O que você vai aprender

  • Utilizar a NBR 15.575 em sintonia com o atendimento dos itens de um processo de certificação. Passaremos sobre as 6 (seis) partes propostas, com exemplos práticos, de como construtoras estão aplicando e atendendo aos itens da NBR de Desempenho.
  • Comportamento em uso de uma edificação e de seus sistemas (item 3.10, NBR 15.575-1)
  • Pontos importantes e gargalos na construção anterior a NBR de Desempenho e como reavaliar.
  • Pontos vulneráveis de uma construção, como identificá-los.
  • Soluções com a necessidade da Mudança do Setor e atendimento (NBR 13.532 X NBR 15.575)
  • Como medir, compilar dados e promover o gerenciamento.
  • Análise de risco e os processos de certificações existentes em atendimento ao exigido na NBR15575.
    EX: de edificações que atenderam a NBR 15.575 e foram certificadas.
  • Validade de nossos sistemas construtivos e atendimento legal
  • Obrigatoriedade de Cumprimento e o DEVER LEGAL.
  • Porque a NBR 15.575 tem força de LEI?
  • Como a NBR altera o mercado produtivo da Construção, materiais, serviços e Tecnologias
  • EX: de edificações que mediram e atenderam a NBR 15.575-1 critérios de acústica, isolamento e resistência.

 

Como irá se beneficiar

Se tornando um profissional com maior conhecimento sobre a utilização de NBR(s) e mais preparado para o mercado atual, principalmente para poder cobrar de fabricantes e fornecedores que terão de fornecer informações técnicas detalhadas de seus produtos, frente às novas determinações para as edificações habitacionais até 5 pavimentos.

Você aprenderá sobre os padrões mínimos de qualidade, desempenho e durabilidade dos sistemas que servirão como balizadores do novo mercado da construção civil e com os processos de gerenciamento das certificações ambientais, auxiliam e promovem o atendimento e cumprimento da NBR 15575, e com todos estes conhecimentos atuar melhor em projetos, execuções e ambiente de trabalho.

 

Público-alvo

Estudantes, engenheiros, arquitetos e gestores privados ou públicos, bem como demais profissionais da Construção Civil ou aqueles envolvidos com o mercado imobiliário, pois a abordagem não será demasiadamente técnica, mas interativa e prática. O curso pretende passar o principal dos itens da NBR15575 e dos Processos de Certificações que devem ser realmente cumpridos e atendidos para legalização de uma edificação em território nacional.

 

Carga horária

30 horas

 

1ª parte:

  • Apresentação da NBR 15.575;
  • Formação do “Marco regulatório da construção Civil”;
  • A legislação e a NBR, como utilizar em harmonia;
  • A importância e os ganhos com a nova NBR 15.575;

 

2ª parte:

  • Leitura dinâmica das 6 (seis) partes da NBR 15.575 com detalhamento dos tópicos e parâmetros definidos e exigidos;
  • Explicações e apresentações de um projeto com exemplos de utilização de tópicos da NBR;
  • Resumo geral e discussão sobre benefícios para a Sociedade.
  • Profa. Ma. Lourdes Cristina Delmonte Printes
    Engenheira Civil pela Universidade Mackenzie, Mestre em Engenharia pela USP, Licenciada em História e Educação pela USP e pós-graduada em Supervisão e Administração Escolar. Sócia proprietária e Diretora técnica da LCP Engenharia e Construções Ltda, empresa especializada e pioneira na construção com Painéis Estruturais com EPS no Brasil, sistema SCIP nos EUA. Com mais de 36 mil m2 de construções residenciais e comerciais desde 1990 no Brasil, atualmente iniciando processo de construção de Habitações de Interesse Social no continente Africano. É defensora, há mais de 25 anos, da implementação de processos de certificação para as construções residenciais no Brasil como forma de garantia de utilização eficiente e adequada de materiais e tecnologias. Foi membro do comitê relator da RNRS( Resolução Nacional de Resíduo Sólido), e membro do comitê de estudos para POP(s) na construção civil- convenção de Stockholm. Palestrante em várias Universidades Brasileiras e participante de mesas redondas na Rio +20, nas pautas de “crescimento das cidades para 2020” com o PNUMA e UA. Divulgadora da “Educação Ambiental e dos princípios da Construção Sustentável para profissionais nas feiras de Milão e Verona desde 2007. Palestrante Internacional na Conferência USGBC Greenbuild San Francisco 2012, EUA, Congresso UNEP-SBCI, Bogotá 2013, preparatórios de Stockholm 2009, 2010,2011. Palestrante na Conferência Internacional do GBC Brasil, 2011, 2012 e 2103.

Horários
Início: 08h30
Coffee break: 10h30 às 10h45
Almoço: 12h30 às 14h00
Coffee break: 16h30 às 16h45
Encerramento: 18h00
Obs.: Cada hora/aula tem 50 minutos de duração.
O que está incluso
Apostila Digital em PDF (disponibilizada por e-mail aos participantes em até 24 horas da data de início do curso, como anexo ou via link em nuvem)
Material de Apoio;
Serviço de Coffee-breaks;
Certificado de Participação digital (atentar a correta grafia do seu nome na lista presença que circulará no primeiro dia de curso)
Observações
Recomendamos levar Notebook ou Tablet/IPAD, com adaptador para a nova tomada “PADRÃO BRASILEIRO”;
Na hipótese de quórum insuficiente, impossibilidade de comparecimento do professor, imprevistos ou motivos de força maior, a AEA Educação Continuada se reserva ao direito de cancelar ou reagendar o curso programado visando preservar o melhor interesse de todos;
Especialmente, em caso de viagens, antes de se deslocar, solicitamos entrar em contato, a fim de confirmar as informações sobre data e local do curso, evitando transtornos;
Em caso de cancelamento, a AEA Educação Continuada avisará a todos os inscritos (através de e-mail), e devolverá integralmente os valores pagos pela inscrição;
O inscrito poderá solicitar o cancelamento da sua inscrição, via e-mail, até 10 (dez) dias antes do início do curso. Neste caso, os valores pagos serão devolvidos.
Em todos os casos, recomendamos a leitura atenta, e integral, do Contrato de Adesão aceito no ato da efetivação da inscrição online.

Formas de Pagamento