O que você vai aprender

O curso visa apresentar aos alunos de forma conceitual como as empresas estão organizadas hoje e quais os critérios técnicos, de desempenho, estéticos e de custos que envolvem os projetos de interiores dos ambientes de trabalho em escritório de modo que estes reflitam cada vez mais as necessidades e expectativas de seus funcionários, de forma eficiente e eficaz.

 

Como irá se beneficiar

Desde a forma de como atender ao cliente corporativo, levantar suas necessidades e transforma-las em soluções projetuais; o profissional poderá atuar de maneira estruturada, com procedimentos bem definidos, a partir de um processo metodológico consistente e embasado em normas e restrições legais que irão garantir a qualidade dos processos e atendimento dos prazos.

 

Público alvo

Arquitetos, Design de Interiores, Engenheiros e Técnicos em Engenharia e estudantes destas áreas e demais pessoas que se interessem pelo tema.

 

Carga horária

20 horas

1º dia – manhã

Módulo 1: A EVOLUÇÃO DOS CONCEITOS DE OCUPAÇÃO 

⇒ Como aspecto introdutório será traçada a evolução histórica dos conceitos de ocupação, identificando os fatores que levaram ao surgimento desses novos conceitos, os impactos na forma de organização física dos ambientes de trabalho e tendências atuais no Brasil e exterior, abordando:

⇒ Fatores que levaram ao surgimento de novos conceitos de ocupação

⇒ A utilização dos conceitos como reflexo da organização do trabalho

⇒ A complexidade das organizações hoje

1º dia – tarde

 

Módulo 2: CRITÉRIOS PARA A ESPECIFICAÇÃO DO MOBILIÁRIO DE ESCRITÓRIO 

⇒ Serão identificados os aspectos técnicos, ergonômicos, funcionais e estéticos relevantes para a especificação do mobiliário e cadeiras, tais como:

⇒ Critérios para a especificação

⇒ Impactos para a saúde do usuário

⇒ Utilização das normas e medidas referenciais

 

Módulo 3: ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA DE MATERIAIS DE ACABAMENTO  

⇒ Serão identificados os principais itens existentes em um projeto de interiores e os respectivos materiais a serem especificados, levando-se em consideração os seguintes aspectos:

⇒ Critérios para a especificação

⇒ Impactos para a saúde do usuário

⇒ Legislação e medidas referenciais

 

2º dia – manhã

Módulo 4:  O PROGRAMA DE NECESSIDADES 

⇒ Nesse módulo serão estruturadas as informações a serem levantadas e processadas para o completo entendimento das necessidades do cliente. Para tanto, serão analisadas:

⇒ A metodologia empregada

⇒ A importância da estruturação do levantamento de necessidades

⇒ A conceituação de todos os aspectos ligados ao projeto

 

2º dia – manhã/tarde

Módulo 5: PROJETO DE INTERIORES  

⇒ Serão identificados e analisados os seguintes itens que compõem um projeto para que ele torne-se um meio eficiente para aqueles que vão executar a obra e a implantação:

⇒ Aspectos técnicos e construtivos

⇒ Dimensionamento dos espaços

⇒ As diversas etapas do projeto

⇒ Técnicas de representação gráfica ⇒ Legislação a ser seguida

  • Profa. Dra. Claudia Andrade

    É arquiteta e doutora pela FAU-USP e sócia da Andrade Azevedo arquitetura corporativa, empresa especializada em planejamento estratégico e projetos para ambientes corporativos. É professora do MBA de Gerenciamento de Facilidades da Escola Politécnica da USP e da Faculdade Belas Artes no curso de Design de Interiores. Autora dos livros “O escritório no século XXI” e “A Historia do Ambiente de Trabalho em Edifícios de Escritório – Um século de transformações” publicados pela editora C4 em 2013 e 2007, respectivamente. É co-autora nos livros “Assessing Building Performance” e “Facilities Change Management”, publicados na Inglaterra. É palestrante em eventos nacionais e internacionais, sendo ainda autora de diversos artigos sobre o assunto publicados no Brasil e no exterior.

Horários

Início: 08h30
Coffee break: 10h30 às 10h45
Almoço: 12h30 às 14h00
Coffee break: 16h00 às 16h15
Encerramento: 18h30

 

Incluso no valor de inscrição

Material didático;
Material de apoio;
Coffee breakes;
Certificado de participação.

Formas de Pagamento

 Após realizar a sua pré-inscrição você receberá, num prazo de 24 horas, um email contendo um link para acessar o ambiente seguro de pagamento online para efetivação de sua inscrição. Neste link, você poderá escolher entre diversas formas de pagamento e parcelamento, segundo sua conveniência.
Cartão Visa
Cartão Mastercard
Boleto bancário
Transferência entre Contas
Transferência entre Contas
Paypal
*Cartões de crédito em até 8X - juros 3.8%
**Depósito à vista. Favor enviar o comprovante por e-mail ( financeiro@aea.com.br) ou por fax (11 4508-1911)