eficácia aumentam.
É fato que atualmente as organizações vivem um cenário de extrema competitividade, exigindo assim a necessidade de promover mudanças, criar e implantar estratégias, metodologias e processos que permitam aprimorar e desenvolver continuamente a prestação dos mais variados serviços que dão suporte à atividade fim das organizações, públicas ou privadas.
Com isso, abre-se um campo de oportunidades de emprego em Facilities, devido a uma grande carência de profissionais capacitados no Brasil. O curso de Gerenciamento de Facilities da AEA Educação Continuada é o mais completo oferecido pelo mercado, seja pelo pioneirismo, seja pela qualidade dos seus professores, que além de sólida formação acadêmica têm vasta experiência profissional sendo conhecidos e reconhecidos em suas áreas de especialidade.
Neste contexto, no curso NOVO Gerenciamento de Facilities mostraremos aos profissionais a importante questão da atualização técnica e tecnológica dos ambientes e de que forma devem avaliar e indicar a implantação de soluções inovadoras, equipamentos e sistemas inteligentes e interligados, adequando as instalações e infraestrutura das edificações aos padrões mais modernos disponíveis, respeitando toda legislação vigente.
Em síntese, no curso NOVO Gerenciamento de Facilities você aprenderá, com diversos profissionais de diferentes especialidades, a gerenciar os serviços que fazem parte da rotina dos empreendimentos, tais como: segurança, sistemas de ar condicionado, elevadores, além de gestão e fiscalização de prestadores de serviços, monitorar resultados, entre outras tarefas de apoio às atividades fim das empresas.
Atualmente, a formação e preparação do profissional é um diferencial a ser considerado nas escolhas das empresas. Além deste aspecto, um profissional capacitado, engajado e motivado terá uma performance superior aos demais, principalmente em momentos de crise.
O que você vai aprender
Em um cenário de extrema competitividade, que exige mudanças rápidas, o Gerenciamento de Facilities trata da criação e implantação de estratégias, metodologias e processos que permitem desenvolver continuamente a prestação dos mais variados serviços, dando suporte à atividade fim das organizações, públicas ou privadas.
No Curso de Gerenciamento de Facilities, portanto, ensinaremos como avaliar e implantar soluções inovadoras, lançando mão de equipamentos e sistemas inteligentes e interligados, adequando as instalações e infraestrutura das edificações aos padrões mais modernos, sempre em linha com as legislações vigentes, abordando a atualização técnica e tecnológica dos ambientes.
Atualmente, a formação e preparação do profissional é um diferencial a ser considerado nas escolhas das empresas. Além deste aspecto, um profissional capacitado, engajado e motivado terá uma performance superior aos demais, principalmente em momentos de crise.
Como irá se beneficiar
Conseguir bons resultados das equipes internas ou dos prestadores de serviços terceirizados e ainda saber lidar com as expectativas dos usuários. Isso permite realizar os serviços necessários rapidamente, sem interferências negativas.
Desenvolver conhecimento técnico necessário para poder dialogar com prestadores de serviços e ter competência para encontrar soluções rápidas e menos onerosas para a empresa.
Saber selecionar e contratar empresas terceiras conforme as necessidades, levando em consideração a relação custo/benefício, além de entender o que pode ser feito para proteger o patrimônio.
Dispor de informações que permitam adotar os melhores métodos para eliminação de pragas urbanas ou contratar empresas especializadas. Como consequência, evitar problemas em relação a fiscalização, multas e até fechamento de unidades por falta de higiene.
Desenvolver competências de planejamento, implantação, gerenciamento e desenvolvimento de todas as atividades e recursos usados como suporte ao “core business” das organizações empresariais.
Identificar ganhos de produtividade, melhoria da qualidade, organização e atendimento eficaz dos usuários.
Como gerenciar e liderar as equipes de forma a obter o maior rendimento e, ao mesmo tempo, fazer com que o time trabalhe unido, engajado e com resultados de alta performance.
Como implantar, operar e gerenciar estacionamentos corporativos para obter o maior ganho operacional garantindo a segurança dos usuários.
