O que você vai aprender

A partir, de um projeto básico fornecido para o curso, executar a modelagem paramétrica do empreendimento; criar e editar arquivos de famílias; documentar o projeto executivo conforme normatização vigente.

 

Como irá se beneficiar

O interessado terá a possibilidade de vivenciar parcialmente a metodologia BIM: a visualização antecipada e precisa do projeto; atualizações instantâneas quando mudanças forem feitas; a geração de desenhos 2D precisos e consistentes em qualquer etapa do projeto; a extração de quantitativos e estimativas de custos durante as etapas de projeto.

 

Público alvo

Profissionais e Estudantes da área da construção civil que pretendem adquirir as habilidades necessárias para modelar projetos executivos de arquitetura na metodologia BIM -Modelagem da Informações da Construção, utilizando o software Autodesk Revit. É necessário o conhecimento prévio de desenho técnico para projeto arquitetônico.

 

Duração

100 horas

  • Interface do Revit;
  • Configuração prévia e Organização do arquivo modelo;
  • Criação de superfície topográfica (modelagem e modificações);
  • Tabela de movimento de terra (terraplenagem);
  • Paredes e Pisos estruturais e arquitetônicos genéricos e compostos;
  • Telhados por perímetro e por extrusão com Estrutura e Treliça;
  • Forro e seu detalhamento; Criação e edição de diferentes tipos de famílias;
  • Ampliação e Detalhes construtivos e Identificadores, atendendo as normas;
  • Documentação de Projeto Executivo e criação de Tabelas e Legendas;
  • Folha e Carimbo para Projeto Executivo e Geração de arquivo PDF e IFC.
  • Prof. Esp. Alexandre de Carvalho Barone
    Graduado em Arquitetura e Urbanismo, pelo Centro Universitário Belas Artes com carreira desenvolvida em gestão de projetos de arquitetura e urbanismo nos escritórios Raymundo de Paschoal Arquitetura e Planejamento Urbano e no Grupo Zanettini. Pós-graduado em Docência Universitária. Atua em treinamentos de formação em BIM com softwares da Autodesk e Trimble Navigation. Em 2014 iniciou no Programa de Pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo, Mestrado, pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (em andamento).

Software gratuito
O software Revit é especificamente construído para modelagem de informações de construção (Building Information Modeling – BIM), capacitando os profissionais de projeto e construção a trazer ideias do conceito à construção com uma abordagem coordenada e consistente baseada em modelos. Inclui a funcionalidade de todas as disciplinas do Revit (arquitetura, MEP e estrutura) em uma interface unificada. Abaixo endereço oficial para baixar o software com validade de 3 anos:

https://www.autodesk.com/education/free-software/revit

Requisitos do sistema
Em geral, os modelos do Autodesk® Revit® armazenam e lidam com uma quantidade significativa de dados de BIM. Ao trabalhar com esses dados, é importante certificar-se de que o sistema atenda aos requisitos exibidos pelo Revit para um bom desempenho. É necessário atender a esses requisitos para garantir que o Autodesk Revit mantenha o alto desempenho em um sistema. Este link fornece os requisitos do sistema para a linha de produtos Autodesk® Revit® 2018:

https://knowledge.autodesk.com/pt-br/support/revit-products/troubleshooting/caas/sfdcarticles/sfdcarticles/PTB/System-requirements-for-Autodesk-Revit-2018-products.html

Turma intensiva (Segundas às sextas-feiras)
Datas – março

11, 12, 13, 14, 15
18, 19, 20, 21 e 22
25, 26, 27, 28 e 29

Datas – abril
01, 02, 03, 04 e 05
08, 09, 10, 11 e 12

Horários
Início: 19h
Coffee break: 21h às 21h15
Encerramento: 23h00

Turma aos sábados
Março: 16, 23 e 30

Abril: 06, 13 e 27
Maio: 04, 11, 18 e 25
Junho: 01/08, 15 e 22

Horários
Início: 8h
Coffee break manhã: 10h às 10h15
Almoço: 12h30 às 14h
Coffee-break tarde: 16h às 16h15
Encerramento: 18h

O que está incluso
Serviços de Coffee-breaks;
Certificado de Participação digital (atentar a correta grafia do seu nome na lista presença que circulará no primeiro dia de curso)

Observações
É obrigatório levar Notebook ou Tablet/IPAD, com adaptador para a nova tomada “PADRÃO BRASILEIRO”.

Na hipótese de quórum insuficiente, impossibilidade de comparecimento do professor, imprevistos ou motivos de força maior, a AEA Educação Continuada se reserva ao direito de cancelar ou reagendar o curso programado visando preservar o melhor interesse de todos;
Especialmente, em caso de viagens, antes de se deslocar, solicitamos entrar em contato, a fim de confirmar as informações sobre data e local do curso, evitando transtornos;
Em caso de cancelamento, a AEA Educação Continuada avisará a todos os inscritos (através de e-mail), e devolverá integralmente os valores pagos pela inscrição;
O inscrito poderá solicitar o cancelamento da sua inscrição, via e-mail, até 10 (dez) dias antes do início do curso. Neste caso, os valores pagos serão devolvidos.
Em todos os casos, recomendamos a leitura atenta, e integral, do Contrato de Adesão aceito no ato da efetivação da inscrição online.

Formas de Pagamento