O que você vai aprender

I. A interferência da luz – natural ou artificial – na saúde, no bem-estar e na produtividade das pessoas;

II. A luminotécnica como projeto complementar; os tipos de lâmpadas, as capacidades e o consumo de energia de cada uma. Como calcular e avaliar a luminosidade dos ambientes;

III. A evolução tecnológica: quando vale a pena adotar os leds; o papel da fibra ótica nos projetos de iluminação;

IV. Sistemas de gerenciamento. Como funcionam os softwares que permitem o controle automático da iluminação por meio de internet e sistemas de acesso, por exemplo.

 

Como você vai se beneficiar

Terá subsídios para tomadas de decisão em relação ao partido luminotécnico adotado em cada projeto, dependendo fundamentalmente da função/atividade do espaço e das questões de economia de energia.

 

Público-Alvo

Profissionais e estudantes nas áreas de Arquitetura, Arquitetura e Design de Interiores, Decoração, Light Design, Engenharia Civil e demais profissionais que atuam no segmento.

 

Duração

30 horas

I. Conceitos Gerais

a) Radiação Solar e Luz – O conceito de conforto e conforto visual;
b) Os requisitos e critérios de desempenho do ponto de vista do conforto visual para
diferentes funções dos ambientes;
c) Grandezas fotométricas e suas aplicações práticas;
d) Sistemas de iluminação e suas aplicações práticas;

e) Integração Iluminação Artificial e Natural e Eficiência Energética.

II. Fontes, equipamentos e suas aplicações

a) Fontes: lâmpadas e Leds;
b) Equipamentos auxiliares;
c) Exemplos de projetos de diferentes tipologias.

III. Cálculo Luminotécnico

a) Cálculo Luminotécnico – Método dos Fluxos;
b) Cálculo luminotécnico – Método Ponto a Ponto;
c) Referências sobre Softwares.

* IMPORTANTE
Levar calculadora científica no último dia do curso.

  • Coordenador – Prof. Ma. Nelson Solano Vianna

    Diretor da Geros Arquitetura, Nelson Vianna é também consultor autônomo na área de Conforto Ambiental desde 1979. Arquiteto e mestre em arquitetura pela FAU-USP, é considerado uma das maiores autoridades em assuntos relacionados a luminotécnica. Atuou como professor de universidades conceituadas como a FAU-USP e Universidade Federal de Santa Catarina. Ex-pesquisador do NUTAU-USP, foi também arquiteto bolsista do Ministério das Relações Exteriores da Itália junto ao Instituto do Ambiente Construído da Faculdade de Arquitetura do Politécnico de Turim.

  • Profa. Ma. Sílvia Bigoni

    Graduada em Arquiteta e Urbanismo; Mestre em Tecnologia da Arquitetura pela Universidade de São Paulo-SP; Formação em Administração de Marketing pela Fundação Getúlio Vargas – SP; Professora convidada do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Lighting Design – Iluminação, Tecnologia e Design pelo Centro Universitário Belas Artes de São Paulo- SP; Ministrante em diversos cursos de aperfeiçoamento e especialização na área de Arquitetura e Iluminação Artificial. Possui 27 anos de experiência no segmento de iluminação e atua como consultora e projetista de iluminação. 

Horários
Início: 08h30
Coffee break: 10h30 às 10h45
Almoço: 12h30 às 14h00
Coffee break: 16h30 às 16h45
Encerramento: 18h30


Incluso no valor de inscrição

Material didático
Material de apoio
Coffee break
Certificado de participação

Formas de Pagamento

 Após realizar a sua pré-inscrição você receberá, num prazo de 24 horas, um email contendo um link para acessar o ambiente seguro de pagamento online para efetivação de sua inscrição. Neste link, você poderá escolher entre diversas formas de pagamento e parcelamento, segundo sua conveniência.
Cartão Visa
Cartão Mastercard
Boleto bancário
Transferência entre Contas
Transferência entre Contas
Paypal
*Cartões de crédito em até 8X - juros 3.8%
**Depósito à vista. Favor enviar o comprovante por e-mail ( financeiro@aea.com.br) ou por fax (11 4508-1911)

Depoimentos

“O curso de Iluminação Artificial – Luminotécnica Aplicada esclareceu dúvidas sobre iluminação, lâmpadas, eficiência energética, cálculos, etc. Professor com ótima didática, entusiasmo, fala clara, explicação fácil e excelente abordagem da teoria na prática. O curso é excelente e supera as expectativas!”.
Fabiana Promencia Peloi

“O professor é fantástico! Dinamismo, conhecimento, habilidade em prender a atenção, deixar a aula agradável e divertida apesar da grande quantidade de conteúdo. O curso de Iluminação Artificial – Luminotécnica Aplicada Vale muito a pena para quem trabalha com iluminação”.
Juliana Mariani Clementino de Souza