Público Alvo
Todos os profissionais que têm ligação direta ou indireta com os vários serviços da área de facilidades. São gerentes, supervisores e coordenadores de atividades voltadas para a infraestrutura das empresas (Facilities, Serviços, Manutenções e Utilidades) e que atuam em sites corporativos, redes financeiras e de varejo, shopping centers, indústrias, condomínios empresariais e residenciais, supermercados, escolas, hospitais.
Profissionais de outras áreas que desejam desenvolver o conhecimento específico em gerenciamento de facilidades.
Não há pré-requisitos específicos e não é necessário ter formação superior ou em áreas técnicas, pois as equipes são formadas também por técnicos especializados. Importante é que os alunos tenham aproximação e atuação na área, pois, caso contrário, não compreenderá a interligação entre os temas e a complexidade de se trabalhar nas áreas de Facilities.
Duração
68 horas
Modalidade
Presencial e online ao vivo
Aula 1 – Abertura
Com Lamberto Grinover
- Facilities/Properties Management, desafios e oportunidades;
- Norma ABNT NBR ISO 41001:2020 – Facility management — Sistemas de gestão – Requisitos com orientações para uso.
Aula 2 – Indicadores de desempenho (KPI e SLA)
Com Alex Martins
- Como determinar ferramentas para monitorar o padrão dos serviços
- Utilização eficiente e eficaz dos indicadores na área de facilidades
- A avaliação dos resultados, penalizações e bonificações.
Aula 3 – Instalações Prediais e Ambientes Críticos
Com André Trujillo
- A importância das instalações prediais em edificações de alto desempenho
- Definições e conceitos essenciais sobre manutenção e operação das instalações das edificações
- Principais Sistemas Prediais
- Ambientes de Missão Crítica
Aula 4 – Segurança patrimonial
Com Fellipe Sousa
- Papéis da segurança patrimonial nas organizações;
- Tipos de serviços;
- Escolha da empresa de Seguranca;
- Meios técnicos de proteção;
- Politicas e procedimentos;
- Analise de riscos.
Aula 5 – Gerenciamento de seguros
Com Edison Pires de Lima
- Identificação e análise de riscos
- Quais os principais seguros a serem formalizados para os diversos empreendimentos
- Quais as melhores e mais eficientes coberturas
- Cuidados e atenções na estípula das apólices
- Os seguros dos prestadores de serviços nos empreendimentos
Aula 6 – Gerenciamento de layout
Com Amadeu Fabio Jr
- Novos conceitos e impactos nas instalações
- Necessidades de novos layouts
- Fases de uma nova implantação
- Recursos operacionais para a organização e gerenciamento de uma variação de lay out
- Razões para o sucesso e riscos – o papel do facility manager
Aula 7 – Limpeza institucional
Com Peter Edelstein
- Objetivo da limpeza
- Como medir a eficiência da limpeza
- Limpeza de carpetes – atenções especiais e estratégias ao longo do tempo
- Sustentabilidade X processos certificados de limpeza
- Melhores práticas
Aula 8 – Pragas urbanas
Com Randy Baldresca
- Controles
- Tecnologias e produtos
- Impactos nas edificações e instalações
Aula 9 – Liderança para resultados
Com Ana Maria Macedo
- Atuação do Gestor
- Nível de Maturidade das Equipes
- Liderança Situacional
- Liderança em Home Office
- Liderança e Resiliência
Aula 10 – Finanças aplicadas ao gerenciamento de facilidades
Com Alex Martins
- Atividades típicas que exigem conhecimentos básicos de finanças
- Maximização do retorno para os proprietários/alta direção
- Despesas diretas e indiretas
- Como apresentar um projeto sob o ponto de vista financeiro
Aula 11 – Gestão da manutenção predial e Iot aplicado à gestão predial
Com Haroldo Nogueira
- Conceituação
- Normatização pertinente
- Conceitos de vida útil
- Conceitos Básicos de Planejamento
- Manutenção – Tipologia e Conceituação
- Elaboração de Planos de Manutenção
- Métricas para a Manutenção Predial
- Gestão Informatizada
- Apresentação de Resultados
- IoT (Internet of Things) aplicado à gestão predial
