O que você vai aprender

  • A importância do conhecimento dos materiais, sistemas e as patologias decorrentes das falhas da impermeabilização;
  • Conhecer os principais materiais e sistemas de impermeabilização, como projetar, especificar, aplicar, controlar e fiscalizar de acordo com as principais tecnologias disponíveis;
  • Adquirir base técnica sobre a especialidade de impermeabilização em atendimentos aos requisitos das Normas vigentes ABNT NBR 9574, ABNT NBR 9574 e ABNT NBR 15.575.

Como irá se beneficiar

  • Agir na raiz das necessidades de impermeabilização na construção;
  • Conhecer os principais materiais e sistemas de impermeabilizações e suas aplicações;
  • Prevenir e solucionar problemas;
  • Atuar conforme os requisitos das normas técnicas vigentes;
  • Equacionar os custos das obras e otimizar todo o processo de impermeabilização, desde a construção até a sua manutenção e uso.

Público-alvo

Arquitetos, Engenheiro, Executores de Obras e Manutenção, Técnicos em Edificações, Profissionais de Controle e Sistemas de Qualidade e de Gerenciamento de Compras e outros que trabalham em empresas privadas e públicas, que necessitam adquirir conhecimentos de impermeabilização para preservação do patrimônio garantindo estanqueidade, funcionalidade e durabilidade da estrutura.

Duração

20 horas

  • A importância e patologias na impermeabilização;
  • Patologias e erros na impermeabilização;
  • Projetos de impermeabilização;
  • Materiais impermeabilizantes;
  • Sistemas de impermeabilização;
  • Preparação da estrutura e execução da impermeabilização;
  • Proteções da impermeabilização;
  • Análise de desempenho e caracterização dos materiais e sistemas de impermeabilização;
  • Normalização da impermeabilização;
  • Inspeção e fiscalização da impermeabilização.
  • Arqta. Cirene Paulussi Tofanetto
    Arquiteta e Urbanista, Formada pela Universidade Braz Cubas (UBC), Pós-Graduada em Perícias de Engenharia e Avaliações pela Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP); Pós Graduada em Patologia das Obras Civis pelo Instituto IDD. Certificada no Curso Internacional sobre Diagnóstico e Gestão de Pontes pelo Instituto IDD em parceria com FHECOR Conocimieto-Espanha. Ministra curso de Pós-graduação “Lato Sensu” em Perícias de Engenharia e Avaliações com ênfase em impermeabilização, sendo este curso em parceria com o IBAPE/SP e Universidade Presbiteriana Mackenzie. No Instituto IDD ministra aulas no Curso de Pós Graduação “lato-sensu” em Tecnologia da Impermeabilização com o tema em “Sistema de Impermeabilização Predial”.  Na AEA Educação Continuada ministra curso de Impermeabilização com ênfase em Projetos, Materiais, Sistemas, Execução, Fiscalização, Gerenciamento e Patologia. Membro do Comitê de impermeabilização da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) participa das reuniões voltadas ao segmento da construção civil, principalmente no âmbito da impermeabilização, sendo a atual coordenadora do CB-22 da ABNT. É membro titular do Instituto Brasileiro de Avaliações e Perícias de Engenharia de São Paulo IBAPE/SP desde 2006, além de realizar alguns trabalhos particulares como consultoria em projetos de impermeabilização, elaboração de laudos e perícias de engenharia e impermeabilização. Atua no segmento da impermeabilização há 30 anos. Iniciou sua a carreira com projetos de impermeabilização em 1989 e atualmente é Gerente Técnica em uma indústria química para construção civil, sendo responsável pelo Departamento técnico que engloba o setor de Especificação (pré-venda) e o setor de Assistência Técnica (pós-venda).
  • Prof. Esp. José Eduardo Granato
    Engenheiro Civil, Especialista em Sistemas de Impermeabilização, Patologia de Estruturas e das Edificações, Tratamento de Concreto, Revestimentos, Pinturas, Isolação Térmica, Recuperação Estrutural, Reforço Estrutural com Fibras de Carbono, Pisos Industriais e Aditivos para Concreto. Com mais de 40 anos de experiência na área participou de diversos treinamentos e aperfeiçoamentos técnicos no Brasil e no Exterior. Hoje, exerce a função de Gerente Técnico e Comercial da Unidade Químicos de uma grande indústria – Aditivos para Concreto, Pisos Industriais, Recuperação Estrutural e Reforço Estrutural com Fibras de Carbono. É Membro do Comitê de Impermeabilização e Isolação Térmica da ABNT. Coordenador dos cursos de “Patologias da Construção” e “Impermeabilização” da AEA Educação Continuada. Autor de apostilas e materiais técnicos, com ampla experiência didática, tendo ministrado mais de 500 palestras e cursos sobre impermeabilização, tratamento de concreto, isolação térmica e patologias das construções, em diversas entidades de engenharia. Apresentou mais de 20 trabalhos técnicos em Congressos no Brasil e no Exterior, nas atividades de impermeabilização e patologia das construções.

Horários período integral 
Início: 08h00
Coffee break: 10h30 às 10h45
Almoço (livre): 12h30 às 14h00
Coffee break: 16h30 às 16h45
Encerramento: 18h00

Horários período noturno – 22, 24, 29 e 31 de julho de 2019

Início: 18h30
Coffee break: 20h30 às 20h45
Encerramento: 22h30

O que está incluso
Apostila Digital em PDF (disponibilizada por e-mail aos participantes em até 24 horas da data de início do curso)
Material de Apoio;
Serviço de Coffee-breaks;
Certificado de Participação digital (atentar a correta grafia do seu nome na lista presença que circulará no primeiro dia de curso)

Observações
Recomendamos levar Notebook ou Tablet/IPAD, com adaptador para a nova tomada “PADRÃO BRASILEIRO”;
Na hipótese de quórum insuficiente, impossibilidade de comparecimento do professor, imprevistos ou motivos de força maior, a AEA Educação Continuada se reserva ao direito de cancelar ou reagendar o curso programado visando preservar o melhor interesse de todos;
Especialmente, em caso de viagens, antes de se deslocar, solicitamos entrar em contato, a fim de confirmar as informações sobre data e local do curso, evitando transtornos;
Em caso de cancelamento, a AEA Educação Continuada avisará a todos os inscritos (através de e-mail), e devolverá integralmente os valores pagos pela inscrição;
O inscrito poderá solicitar o cancelamento da sua inscrição, via e-mail, até 10 (dez) dias antes do início do curso. Neste caso, os valores pagos serão devolvidos.
Em todos os casos, recomendamos a leitura atenta, e integral, do Contrato de Adesão aceito no ato da efetivação da inscrição online.