O que você vai aprender
Este curso visa suprir a deficiência que existe entre a teoria e a pratica profissional, apresentando aos participantes as sutilezas para os acertos nas: formas de atendimento e relacionamento com o cliente, prospecção de clientes, negociação de propostas e contratos, formação do preço dos serviços com base nos custos do escritório, relacionamento com fornecedores, gerenciamento da informação, organização de rotinas de trabalho, definição de metas pessoais e profissionais. Trata-se de um curso participativo, promovendo a troca e discussão de experiências do palestrante e participantes, para a geração de resultados.
Público alvo
Profissionais e estudantes da área de design, arquitetura e engenharia, inclusive paisagistas, decoradores e tecnólogo, que desejam ganhar entendimento para uma boa prática profissional como autônomos ou em pequenos escritórios.  Administradores e mercadólogos que atuem em escritórios de projeto.
Duração20 horas

Gestão de Escritórios de Design e Arquitetura

  1. Introdução: Desafios e Oportunidades na Gestão de Serviços;
  2. Apresentação do Programa (objetivos e metodologia).

Gestão de Escritórios de Design e Arquitetura: Marketing e Vendas

  1. Identificando Metas Pessoais e Diferenciais Profissionais
  2. Demandas de Mercado e Oportunidades de Negócios
  3. Serviços Profissionais de Criação e Execução: Escopo e Responsabilidades
  4. Identificando seu Público Alvo e Traçando a Viabilidade do seu Negócio
  5. Marketing de Conteúdo: Criando  mensagens e conteúdos de impacto
  6. Marketing Digital: Estruturas e conteúdos de Sites e Blogs
  7. Marketing Digital: Relacionamento com clientes e mídias sociais
  8. Negociação (Venda) de Sucesso
  9. Pós venda: Relacionamento com clientes durante os serviços
  10. Aferindo desempenhos e reprogramando estratégias de marketing

Gestão de Escritórios de Design e Arquitetura: Finanças

  1. Os desafios do negócio próprio
  2. Conhecendo custos diretos e indiretos
  3. Definindo o preço dos serviços
  4. Definindo metas de negócios e a sustentabilidade do seu negócio
  5. Aferindo desempenhos e reprogramando estratégias financeiras

Gestão de Escritórios de Design e Arquitetura: Produtividade

  1. Definindo Funções e Atividades
  2. Redes colaborativas e co-working
  3. Planejamento de curto e médio prazo
  4. Definindo Processos e Procedimentos
  5. Definindo Prioridades
  6. Planejamento na prática diária

Aferindo desempenhos e reprogramando estratégias produtivas

  • Coordenadora: Arq. MSc. Daniela Corcuera, LEED AP, Especialista AQUA, EDGE Expert & Auditor, USGBC ProReviewer e Coach
    É arquiteta e mestre em Arquitetura Sustentável pela FAU-USP, capacitada em Coaching pelo Erickson Institute, aprovado pelo International Coach Federation. É consultora, atuando com certificações ambientais, materiais de construção e projetos, diretora da empresa Quanta Studio (antiga Casa Consciente). É LEED Accredited Professional, pelo USGBC (United States Green Building Council), com especialidade BD+C (Building Design and Construction), é a primeira EDGE Auditor no Brasil pelo GBCI e formada pela Fundação Vanzolini para o processo AQUA, todos sistemas de certificação de empreendimentos eco-eficientes. É Pro Reviewer do USGBC para avaliação de cursos educacionais de educação continuada. Atua como consultora e auditora do Instituto Falcão Bauer de Qualidade, no grupo do Selo Ecológico para certificação de materiais. Ministra diversos cursos de atualização e desenvolvimento profissional e pós-graduação, é docente do Instituto Presbiteriano Mackenzie, Belas Artes, FAAP, SENAC, INBEC e AEA Educação Continuada, havendo capacitado mais de 2.000 alunos nos últimos 12 anos. Criadora da Etiqueta Quântica Matéria, sistema de análise e classificação ambiental de produtos para a construção civil. É membro do comitê de materiais do GBC Brasil para o desenvolvimento do LEED e Referencial Casa. E‚  Desde 2005 ministra cursos e workshops na área de gestão de negócios e serviços e gestão de pessoas.
  • Prof. Esp. Guilherme Haddad Francisco
    Administrador de Empresa pela PUC-SP com Pós Graduação em Marketing pela ESPM- SP e MBA em Gestão de Marketing pela FGV -SP. Atua na área de administração desde 1990, gerenciando empresas de pequeno, médio e grande porte. Atualmente é sócio em uma indústria de móveis e de uma distribuidora atacadista de peças no segmento automotivo. Liderou abertura de empresas e filiais em diversas áreas de atuação

Horários
Início: 08h30
Coffee break: 10h30 às 10h45
Almoço: 12h30 às 14h00
Coffee break: 16h30 às 16h45
Encerramento: 18h00
Obs.: Cada hora/aula tem 50 minutos de duração.
O que está incluso
Apostila Digital em PDF (disponibilizada por e-mail aos participantes em até 24 horas da data de início do curso, como anexo ou via link em nuvem)
Material de Apoio;
Serviço de Coffee-breaks;
Certificado de Participação digital (atentar a correta grafia do seu nome na lista presença que circulará no primeiro dia de curso)
Observações
Recomendamos levar Notebook ou Tablet/IPAD, com adaptador para a nova tomada “PADRÃO BRASILEIRO”;
Na hipótese de quórum insuficiente, impossibilidade de comparecimento do professor, imprevistos ou motivos de força maior, a AEA Educação Continuada se reserva ao direito de cancelar ou reagendar o curso programado visando preservar o melhor interesse de todos;
Especialmente, em caso de viagens, antes de se deslocar, solicitamos entrar em contato, a fim de confirmar as informações sobre data e local do curso, evitando transtornos;
Em caso de cancelamento, a AEA Educação Continuada avisará a todos os inscritos (através de e-mail), e devolverá integralmente os valores pagos pela inscrição;
O inscrito poderá solicitar o cancelamento da sua inscrição, via e-mail, até 10 (dez) dias antes do início do curso. Neste caso, os valores pagos serão devolvidos.
Em todos os casos, recomendamos a leitura atenta, e integral, do Contrato de Adesão aceito no ato da efetivação da inscrição online.

Formas de Pagamento


Depoimentos

“Com o Curso de Gestão de Escritórios de Arquitetura e Design de Interiores consegui mudar meu pensamento e comecei a pensar como empreendedora. Com certeza, a partir de agora, pretendo mudar muitas coisas na minha vida profissional/empresarial.”
Thaís Stefane Pereira dos Santos