O que você vai aprender

  • A importância no conhecimento dos materiais, sistemas e as patologias decorrentes das falhas da impermeabilização;
  • Conhecer os principais materiais e sistemas de impermeabilização, como projetar, especificar, aplicar, controlar e fiscalizar de acordo com as principais tecnologias disponíveis;
  • Adquirir base técnica sobre a especialidade de impermeabilização.

Como irá se beneficiar

  • Agir na raiz das necessidades de impermeabilização na construção;
  • Conhecer os principais materiais e sistemas de impermeabilizações e suas aplicações;
  • Prevenir e solucionar problemas; • Atuar conforme os padrões das normas técnicas vigentes;
  • Equacionar os custos das obras e otimizar todo o processo de impermeabilização, desde a construção até a sua manutenção.

Público-alvo

Arquitetos, Engenheiro, Executores de Obras e Manutenção, Técnicos em Edificações, Profissionais de Controle e Sistemas de Qualidade e de Gerenciamento de Compras e outros que trabalham em empresas privadas e públicas, que necessitam impermeabilizar e conservar seus patrimônios.

Duração

20 horas

  • A importância e patologias na impermeabilização;
  • Patologias e erros na impermeabilização;
  • Projetos de impermeabilização;
  • Materiais impermeabilizantes;
  • Sistemas de impermeabilização;
  • Preparação da estrutura e execução da impermeabilização;
  • Proteções da impermeabilização;
  • Análise de desempenho e caracterização dos materiais e sistemas de impermeabilização;
  • Normalização da impermeabilização;
  • Inspeção e fiscalização da impermeabilização.
  • Arqta. Cirene Paulussi Tofanetto
    Arquiteta e Urbanista, Pós-Graduada em Perícias de Engenharia e Avaliações pela Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP) em 2004; Pós Graduada em Patologia das Obras Civis pelo Instituto IDD em 2014. Certificada no Curso Internacional sobre Diagnóstico e Gestão de Pontes pelo Instituto IDD em parceria com FHECOR Conocimieto-Espanha.
    Graduada em Perícias de Engenharia e Avaliações, sendo este curso ministrado na Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP).
    Participa das reuniões da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) voltadas ao segmento da construção civil, principalmente no âmbito da impermeabilização (CB-22). É membro titular do Instituto Brasileiro de Avaliações e Perícias de Engenharia de São Paulo IBAPE/SP desde 2006, além de realizar alguns trabalhos particulares como consultoria em projetos de impermeabilização, elaboração de laudos e perícias de engenharia e impermeabilização. Atualmente, é Gerente Técnica de uma grande indústria, sendo responsável pelo Departamento de Especificação (pré-venda) e pelo Departamento Técnico (pós-venda).
  • Eng. Jorge Luiz de Aquino Lima
    Engenheiro civil formado pela Escola Politécnica da Universidade Federal da Bahia – UFBA (1994), Pós- graduado em Marketing pela ESPM (2000), Pós graduado em Gestão de Arranjos Produtivos pela Escola de Administração da UFBA (2005) e Mestrado em Gestão e Tecnologia Industrial pelo SENAI/ITA/UFBA (2012), com tema de pesquisa: Processo Integrado de Projeto, Aquisição e Execução de Sistemas de Impermeabilização em Edifícios Residenciais.
    Ministra aulas na disciplina de construção civil da Escola Politécnica da UFBA sobre o tema Sistemas de Impermeabilização, além de ser docente do curso de extensão em Tecnologia de Impermeabilização em Edifícios Residenciais na Escola Politécnica da UFBA.
    Entre 1994 e 2002, adquiriu experiência em produção de cimento e sua aplicação, bem como a tecnologia de concreto e seus diversos tipos e usos.
    Desde 2003 atua como gestor de negócios e gerente técnico na indústria de produtos químicos para construção nas áreas: impermeabilização, revestimentos de proteção, aditivos para concreto e recuperação de estruturas de concreto.
  • Prof. Esp. José Eduardo Granato
    Engenheiro Civil, Especialista em Sistemas de Impermeabilização, Patologia de Estruturas e das Edificações, Tratamento de Concreto, Revestimentos, Pinturas, Isolação Térmica, Recuperação Estrutural, Reforço Estrutural com Fibras de Carbono, Pisos Industriais e Aditivos para Concreto. Com mais de 40 anos de experiência na área participou de diversos treinamentos e aperfeiçoamentos técnicos no Brasil e no Exterior. Hoje, exerce a função de Gerente Técnico e Comercial da Unidade Químicos de uma grande indústria – Aditivos para Concreto, Pisos Industriais, Recuperação Estrutural e Reforço Estrutural com Fibras de Carbono. É Membro do Comitê de Impermeabilização e Isolação Térmica da ABNT. Coordenador dos cursos de “Patologias da Construção” e “Impermeabilização” da AEA Educação Continuada. Autor de apostilas e materiais técnicos, com ampla experiência didática, tendo ministrado mais de 500 palestras e cursos sobre impermeabilização, tratamento de concreto, isolação térmica e patologias das construções, em diversas entidades de engenharia. Apresentou mais de 20 trabalhos técnicos em Congressos no Brasil e no Exterior, nas atividades de impermeabilização e patologia das construções.

Horários
Início: 08h30
Coffee break: 10h30 às 10h45
Almoço: 12h30 às 14h00
Coffee break: 16h30 às 16h45
Encerramento: 18h00
Obs.: Cada hora/aula tem 50 minutos de duração.
O que está incluso
Apostila Digital em PDF (disponibilizada por e-mail aos participantes em até 24 horas da data de início do curso, como anexo ou via link em nuvem)
Material de Apoio;
Serviço de Coffee-breaks;
Certificado de Participação digital (atentar a correta grafia do seu nome na lista presença que circulará no primeiro dia de curso)
Observações
Recomendamos levar Notebook ou Tablet/IPAD, com adaptador para a nova tomada “PADRÃO BRASILEIRO”;
Na hipótese de quórum insuficiente, impossibilidade de comparecimento do professor, imprevistos ou motivos de força maior, a AEA Educação Continuada se reserva ao direito de cancelar ou reagendar o curso programado visando preservar o melhor interesse de todos;
Especialmente, em caso de viagens, antes de se deslocar, solicitamos entrar em contato, a fim de confirmar as informações sobre data e local do curso, evitando transtornos;
Em caso de cancelamento, a AEA Educação Continuada avisará a todos os inscritos (através de e-mail), e devolverá integralmente os valores pagos pela inscrição;
O inscrito poderá solicitar o cancelamento da sua inscrição, via e-mail, até 10 (dez) dias antes do início do curso. Neste caso, os valores pagos serão devolvidos.
Em todos os casos, recomendamos a leitura atenta, e integral, do Contrato de Adesão aceito no ato da efetivação da inscrição online.

Formas de Pagamento