Aula 12 – Terceirizações e contratações de serviços
Com Lamberto Grinover
- Vantagens da terceirização
- Modalidades de contratação na área de gerenciamento de facilidades
- Cuidados na hora de contratar
Aula 13 – Gestão de estacionamentos
Com Ana Paula Altman
- Cuidados na contratação do operador
- Medição dos serviços
- Equipamentos e instalações
- Cuidados operacionais
Aula 14 – Gestão de riscos corporativos em Facility
Com Antonio Brasiliano
- Contexto da Gestão de Riscos Corporativos – Brasil e Mundo e o Facility
- A Importância de gerenciar riscos de Facility – Antecipação
- Processo de Governança das Três Linhas de Defesa
- Framework de Gestão de Riscos em Facility
- Aplicação de Casos Brasileiros e Internacionais
Aula 15 – Eficiência energética
Com Carlos Schoeps
- Planejamento do suprimento de energia
- Gestão de contratos de energia no mercado livre
- Eficiência Energética
Aula 16 – EVTL (Estudo de viabilidade técnica legal), gestão documental
Com Sanrlei Polini
- Elaboração do estudo de viabilidade, principais pontos levantados sobre os imóveis
- Identificação de GAP’s documentais nas unidades de negócio
- Gestão de documentos emitidos
- Renovação de licenças
- Contratação de fornecedores para licenciamentos
Aula 17 – Equipes de alta performance
Com Luiz Eduardo Neves Loureiro
- Conceito e técnicas para formação de Equipes de Alta Performance.
- Liderança de Alta Performance e seus maiores desafios.
- Gestão do Desempenho – O foco no desempenho pessoal e de equipe como rotina do gestor.
- Feedback como ferramenta de desenvolvimento profissional.
- Relações Interpessoais no Trabalho.
- Conflitos Produtivos.
Importante:
O plano de aula está sujeito a variação em razão da agenda dos professores.
Na impossibilidade de comparecimento do professor nos reservamos o direito de substitui-lo por outro profissional com a mesma capacidade técnica e didática.
-
Coordenador Prof. Esp. Lamberto Grinover
-
Prof. André Trujillo
-
Prof. Carlos Alberto Schoeps
-
Prof. Dr. Antonio Celso Ribeiro Brasiliano
-
Prof. Dr. Haroldo Luiz Nogueira da Silva
-
Prof. Edison Pires de Lima
-
Prof. Esp. Alex Martins
Possui 18 anos de experiência em Real Estate & Property / Facility Management com foco em Condomínios Logísticos e Centros de Distribuição, edifícios corporativos AAA e shopping centers com foco em gestão de ativos imobiliários.
Atuou em empresas do porte da HSI, Innova, GLP, JLL e Microsoft prevalentemente nas áreas: elaboração/controle do budget operacional e de investimentos (Opex & Capex); custos operacionais competitivos, redução de custos de ocupação e Orçamento Base Zero; controle e atualização da documentação legal, ambiental, seguros e garantias, licenças, AVCBs, seguros, IPTUs; start-up operacional; comissionamento/recebimento de ativos imobiliários; garantias e facilities, com níveis de serviços (SLA) e indicadores de desempenho (KPI/BSC).
Atualmente é Gerente de Property Management na Brookfield Properties. -
Prof. Esp. Amadeu Fabio Junior
-
Prof. Esp. Luiz Eduardo Neves Loureiro
-
Prof. Esp. Randy Baldresca
-
Prof. Fellipe Sousa
Atualmente é gerente em uma conceituada empresa de Segurança Privada e consultor em Segurança Patrimonial com foco na implantação de políticas de segurança, normas e procedimentos, gerenciamento de riscos, diagnósticos de segurança, auditorias, investigações, seleção e treinamento. -
Prof. Peter Edelstein
-
Profa. Esp. Ana Paula Ribas d’Avila Altman
Há 10 anos é responsável pela prospecção comercial e desenvolvimento de negócios na Estapar, nas cidades do Rio de Janeiro e São Paulo, colaborando com um crescimento exponencial da empresa, com quase 1000 estacionamentos em território nacional. -
Profa. Esp. Sanrlei Polini
-
Profa. Ma. Ana Maria Florentino de Macedo
Condições de Pagamento
À vista no cartão de crédito ou boleto bancário;
Em até 4 vezes sem juros no cartão de crédito ou boleto bancário.
