Conhecendo uma teoria diferenciada e realizando exercícios práticos, através de estudo de caso de gerenciamento, do início ao fim de um projeto protótipo, desenvolvendo uma abordagem sistêmica, de modo a levar este aprendizado para aplicação imediata em sua vida professional.

O que você vai aprender

– A dinâmica de gerenciamento de projetos

Como organizar para gerenciar projetos

O papel da liderança

Como trabalhar em times

Como planejar e controlar, de forma integrada: escopo, prazos, qualidade, recursos humanos, suprimento, custos, comunicacões e riscos

– Utilizar o MSProject como ferramenta núcleo para suporte ao gerenciamento de projetos

Público-alvo

Diretores de Projetos, Diretores de Áreas de Gerenciamento de Projetos, Gerentes de Projetos e Profissionais de Gerenciamento de Projetos

Carga Horária: 48 horas

6 Módulos de 8 horas cada

Módulo 1: Fundamentos de Gerenciamento de Projetos

  • A dinâmica de gerenciamento de projetos
  • Modelos organizacionais para gerenciamento de projetos
  • Avaliação da complexidade de um projeto
  • O papel do Gerente Líder
  • Trabalho em times
  • Grupos de processos, processos e eventos de controle
  • Ferramentas para gerenciamento de projetos

Módulo 2: Gerenciamento de Escopo e Prazos

  • Modelagem de EAP (Estrutura Analítica do Projeto)
  • Controle de modificações do escopo
  • Cronogramação
  • Gerenciamento de folgas
  • Avaliação de progresso físico
  • Controle de prazos

Módulo 3: Gerenciamento da Qualidade, RH e Comunicacões, Suprimento e Custos

 

  • Padrão de aceitações
  • Controle de não-conformidades
  • Plano de alocação de recursos
  • Controle de alocação de recursos
  • Matriz de comunicações
  • Eventos de controle
  • Matriz make or buy
  • Administração de contratos
  • Orcamentação
  • Controle de custos

Módulo 4: Gerenciameno de Riscos e Integração

  • Identificação, qualificação e quantificação de riscos
  • Contingenciamento de riscos
  • Controle de eventos de risco
  • Painel de bordo de um projeto
  • Análise de tendências
  • Medidas preventivas e corretivas

Módulo 5: Aplicação do MSProject

  • Modelagem de redes CPM
  • Análise de caminhos críticos
  • Integração com planilhas Excel
  • Geração de relatórios gerenciais

Módulo 6: Estudo de Caso de Grenciamento de Projeto

  • Modelagem organizacional
  • Elaboração do Planejamento Básico (Baseline)
  • Simulação de controle do projeto
  • Encerramento do projeto
  • Abla Akkari

    Engenharia Civil pela Universidade Católica Salvador, Mestre pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e Doutora pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo também em Engenharia Civil. Professora dos Cursos: MBA Unifas, MBA do Núcleo do Real Estate da USP. Pesquisador do ANTAC e PBQPH junto a UFRGS, ministrando aulas e conduzindo orientações de estudantes em cursos de pós-graduação e MBA, com ênfase na aplicação de sistemas de gerenciamento de projetos e planejamento de obras. Diretora das Empresas Akkari e Costa Consultoria em Planejamento e Akkari e Costa Gerenciamento em Engenharia. Atua em serviços de consultoria, com os seguintes temas: desenvolvimento e implantação de Sistemas de Gerenciamento de Projetos, Project Management Offices Gerenciamento de Prazos e Custos, dando suporte ao gerenciamento da implantação de empreendimentos, sistemas de planejamento estratégico e tático, sistemas administrativos com ênfase em gestão financeira e gerenciamento de risco. É autora de diversos artigos no Brasil e no exterior. 

  • Juliana Hiltner

    Arquitetura e Urbanista pela UFBA com Especialização em Real Estate pela Escola Politécnica da USP. Atualmente é Consultora Sênior de Planejamento Nível II na Akkari & Costa Gerenciamento em engenharia (8600h de acompanhamento de projetos) e atuou também na Akkari & Costa Consultoria em Planejamento (6000h de acompanhamento de Projetos), tendo sido responsável pela elaboração, monitoramento e controle do planejamento de obras na construção civil, fundamentados no PMBok, e no Sistema Toyota de Produção, em São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Goiás e Paraná e pela coordenação de reuniões mensais para tomada de decisões que envolvem controle de custo, prazo, suprimento e risco em empreendimentos de médio e grande porte.

  • Maria Luisa Corrêa Perez

    Engenheira Civil pela Universidade Católica do Salvador com MBA em Gestão de Projetos. Consultora em Planejamentos – Engenharia na Akkari & Costa  Consultoria em Planejamentos – Engenheira, atuando como consultora de planejamento em Obras de Construção Civil.  

  • Paulo Roberto Uchoa

    Diretor da AP2M desde 2003. Engenheiro Civil, Associado ao PMI (Project Management Institute),com Master Certificate em Project Management pela George Washington University/USA, e Business Dynamics pelo MIT (Massachusetts Institute of Technology)/USA. Acumula mais de 40 anos de experiência profissional, com destaque em sua atuação em cargos de gerencia à alta direção no Grupo Promon, cobrindo as áreas de planejamento físico-financeiro, gerenciamento de implantação de projetos de engenharia civil, montagem eletromecânica e sistemas de telecomunicação, planejamento estratégico, gestão organizacional, gestão do conhecimento, gestão de equipes e desenvolvimento de competências, trenamento em liderança e trabalho em times, system dynamics e implantação de PMO (Projetct Management Office), com destaque Trabalhou por 25 anos em cargos de gestão/direção no Grupo Promon Promon Engenharia e Promon TelecomVasta experiência profissional

Horários

Início: 08h30
Coffee da manhã: 10h30 as 10h45
Almoço: 12h30 as 14h00
Coffee da Tarde: 16h30as 16h45
Encerramento: 18h00

Incluso no valor de Inscrição

  • Material didático
  • Material de apoio
  • Coffee break
  • Certificado de participação

Formas de Pagamento