O que você vai aprender

A melhorar sua fundamentação de projeto na área da Iluminação de paisagismo, parques e praças, monumentos, fachadas, conjuntos arquitetônicos, prédios históricos e, consequentemente, sua qualidade.

Como irá se beneficiar

Capacitando-se melhor na sua área de atuação profissional, melhorando sua capacidade de análise comparativa entre diferentes soluções de projeto, o que, consequentemente implica em diminuição de custos;

Incrementando a qualidade de seus projetos luminotécnicos, o que melhora, consequentemente, sua prestação de serviço na área de Iluminação.

Público-alvo
Arquitetos e Urbanistas, Designers, Engenheiros, Paisagistas, Projetistas, profissionais afetos ao planejamento urbano municipal, estadual e federal, estudantes dessas carreiras e outros profissionais interessados.

Carga horária

08 horas

Parte I – Introdução

  • Revisão – Conceitos Luminotécnicos Básicos;
  • Normalização Técnica.

 

Parte II – Fontes e Equipamentos da Iluminação Externa

 

Parte III – Fundamentos e Cases de Iluminação Externa

  • Paisagismo;
  • Fachadas;
  • Monumentos e Conjuntos Arquitetônicos;
  • Linhas de intervenção no patrimônio histórico;
  • Plano diretor quando áreas públicas;
  • Influência da iluminação de fachadas e paisagismo nas cidades;
  • Exercício.

 

Observações:

  1. O curso é destinado para profissionais que já tenham base em iluminação/luminotécnica;
  2. O curso não tratará da área de Iluminação Pública (de vias de circulação de veículos e pedestres). A AEA dispõe de curso específico nesta área;
  3. Trazer máquina de calcular científica.
  • Coordenador – Prof. Ma. Nelson Solano Vianna
     



    Diretor da Geros Arquitetura, Nelson Vianna é também consultor autônomo na área de Conforto Ambiental desde 1979. Arquiteto e mestre em arquitetura pela FAU-USP, é considerado uma das maiores autoridades em assuntos relacionados a luminotécnica. Atuou como professor de universidades conceituadas como a FAU-USP e Universidade Federal de Santa Catarina. Ex-pesquisador do NUTAU-USP, foi também arquiteto bolsista do Ministério das Relações Exteriores da Itália junto ao Instituto do Ambiente Construído da Faculdade de Arquitetura do Politécnico de Turim.
  • Prof. Dr. Isac Roizenblatt
    Graduado em Engenharia Elétrica pelo Instituto Mauá de Tecnologia (1968) e em Administração de Empresas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (1977), Mestre em Energia pela Universidade de São Paulo (2003), Doutor em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Presbiteriana Mackenzie(2009). Consultor da Pro Light And Energy Consultants (2002- ). Possui experiência na área de Engenharia Elétrica com ênfase em iluminação e energia. Atua como Diretor Técnico da Associação Brasileira da Indústria de Iluminação – ABILUX (1995- ), Membro da Illuminating Engineering Society of North America (1973- ), Coordenador da Divisão de Fotobiologia e Fotoquímica do CIE Brasil (Commission Internacional de L’Eclairage) (2005- ), Coordenador de Normas Técnicas de Lâmpadas e Equipamentos Correlatos (CT-34) (1975- ) e Diretor da Global Lighting Association (2007- ).

Horários
Início: 08h30
Coffee break: 10h30 às 10h45
Almoço: 12h30 às 14h00
Coffee break: 16h30 às 16h45
Encerramento: 18h00
Obs.: Cada hora/aula tem 50 minutos de duração.
O que está incluso
Apostila Digital em PDF (disponibilizada por e-mail aos participantes em até 24 horas da data de início do curso, como anexo ou via link em nuvem)
Material de Apoio;
Serviço de Coffee-breaks;
Certificado de Participação digital (atentar a correta grafia do seu nome na lista presença que circulará no primeiro dia de curso)
Observações
Recomendamos levar Notebook ou Tablet/IPAD, com adaptador para a nova tomada “PADRÃO BRASILEIRO”;
Na hipótese de quórum insuficiente, impossibilidade de comparecimento do professor, imprevistos ou motivos de força maior, a AEA Educação Continuada se reserva ao direito de cancelar ou reagendar o curso programado visando preservar o melhor interesse de todos;
Especialmente, em caso de viagens, antes de se deslocar, solicitamos entrar em contato, a fim de confirmar as informações sobre data e local do curso, evitando transtornos;
Em caso de cancelamento, a AEA Educação Continuada avisará a todos os inscritos (através de e-mail), e devolverá integralmente os valores pagos pela inscrição;
O inscrito poderá solicitar o cancelamento da sua inscrição, via e-mail, até 10 (dez) dias antes do início do curso. Neste caso, os valores pagos serão devolvidos.
Em todos os casos, recomendamos a leitura atenta, e integral, do Contrato de Adesão aceito no ato da efetivação da inscrição online.

Formas de Pagamento