Datas e horários – 3as e 5as feiras no período noturno
26 e 28/jan de 2021 (18h30 às 22h30)
2, 4, 9, 11, 23 e 25/fev de 2021 (18h30 às 22h30)
2, 4, 9, 11, 16, 18, 23, 25 e 30/mar de 2021 (18h30 às 22h30)
Datas e horários aos sábados – Aos sábados
20/fev (8h às 12h) e 27/fev (8h às 12h e 14h às 18h) de 2021
6, 13, 20 e 27/mar (8h às 12h e 14h às 18h) de 2021
10, 17 e 24/abr (8h às 12h e 14h às 18h) de 2021
O que está incluso
Apostila Digital em PDF (disponibilizada por e-mail aos participantes até 24 horas da data de início de cada aula);
Certificado de Participação Digital (atentar a correta grafia do seu nome na lista presença que circulará no primeiro dia de curso).
Informações gerais
O programa tem duração de 68 horas presenciais e transmitidas online ao vivo pela internet.
O link de acesso à sala de aula virtual será enviado por email até 1 hora antes da transmissão oficial.
O conteúdo será exibido ao vivo em apresentação única.
Caso não consiga participar do evento ao vivo, em parte ou todo, será possível acessar à gravação pelo período de 30 dias.
Você poderá participar a partir de qualquer computador conectado à rede e poderá interagir em tempo real, através do chat.
Gravação e compartilhamento do conteúdo
Fica terminantemente proibido, sob pena da Lei, a gravação e o compartilhamento das aulas, em vídeo, áudio ou fotografia, no todo ou em partes, por qualquer meio, salvo quando houver prévia e expressa autorização dos organizadores.
Observações
Na hipótese de quórum insuficiente, impossibilidade de comparecimento do professor, imprevistos ou motivos de força maior, a AEA Educação Continuada se reserva ao direito de cancelar ou reagendar o curso programado visando preservar o melhor interesse de todos;
Em caso de cancelamento, a AEA Educação Continuada avisará a todos os inscritos (através de e-mail), e devolverá integralmente os valores pagos pela inscrição;
O inscrito poderá solicitar o cancelamento da sua inscrição, via e-mail, até 10 (dez) dias antes do início do curso. Neste caso, os valores pagos serão devolvidos;
Em todos os casos, recomendamos a leitura atenta, e integral, do Contrato de Adesão aceito no ato da efetivação da inscrição online.
Depoimentos
“Recomendo a todos os profissionais da área que participem do curso Gerenciamento de Facilities da AEA Educação Continuada. Valeu o investimento.”
Maria Cláudia Oliveira
“Já tive a oportunidade de participar de alguns cursos sobre Facilities, mas o curso de Gerenciamento de Facilities da AEA me surpreendeu pela organização, atualidade dos temas, e o alto nível de conhecimento dos instrutores.”
José Luiz Azevedo
“O curso de Gerenciamento de Facilities nos da a oportunidade de podermos avançar em questões que são de nosso dia a dia e com a expertise dos docentes, se torna uma oportunidade ímpar de podermos alavancar e materializar todo este conteúdo que nos foi apresentado, com situações muito comuns a nós Facilities. Porém, com o conhecimento de pessoas que operam na área, nos traz ganhos fantásticos como profissionais e naturalmente iremos aplicá-los em nossos locais de trabalho, para os nossos clientes internos e externos, trazendo eficiência e eficácia aos negócios.”
Ivan Canuto