O que você vai aprender

O funcionamento básico dos serviços, . uma visão geral dos principais sistemas de infraestrutura e como devem ser as atividades de apoio como limpeza, controle de acesso, estacionamentos e segurança para que um edifício opere na mais perfeita ordem segundo os mais atuais procedimentos para mantê-los sempre eficientes e eficazes;

Contratar um eficiente prestador de serviços. Terceirizar a equipe que protegerá o patrimônio é, na maioria das vezes, a melhor saída. Mas, é importante saber escolher o parceiro e determinar as cláusulas que devem constar no contrato;

Como surgem e se multiplicam insetos, roedores e demais pragas que infestam as instalações e podem destruir edificações. A partir do conhecimento sobre o assunto é possível eliminar esses problemas tão sérios;

Como apresentar projetos internos a alta direção, seja sob o ponto de vista operacional, como técnico, e como controlar as despesas da área de facilities sob o ponto de vista financeiro, para aprovação dos orçamentos frente aos CEOs e CFOs das empresas;

Como utilizar as melhores ferramentas e instrumentos práticos para atuar juntos aos principais decisores da sua organização, facilitando a aprovação de investimentos, projetos de melhoria e remodelação das atividades de Facilities visando sempre relacionar os serviços de suporte aos indicadores que medem o cumprimento do Plano Estratégico das Organizações.

 

Como irá se beneficiar

Conseguir bons resultados das equipes internas ou dos prestadores de serviços terceirizados e ainda saber lidar com as expectativas dos usuários. Isso permite realizar os serviços necessários rapidamente, sem interferências negativas;

Desenvolver conhecimento técnico necessário para poder dialogar com prestadores de serviços e ter competência para encontrar soluções rápidas e menos onerosas para a empresa;

Desenvolver conhecimento técnico necessário para poder dialogar com prestadores de serviços e ter competência para encontrar soluções rápidas e menos onerosas para a empresa.

Saber selecionar e contratar empresas terceiras conforme as necessidades, levando em consideração a relação custo/benefício. Além disso, entender o que pode ser feito para proteger o patrimônio sem violar direitos dos usuários nem as leis;

Dispor de informações que permitam adotar os melhores métodos para eliminação de pragas urbanas ou contratar empresas especializadas. Como consequência, evitar problemas em relação a fiscalização, multas e até fechamento de unidades por falta de higiene;

Desenvolver competências de planejamento, implantação, gerenciamento e desenvolvimento de todas as atividades e recursos usados como suporte ao “core business” das organizações empresariais. Identificar ganhos de produtividade, melhoria da qualidade, organização e atendimento eficaz dos usuários;

Como gerenciar e liderar as equipes de forma a obter o maior rendimento e, ao mesmo tempo, fazer com que o time trabalhe unido, engajado e com resultados de alta performance;

Como implantar, operar e gerenciar estacionamentos corporativos para obter o maior ganho operacional garantindo a segurança dos usuários;

Conseguir bons resultados das equipes internas ou dos prestadores de serviços terceirizados e ainda saber lidar com as expectativas dos usuários. Isso permite realizar os serviços necessários rapidamente, sem interferências negativas.

 

Público-alvo

Todos os profissionais que têm ligação direta ou indireta com os vários serviços da área de facilidades. São gerentes, supervisores e coordenadores de atividades voltadas à infraestrutura das empresas (Facilities, Serviços, Manutenções e Utilidades) e que atuam em sites corporativos, redes financeiras e de varejo, shopping centers, indústrias, condomínios empresariais e residenciais, supermercados, escolas, hospitais.Profissionais de outras áreas que desejam desenvolver o conhecimento específico em gerenciamento de facilidades.

 

Carga Horária

 68 horas

Instalações Prediais

  • Sistemas elétricos, hidráulicos;
  • Cabeamento estruturado;
  • Sistemas de combate a incêndio;
  • Automação de sistemas;
  • BMS.

Pragas Urbanas

  • Controles;
  • Tecnologias e produtos;
  • Impactos nas edificações e instalações.

Liderança para Resultados

  • Contextualização da liderança na realidade da moderna gestão atual;
  • Conceito de líder e principais habilidades;
  • Diferença entre poder hierárquico e liderança;
  • Estilos de liderança eficaz.

Finanças Aplicadas ao Gerenciamento de Facilidades

  • Atividades típicas que exigem conhecimentos básicos de finanças;
  • Maximização do retorno para os proprietários/alta direção;
  • Despesas diretas e indiretas;
  • Como apresentar um projeto sob o ponto de vista financeiro.

Gestão de Estacionamentos

  • Cuidados na contratação do operador;
  • Medição dos serviços;
  • Equipamentos e instalações;
  • Cuidados operacionais.

Terceirização de Serviços – Processos de Contratação e Gerenciamento das Terceirizadas

  • Vantagens da terceirização;
  • Modalidades de contratação na área de gerenciamento de facilidades;
  • Cuidados na hora de contratar;
  • Mudanças na normativa em vigor.

