O que você vai aprender

O turismo de negócios e lazer acontece por meio de uma cadeia de serviços extensa, sendo a oferta de hospedagem um dos serviços essenciais. O curso buscará ampliar o conceito de hospedagem explorando as novas formas de viajar e, consequentemente, afetando as características dos meios de hospedagem. O curso apresentará o negócio meio de hospedagem em suas diversas formas e as fases a serem percorridas durante o planejamento desses modelos de negócios, desde o estudo de mercado e econômico-financeiro, o planejamento do empreendimento, o desenvolvimento dos projetos e a implantação geral do hotel.

Como você vai se beneficiar

O curso oferece uma oportunidade de conhecimento amplo das etapas necessárias à implantação de um projeto de meio de hospedagem e uma visão dos diversos tipos meios de hospedagem; explora diferentes pontos de vista: o do investidor, o do arquiteto, o da equipe técnica e o da operação hoteleira/condominial, fornecendo  conhecimentos que permitirão a compreensão desse mercado em expansão.

Público alvo

Arquitetos, engenheiros, hoteleiros, desenvolvedores imobiliários, turismólogos e potenciais investidores hoteleiros.

Duração

32 horas

Modalidade

Online ao vivo

Módulo I: O negócio hoteleiro – Prof. Alexandre Mota

  1. O Mix de Marketing do Produto Hoteleiro
  2. Modelos de Gestão: Redes Hoteleiras, selos de referência, franquias, serviços de anfitriões independentes e redes.
  3. Modelos de negócio: hotel, condo-hotel, fractional, imobiliário turístico, flat, hostel e etc.

Modulo II: O Mercado de Férias –  Profa. Graziani Rodrigues

  1. O Conceito de Planejar Férias e Criar Produtos aos Viajantes.
  2. O sistema de time share e a multipropriedade
  3. Intercambiadoras e Clube de Férias.
  4. As técnicas de Captação, Vendas e Retenção de Clientes nos Diversos Tipos de Negócios de Férias.
  5. Como o mercado de férias interfere na viabilidade de hotéis de lazer

Módulo III: O Estudo de Mercado e o Estudo de Absorção – Prof. Alexandre Mota / André Matielo  

  1. Estudo do Ambiente Sócio Econômico.
  2. A Análise da Localização do Empreendimento.
  3. O Estudo da Oferta e da Demanda.
  4. Sugestão do Tipo de Empreendimento – Posicionamento
  5. Estimativas de Projeção de Oferta e Demanda.
  6. Estudo de Absorção de Hotel no Mercado em Estudo.

Módulo IV: A Análise Financeira do Projeto – Prof. Alexandre Mota

Projeção de Resultados para o Hotel em Estudo

  1. Análises Financeiras do Projeto – O Sistema Uniforme de Contabilidade Hoteleira.
  2. Projeção de Fluxo de Caixa – Grandes Números e Consistência.
  3. Análise Financeira com e sem Alavancagem
  4. Cálculo de Valor de Venda Imobiliária

Módulo V – As fases do investimento hoteleiro: planejamento, construção, implantação FF&E (04 horas)

  1. Definição de projeto: estudo de áreas conforme estudo mercadológico.
  2. Passos para iniciar a construção do empreendimento.
  3. Parâmetros de investimento conforme tipo de hotel e diferenciais de mercado.
  4. FF&E: definição, implantação e entrega do hotel.
  5. Pontos críticos nos gerenciamentos de projetos.
  • Prof. Me. Alexandre Mota
    Prof. Me. Alexandre Mota
    Graduado em Tecnologia em Hotelaria do Senac São Paulo, com pós-graduação em Gestão de Meios de Hospedagem pela mesma instituição, e em Gestão Mercadológica em Turismo e Hotelaria pela ECA/USP (Escola de Comunicação e Arte da Universidade de São Paulo). Também é mestre em hospitalidade pela Universidade Anhembi Morumbi. No mercado hoteleiro desde 1988, atuou como gerente geral e controles de hotéis de diversas categorias. Desde 2005 atua em consultorias de planejamento e desenvolvimento hoteleiro e como hotel asset manager; atualmente é diretor na Caio Calfat Real Estate Consulting, e professor para os cursos de pós-graduação da Universidade Anhembi Morumbi e da Fundação Instituto de Administração .
  • Profa. Esp. Graziani C. B. Rodrigues
    Profa. Esp. Graziani C. B. Rodrigues
    Bacharel em Hotelaria e MBA pela FGV em Executivo Global em Gestão de Negócios Empresariais, atua no mercado de Multipropriedade desde 1998. Trabalhou Gerente de Marketing no Pestana Vacation Club e Diretora de Comunicação e Marketing na Royal Holiday. Implantou e desenvolveu projetos em diversas cidades do Brasil, e também em Buenos Aires e Santiago do Chile. Atualmente, é Diretora Executiva na Pure Vip Club voltada a um público seleto na cidade de São Paulo.

Horários
18h30 às 22h30

O que está incluso
Apostila Digital em PDF (disponibilizada por e-mail aos participantes em até 24 horas da data de início do curso).
Certificado de Participação digital (atentar a correta grafia do seu nome na lista presença que circulará no primeiro dia de curso).

Informações gerais
O programa tem duração de 32 horas distribuídas em 8 períodos noturnos de 4 horas cada.

O evento será realizado à distância e transmitido ao vivo pela internet.

O link de acesso à sala de aula virtual será enviado por email até 1 hora antes da transmissão oficial.

O conteúdo será exibido ao vivo em apresentação única.

Caso não consiga participar do evento ao vivo, em parte ou todo, será possível acessar à gravação pelo período de 30 dias.

Você poderá participar a partir de qualquer computador conectado à rede e poderá interagir em tempo real, através do chat.

Gravação e compartilhamento do conteúdo

Fica terminantemente proibido, sob pena da Lei, a gravação e o compartilhamento das aulas, em vídeo, áudio ou fotografia, no todo ou em partes, por qualquer meio, salvo quando houver prévia e expressa autorização dos organizadores.

Observações
Na hipótese de quórum insuficiente, impossibilidade de comparecimento do professor, imprevistos ou motivos de força maior, a AEA Educação Continuada se reserva ao direito de cancelar ou reagendar o curso programado visando preservar o melhor interesse de todos;

Em caso de cancelamento, a AEA Educação Continuada avisará a todos os inscritos (através de e-mail), e devolverá integralmente os valores pagos pela inscrição;

O inscrito poderá solicitar o cancelamento da sua inscrição, via e-mail, até 10 (dez) dias antes do início do curso. Neste caso, os valores pagos serão devolvidos;

Em todos os casos, recomendamos a leitura atenta, e integral, do Contrato de Adesão aceito no ato da efetivação da inscrição online.