O que você vai aprender

O curso visa apresentar aos alunos, de forma conceitual, como as empresas estão organizadas hoje e quais os critérios técnicos, de desempenho, ergonômicos, estáticos e de custos que envolvem os projetos de interiores dos ambientes de trabalho em escritório, de modo que estes reflitam cada vez mais as necessidades e expectativas de seus funcionários, de forma eficiente e eficaz.

Também serão abordadas as tendências atuais, já que esse é um momento de grande oportunidade nessa área, em razão de todas as mudanças que vem ocorrendo na forma de trabalhar, como as novas gerações digitais, a necessidade das empresas serem mais enxutas, e o foco na redução de custos. O curso irá discutir ainda a tendência cada vez mais comum de as pessoas trabalharem à distância e com mobilidade, e a consequente otimização da ocupação do espaço, por meio do compartilhamento das estações de trabalho.

Benefícios

O curso irá informar como atender o cliente corporativo, levantar suas necessidades e transforma-las em soluções projetuais. E irá preparar o profissional para ser mais assertivo na busca de soluções adequadas que propiciem a otimização de custos, e também o aumento do desempenho das pessoas no trabalho.

Importante foco será dado às questões conceituais, como a contextualização do tema nos dias atuais, a legislação vigente, os aspectos construtivos e dimensionais e a definição de critérios técnicos, ergonômicos, de segurança e de desempenho, propiciando ao aluno um conhecimento mais amplo acerca do assunto e um incremento expressivo em todo o processo de projeto.

Dessa maneira, o profissional poderá atuar de maneira estruturada, mediante procedimentos bem definidos, a partir de um processo metodológico consistente e embasado em normas e restrições legais. Assim, o aluno poderá garantir a qualidade dos processos e atendimento dos prazos.

Público alvo

Arquitetos, design de interiores, engenheiros e técnicos em engenharia, gestores dessa área dentro de empresas, como facility managers, project managers, além de estudantes e demais pessoas que se interessem pelo tema.

Duração

20 horas

1º dia
A Evolução dos Conceitos de Ocupação
A evolução histórica dos conceitos de ocupação, identificando os fatores que levaram ao surgimento desses novos conceitos, os impactos na forma de organização física dos ambientes de trabalho e tendências atuais no Brasil e exterior, abordando:
– Fatores que levaram ao surgimento de novos conceitos de ocupação
– A utilização dos conceitos como reflexo da organização do trabalho
– A complexidade das organizações hoje
Critérios para a Especificação do Mobiliário de Escritório
– Serão identificados os aspectos técnicos, ergonômicos, funcionais e estéticos relevantes para a especificação do mobiliário e cadeiras, tais como:
– Critérios para a especificação
– Impactos para a saúde do usuário
– Utilização das normas e medidas referenciais
Especificação Técnica de Materiais de Acabamento
– Serão identificados os principais itens existentes em um projeto de interiores e os respectivos materiais a serem especificados, levando-se em consideração os seguintes aspectos:
– Critérios para a especificação
– Impactos para a saúde do usuário
– Legislação e medidas referenciais
O Programa de Necessidades
Nesse módulo serão estruturadas as informações a serem levantadas e processadas para o completo entendimento das necessidades do cliente. Para tanto, serão analisadas:
– A metodologia empregada
– A importância da estruturação do levantamento de necessidades
– A conceituação de todos os aspectos ligados ao projeto
Projeto de Interiores
Serão identificados e analisados os seguintes itens que compõem um projeto para que ele se torne um meio eficiente para aqueles que vão executar a obra e a implantação:
– Aspectos técnicos e construtivos
– Dimensionamento dos espaços
– As diversas etapas do projeto
– Técnicas de representação gráfica e Legislação a ser seguida
  • Profa. Dra. Claudia Andrade

    É arquiteta e doutora pela FAU-USP e sócia da Andrade Azevedo Arquitetura Corporativa, empresa especializada em planejamento estratégico e projetos para ambientes corporativos. É professora do MBA de Gerenciamento de Facilidades da Escola Politécnica da USP e da Faculdade Belas Artes, no curso de Design de Interiores. Autora dos livros “O escritório no século XXI” e “A Historia do Ambiente de Trabalho em Edifícios de Escritório – Um século de transformações”, publicados pela editora C4 em 2013 e 2007, respectivamente. Coautora dos livros “Assessing Building Performance” e “Facilities Change Management”, publicados na Inglaterra. Palestrante em eventos nacionais e internacionais, e autora de diversos artigos sobre o assunto, publicados no Brasil e no exterior.

Horários
Início: 08h30
Coffee break: 10h30 às 10h45
Almoço: 12h30 às 14h00
Coffee break: 16h30 às 16h45
Encerramento: 18h00
Obs.: Cada hora/aula tem 50 minutos de duração.
O que está incluso
Apostila Digital em PDF (disponibilizada por e-mail aos participantes em até 24 horas da data de início do curso, como anexo ou via link em nuvem)
Material de Apoio;
Serviço de Coffee-breaks;
Certificado de Participação digital (atentar a correta grafia do seu nome na lista presença que circulará no primeiro dia de curso)
Observações
Recomendamos levar Notebook ou Tablet/IPAD, com adaptador para a nova tomada “PADRÃO BRASILEIRO”;
Na hipótese de quórum insuficiente, impossibilidade de comparecimento do professor, imprevistos ou motivos de força maior, a AEA Educação Continuada se reserva ao direito de cancelar ou reagendar o curso programado visando preservar o melhor interesse de todos;
Especialmente, em caso de viagens, antes de se deslocar, solicitamos entrar em contato, a fim de confirmar as informações sobre data e local do curso, evitando transtornos;
Em caso de cancelamento, a AEA Educação Continuada avisará a todos os inscritos (através de e-mail), e devolverá integralmente os valores pagos pela inscrição;
O inscrito poderá solicitar o cancelamento da sua inscrição, via e-mail, até 10 (dez) dias antes do início do curso. Neste caso, os valores pagos serão devolvidos.
Em todos os casos, recomendamos a leitura atenta, e integral, do Contrato de Adesão aceito no ato da efetivação da inscrição online.

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