Ambientes Críticos em Sistemas Prediais

  • Pontos críticos de atenção;
  • As melhores opções para evitar panes.

Indicadores de Performance (KPI e SLA)

  • Como determinar ferramentas para monitorar o padrão dos serviços;
  • Utilização eficiente e eficaz dos indicadores na área de facilidades;
  • A avaliação dos resultados, penalizações e bonificação;
  • Sistemas de ar condicionado;
  • Modelos mais utilizados;
  • Funcionamento dos sistemas;
  • Nível de conforto ideal.

Gestão da Manutenção

  • Retrocomissionamento;
  • Conceitos básicos de planejamento;
  • Planos de manutenção.

Sistemas de ar condicionado

  • Modelos mais utilizados;
  • Funcionamento dos sistemas;
  • Nível de conforto ideal.

Segurança Patrimonial

  • Papéis da segurança patrimonial nas organizações;
  • Tipos de serviços;
  • Escolha da empresa de segurança;
  • Meios técnicos passiveis de proteção;
  • Políticas e procedimentos.

Gerenciamento de Layout

  • Novos conceitos e impactos nas instalações;
  • Necessidades de novos lay out;
  • Fases de uma nova implantação;
  • Recursos operacionais para a organização e gerenciamento de uma variação de lay out;
  • Razões para o sucesso e riscos – o papel do facility manager;
  • Facilities Integrado à Estratégia do Negócio.

Como ser ouvido pelo Comitê Executivo da sua empresa

  • Como vender o seu Projeto como resultado para o negócio;
  • Formas de relacionar as atividades de apoio à linguagem do negócio principal.

Relações Interpessoais no trabalho

  • As pessoas e suas relações no contexto corporativo;
  • Habilidades sociais no trabalho;
  • Como as relações interpessoais interferem na eficácia dos processos de negócio;
  • Administração de conflitos;
  • Conflitos produtivos baseado em confiança;
  • O Pipeline da Liderança e as competências de relacionamento;
  • Habilidades sociais e autogestão de carreira.
  • Coordenador Prof. Esp. Lamberto Grinover

    Graduado em Engenharia Mecânica pelo Mackenzie, pós graduado em Responsabilidade Sócio Ambiental Empresarial pelo Senac, possui mais de 18 anos de experiência na área de Facilities e Real Estate, tanto em projetos nacionais como internacionais, tendo atuado na Nissan Itália e, no Brasil, na Cushman & Wakefield, Tishman Speyer e atualmente na JLL.

  • Prof. Esp. José João Fiasco

    Engenheiro Industrial Mecânico pela FEI, Especialização em Controladoria pela FGV, possui mais de 20 anos de experiência na área de facilities e property management. Foi diretor da Tishman Speyer e da JHSF, atualmente é consultor ns áreas de FM / PM e Síndico profissional em empreendimentos comerciais de alto padrão Membro da ABRAFAC, Corenet e RICS

  • Prof. Esp. Luciano Brunherotto

    Atual Presidente da ABRAFAC na gestão 2015-2016, Diretor de MKT na gestão 2013/2014, foi Presidente do Grupo GAS em 2013, é formado em Engenharia Civil pela FEI, MBA em Gerenciamento de Facilidades pela USP e especialização em Contabilidade e Finanças pela FGV, atualmente é sócio diretor da Facility.CENTER. Iniciou sua carreira como Engenheiro de Manutenção na ABB, depois Supervisor de Facilities na Arthur Andersen, Harris e Natura. Consolidou sua carreira como Gerente de Facilities no Santander, Sodexo e Takasago, atuou também como Diretor de Operações no Hopi Hari.

  • Prof. Esp. Luiz Eduardo Loureiro

    Consultor para assuntos como desenvolvimento humano, lideranças e orientação de carreiras para executivos e jovens profissionais, Luiz Eduardo Loureiro atua também como professor universitário. Leciona disciplinas ligadas à gestão de pessoas em cursos de pós-graduação. É graduado em Administração de Empresas com MBA em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e especialista em Gestão Organizacional e Recursos Humanos pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). Em mais de 15 anos de atuação profissional como gestor e líder de equipes em grandes empresas, especializou-se na formação e desenvolvimento de equipes e times de trabalho.

  • Prof. Esp. Randy Baldresca

    Sócio da empresa Biópolis (Centro de Controle de Pragas Urbanas), empresa graduada pelo Cietec – Ipen/Usp, o biólogo Randy Baldresca já fez cursos nos Estados Unidos e na Europa, onde observou com maior precisão novas metodologias e formas de manejo ligadas ao assunto. Essa especialização reforçou sua vasta experiência em controle de pragas urbanas e o tornou uma das maiores autoridades no assunto.

