O que você vai aprender

  1. Compreender a Lei 4.591 e NBR 12.721;
  2. Fazer na prática exercícios de análise de viabilidade econômica de empreendimento;
  3. Estudo de case, conhecendo empreendimento para o MCMV com área sub-rogada, sistema construtivo, alvarás, licenças e documentação de prefeituras e cartórios até a montagem de pastas para venda e financiamento via CAIXA;
  4. Conhecer a conceituação técnica de fração ideal, área sub-rogada, convenção de condomínios, vagas de garagem, etc;
  5. Como empreender nos programas MCMV e SBPE;
  6. Sociedade de propósito específico – SPE, Sociedade de Conta em Participação SCP, alienação fiduciária, Carência permitida, Convenção de Condomínio, Contrato com o proprietário de terreno com sub-rogação etc;
  7. Memorial de Incorporação e Registro de Incorporação;
  8. Taxa de administração ao construtor (Cálculo);
  9. Formatação de preços (Legal e comercial);
  10. Cálculo de Lucro Ótimo.

Como irá se beneficiar

  1. A partir dos conhecimentos adquiridos no curso o profissional estará apto a empreender seu próprio negócio sem o aporte financeiro de grande volume como o mercado acredita ser necessário, poderá ainda prestar consultorias nas áreas jurídicas e técnica à luz da Lei 4.591 e NBR 12.721.
  2. Dada a elevada demanda em conflito com a baixa oferta de profissionais com conhecimentos na área de incorporação, o profissional se destacará no mercado de trabalho, seja na área de engenharia, direito ou administração.

Público-alvo

Arquitetos, Engenheiros, Advogados e Administradores ligados à área de incorporação imobiliária.

Carga Horária
20 horas
  1. Introdução

 

Apresentação;
Nivelamento de conhecimentos sobre Incorporação, MCMV e SBPE;
Discussão rápida (15 minutos) Bolha Imobiliária no Brasil, é possível?

  1. Área Jurídica: Análise da Lei 4.591, NBR 12.721

Código Civil, SPE e SCP e alienação fiduciária;
Contrato com proprietário de terreno;
Contrato com condômino;
Convenção de condomínio;
Riscos das vendas sem o RI;
Memorial de Incorporação;
Registro de Memorial de Incorporação;
Obrigações e direitos do incorporador, etc.

  1. Área técnica:

Fração ideal por área e valor;
CUB;
Prospecção de compra de áreas ( à vista, financiamentos, sub rogação por percentual de valor ou VGV);
Área equivalente;
Área real privativa;
Carências na incorporação;
Unidade Autônoma;
Definição das vagas de garagem;
Formatação de custos na incorporação etc.

  1. Área Financeira e comercial:

Análise de viabilidade econômica financeira;
Financiamentos bancários via CAIXA e BB;
Pesquisa de mercado;
Composição de preços;
Receitas e despesas na Incorporação.

Estudo de caso de empreendimentos de sucesso no Programa MCMV e SBPE com acesso aos documentos para análise, desde a compra da área, sistema construtivo, prazos legais, certidões, matrículas a alvarás de prefeitura e cartórios, etc.

Obs: No decorrer do curso serão apresentados os documentos, certidões e matrículas utilizados na incorporação de 02 projetos, sendo 01 já vendido, e outro em construção em área sub rogada.

  • Prof. Roberto Ferreira Mendes

    Roberto Ferreira Mendes, graduado em Adm Financeira pela UNISUL SC, MBA em Economia e Investimentos pela Fipe, Especialização em Gestão Pública pela UFSC, Mestrando em Habitação pelo IPT.

    Gerente geral de agência da CAIXA entre 1991 e 2010 especializado em crédito imobiliário atualmente é diretor de incorporação na M.Juhas Consultorias e Empreendimentos.

Horários

Início: 08h30
Coffee Manhã: 10h30 as 10h45
Almoço: 12h30 as 1400
Coffee Tarde: 16h30 as 16h45
Encerramento: 18h30

Incluído no valor de inscrição

Material didático;
Material de apoio;
Coffee break;
Certificado de participação.

Formas de Pagamento

 Após realizar a sua pré-inscrição você receberá, num prazo de 24 horas, um email contendo um link para acessar o ambiente seguro de pagamento online para efetivação de sua inscrição. Neste link, você poderá escolher entre diversas formas de pagamento e parcelamento, segundo sua conveniência.
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*Cartões de crédito em até 8X - juros 3.8%
**Depósito à vista. Favor enviar o comprovante por e-mail ( financeiro@aea.com.br) ou por fax (11 4508-1911)