O que você vai aprender

  • A estrutura de um condomínio e sua respectiva matriz de responsabilidades.
  • Como planejar, estruturar e realizar uma assembleia condominial.
  • A importância de gerenciar e medir os diversos tipos de serviços existentes em um Condomínio, aliado a isso, a necessidade de construir controles, modelos de monitoramento e gestão que lhe auxilie na tomada de decisão.
  • Como construir um orçamento (budget) para o exercício e como acompanha-lo ao longo do período.
  • Como estruturar um relatório gerencial.

Como irá se beneficiar

Conhecer todas as rotinas de um condomínio e ampliar sua visão de gestão de forma que sua operação seja eficaz.

Público alvo 

Gestores, supervisores, analistas e assistentes da área condominial, assim como pessoas que pretendem atuar no ramo de Condomínios.

1. Definição de Condomínio

1.1. Definição
1.2. Tipos de Condomínios

2. Legislação Condominial

2.1. Principais Leis Condominiais Aplicáveis

  • Novo Código Civil v Lei 4.591/64
  • Convenção Condominial
  • Regimento Interno

2.2. Quais as Leis e Regras a seguir no Condomínio

2.3. A Hierarquia de um Condomínio

  • Síndico X Convenção X Novo Código Civil
  • Responsabilidade do Síndico
  • Responsabilidade do Conselho
  • Responsabilidade da Administradora

2.4. Tipos de Assembleia

AGO – Assembleia Geral Ordinária
AGE – Assembleia Geral Extraordinária
AGI – Assembleia Geral de Instalação

2.5. Rateio de Despesas 

  • Qual o critério correto para realizar o Rateio de Despesas de um Condomínio: Fração Ideal ou Convenção Condominial?
  • Despesas Ordinárias e Extraordinárias: Quem deve pagar?

3. Governança Condominial

3.1. Governança Corporativa e Governança Condominial

3.2. A Gestão voltada para a Governança

3.2.1. Gestão Administrativa 

  • Assembleia
  • Documentação Legal
  • Controle sobre os Contratos do Condomínio
  • Cadastro de Proprietários e Inquilinos
  • Processo de Compras
  • Seguro Obrigatório do Condomínio
  • Previsão Orçamentária
  • Cronograma de Reuniões
  • Relatório Gerencial

3.2.2. Gestão Financeira 

  • Contas a Pagar
  • Contas a Receber
  • Previsto X Realizado
  • Pasta de Prestação de Contas
  • Auditoria Financeira

3.2.3. Gestão Operacional 

  • Gestão de Contratos
  • Gestão de Consumo de Utilidades
  • Gestão de Recursos da área comum
  • Processos e Procedimentos Operacionais
  • Inspeção Predial
  • Comunicação
  • Gestão de Pessoas
  • Prof. Cleber Galeote Rentas
    Engenheiro Eletricista Graduado pela Universidade de Mogi das Cruzes, Pós Graduado em MBA de Gestão Empresarial pela FGV, Pós-Graduado em Gestão de RH e Psicologia Organizacional pela Universidade Metodista de São Paulo.

    Profissional com mais de 20 anos de experiência, atua nas áreas de consultoria condominial, consultoria em manutenção predial, treinamento e desenvolvimento de profissionais.

    Tem em seu currículo cargos como Gerente Regional de Property Management na CBRE e C&W, Gerente Regional de Manutenção na Intermédica, Coordenador de Obras e Manutenção no Fleury. Atualmente é Sócio Diretor na Valen, empresa especialista em Gestão Condominial.

Horários
Início: 08h00
Coffee break: 10h30 às 10h45
Almoço: 12h30 às 14h00
Coffee break: 16h30 às 16h45
Encerramento: 18h00

O que está incluso
Apostila Digital em PDF (disponibilizada por e-mail aos participantes em até 24 horas da data de início do curso)
Material de Apoio;
Serviço de Coffee-breaks;
Certificado de Participação digital (atentar a correta grafia do seu nome na lista presença que circulará no primeiro dia de curso)

Observações
Recomendamos levar Notebook ou Tablet/IPAD, com adaptador para a nova tomada “PADRÃO BRASILEIRO”;
Na hipótese de quórum insuficiente, impossibilidade de comparecimento do professor, imprevistos ou motivos de força maior, a AEA Educação Continuada se reserva ao direito de cancelar ou reagendar o curso programado visando preservar o melhor interesse de todos;
Especialmente, em caso de viagens, antes de se deslocar, solicitamos entrar em contato, a fim de confirmar as informações sobre data e local do curso, evitando transtornos;
Em caso de cancelamento, a AEA Educação Continuada avisará a todos os inscritos (através de e-mail), e devolverá integralmente os valores pagos pela inscrição;
O inscrito poderá solicitar o cancelamento da sua inscrição, via e-mail, até 10 (dez) dias antes do início do curso. Neste caso, os valores pagos serão devolvidos.
Em todos os casos, recomendamos a leitura atenta, e integral, do Contrato de Adesão aceito no ato da efetivação da inscrição online.

Formas de Pagamento