  • Prof. Esp. Thiago Santana

    Thiago Santana é Engenheiro com MBA em Gestão Estratégia de Negócios, tendo realizado diversas especializações no segmento de Serviços e Facilities, incluindo a Universidade Disney e a International Association for Outsourcing Professionals (IAOP). Atua há 17 anos no segmento, com experiência em projetos no Brasil, Estados Unidos e em diversos países na América Latina e Europa. Atualmente, é Vice Presidente da ABRAFAC, sócio diretor da GS Engenharia, e representante do Brasil no Board do Global FM Association.

  • Prof. Fellipe Sousa

    Bacharel em Administração de Empresas, especializado em Gestão e Planejamento em Segurança Empresarial e Sistemas Integrados de Segurança, Master Business Security (MBS) pela FAPI/FESP e Brasiliano & Associados, além de diversos cursos de extensão universitária em gestão da qualidade e desenvolvimento de pessoas. É ex militar das Forças Armadas e certificado internacionalmente pela Corporacion Euro Americana de Seguridad (CEAS), com experiência de mais de 12 anos em Serviços de Segurança Patrimonial e Pessoal dos mais variados segmentos. Atualmente é gerente em uma conceituada empresa de segurança privada, responsável por gerenciar as atividades técnicas de segurança (Análise de Riscos, Normas e Procedimentos, Planos de Contingências, Estudos de Segurança, Auditorias, Investigações, etc.), além do desenvolvimento técnico e comportamental de todo o efetivo.

  • Prof. Ma. Haroldo Luiz Nogueira da Silva

    Profissional com mais de 20 anos de experiência, atua nas áreas de pesquisa, consultoria em manutenção predial, eficiência energética, comissionamento de sistemas prediais para certificação LEED e também treinamento e desenvolvimento de profissionais. Engenheiro Eletricista, Mestre e Doutorando em Energia pela Universidade Federal do ABC, com MBA em Gerenciamento de Facilidades pela Escola Politécnica da USP, Especialista Certificado em Medição e Verificação (M&V). É membro da Association of Energy Engineers e da Abrafac e integrante do comitê Temático de Energia do Conselho Brasileiro de Construções Sustentáveis. Tem em seu currículo cargos como Gerente de Manutenção em sites de missão crítica, Coordenador de Manutenção dos terminais rodoviários em São Paulo, e Gerente de Operações pela Cushman & Wakefield. Atualmente é Sócio Diretor na Preditiva Engenharia, e atua também professor universitário.

  • Profa. Ma. Ana Maria Florentino de Macedo

    Assistente Social com mestrado em Gestão de Recursos Humanos. Responsável pelo desenvolvimento, implantação e coordenação de projetos sociais em diversas organizações, tendo atuado como coordenadora em programas de responsabilidade social. Atuou também como profissional em organizações públicas e como professora em cursos de graduação e pós-graduação. Atualmente é coordenadora de equipe do Programa Acompanhante de Idosos da PMSP e consultora organizacional e instrutora de cursos na área de comunicação e gestão de pessoas em diversas empresas. Autora de artigos publicados em livros e na Revista "Medicina de Reabilitação" e de trabalhos apresentados em Congressos Nacionais e Internacionais.

 

Turma às 6as feiras e sábados

Datas
09, 10, 23, 24 e 31/06 e 01, 07 e 08/07 de 2017

Horários
6as feiras – 14h às 22h30
Sábados – 8h30 às 18h30

 

Turma aos sábados

Datas
05, 02, 19, 26/08 e 02, 16, 23 e 30/09

Horário
8h30 às 18h30

 

Turma período noturno

Datas
02, 04, 09, 16, 18, 23 e 25/10 –  06, 08, 13, 20, 22, 27 e 29/11 – 04 e 06/12 dezembro de 2017

Horários
2as e 4as feiras – 18h30 às 22h45

 

O que está incluso

Material didático;
Material de apoio;
Cofee-breaks;
Certificado de participação.

Formas de Pagamento

 Após realizar a sua pré-inscrição você receberá, num prazo de 24 horas, um email contendo um link para acessar o ambiente seguro de pagamento online para efetivação de sua inscrição. Neste link, você poderá escolher entre diversas formas de pagamento e parcelamento, segundo sua conveniência.
Cartão Visa
Cartão Mastercard
Boleto bancário
Transferência entre Contas
Transferência entre Contas
Paypal
*Cartões de crédito em até 8X - juros 3.8%
**Depósito à vista. Favor enviar o comprovante por e-mail ( financeiro@aea.com.br) ou por fax (11 4508-1911)

Depoimentos

“Recomendo a todos os profissionais da área que participem do curso Gerenciamento de Facilities da AEA Educação Continuada. Valeu o investimento.”

Maria Cláudia Oliveira

 

“Já tive a oportunidade de participar de alguns cursos sobre Facilities, mas o curso de Gerenciamento de Facilities da AEA me surpreendeu pela organização, atualidade dos temas, e o alto nível de conhecimento dos instrutores.”

José Luiz Azevedo