O que você vai aprender

O curso visa apresentar aos alunos, de forma conceitual e prática, como as empresas estão organizadas hoje e quais os critérios técnicos, de desempenho, ergonômicos, estáticos e de custos que envolvem os projetos de interiores dos ambientes de trabalho em escritório, de modo que estes reflitam cada vez mais as necessidades e expectativas de seus funcionários, de forma eficiente e eficaz.

Também serão abordadas as tendências atuais, já que esse é um momento de grande oportunidade nessa área, em razão de todas as mudanças que vem ocorrendo na forma de trabalhar, como as novas gerações digitais, a necessidade das empresas serem mais enxutas, e o foco na redução de custos. O curso irá discutir ainda a tendência cada vez mais comum de as pessoas trabalharem à distância e com mobilidade, e a consequente otimização da ocupação do espaço, por meio do compartilhamento das estações de trabalho.

Benefícios

O curso irá informar como atender o cliente corporativo, levantar suas necessidades e transforma-las em soluções projetuais. E irá preparar o profissional para ser mais assertivo na busca de soluções adequadas que propiciem a otimização de custos, e também o aumento do desempenho das pessoas no trabalho.

Importante foco será dado às questões conceituais, como a contextualização do tema nos dias atuais, a legislação vigente, os aspectos construtivos e dimensionais e a definição de critérios técnicos, ergonômicos, de segurança e de desempenho, propiciando ao aluno um conhecimento mais amplo acerca do assunto e um incremento expressivo em todo o processo de projeto.

Dessa maneira, o profissional poderá atuar de maneira estruturada, mediante procedimentos bem definidos, a partir de um processo metodológico consistente e embasado em normas e restrições legais. Assim, o aluno poderá garantir a qualidade dos processos e atendimento dos prazos.

Público alvo

Arquitetos, design de interiores, engenheiros e técnicos em engenharia, gestores dessa área dentro de empresas, como facility managers, project managers, além de estudantes e demais pessoas que se interessem pelo tema.

Duração

20 horas

  • A Evolução dos Conceitos de Ocupação

A evolução histórica dos conceitos de ocupação, identificando os fatores que levaram ao surgimento desses novos conceitos, a utilização dos conceitos como reflexo da organização do trabalho os impactos na forma de organização física dos ambientes de trabalho, a complexidade das organizações hoje e tendências atuais no Brasil e no exterior

  • Critérios para a Especificação do Mobiliário de Escritório

Serão identificados os aspectos técnicos, ergonômicos, funcionais e estéticos relevantes para a especificação do mobiliário e cadeiras, tais como: critérios para a especificação, impactos para a saúde do usuário e utilização das normas e medidas referenciais

  • Especificação Técnica de Materiais de Acabamento

Serão identificados os principais itens existentes em um projeto de interiores e os respectivos materiais a serem especificados, levando-se em consideração os seguintes aspectos: critérios para a especificação, impactos para a saúde do usuário e legislação e medidas referenciais

  • O Programa de Necessidades

Serão estruturadas as informações a serem levantadas e processadas para o completo entendimento das necessidades do cliente: metodologia empregada, importância da estruturação do levantamento de necessidades e conceituação de todos os aspectos ligados ao projeto

  • Projeto de Interiores

Serão identificados e analisados os seguintes itens que compõem um projeto: aspectos técnicos e construtivos, dimensionamento dos espaços, etapas do projeto e técnicas de representação gráfica e legislação a ser seguida

  • Profa. Dra. Claudia Andrade

    É arquiteta e doutora pela FAU-USP e sócia da Andrade Azevedo Arquitetura Corporativa, empresa especializada em planejamento estratégico e projetos para ambientes corporativos. É professora do MBA de Gerenciamento de Facilidades da Escola Politécnica da USP e da Faculdade Belas Artes, no curso de Design de Interiores. Autora dos livros “O escritório no século XXI” e “A Historia do Ambiente de Trabalho em Edifícios de Escritório – Um século de transformações”, publicados pela editora C4 em 2013 e 2007, respectivamente. Coautora dos livros “Assessing Building Performance” e “Facilities Change Management”, publicados na Inglaterra. Palestrante em eventos nacionais e internacionais, e autora de diversos artigos sobre o assunto, publicados no Brasil e no exterior.

  • Garanta 10% de desconto para grupos de 3 ou mais pessoas da mesma organização ou para participação em 2 cursos distintos, 15% ou 20% para inscrições em 3 ou 4 cursos, respectivamente, ou, ainda, 25% para quem realizar 5 ou mais cursos.
  • Leve notebook ou tablet para aproveitar melhor as aulas presenciais. Lembre-se também do adaptador de tomada no “padrão brasileiro”.
  • Na hipótese de quórum insuficiente, impossibilidade de comparecimento do professor, imprevistos ou motivos de força maior, a AEA Educação Continuada reserva-se o direito de cancelar ou reagendar o curso. Caso isso ocorra, fique tranquilo, pois você será avisado por e-mail e receberá, integralmente, os valores pagos.
  • Fique atento! Antes de deslocar-se, entre em contato para confirmar as informações sobre local e data.
  • Se surgir algum imprevisto, solicite o cancelamento, via e-mail, em até 10 (dez) dias de antecedência ao início do curso. Dessa forma, todos os valores pagos serão devolvidos.
  • Confira atentamente o Contrato de Adesão e Inscreva-se de forma rápida, prática e segura!