O que você vai aprender

Este curso tem como objetivo apresentar a utilização das principais ferramentas da Qualidade, focando a administração dos sistemas prediais (ar condicionado, sistema elétrico, hidráulico, incêndio, mobiliário etc.). Para tanto, serão também apresentados os principais conceitos necessários para o planejamento e execução dos processos de operação e manutenção das instalações prediais (ciclo PDCA, análise estatística dos Indicadores de Desempenho da Manutenção etc.).

 

Como irá se beneficiar

Conforme Falconi cita, somente aquilo que é medido é gerenciado, o que não é medido está à deriva. O gerenciamento pode ser conduzido para manter os resultados ou para melhorá-los. Ao término do curso o aluno terá conhecimento das principais ferramentas de gestão da qualidade e como aplicá-las de forma efetiva para o atingimento dos padrões de qualidade esperados pelo seu cliente.

 

Público-alvo

Engenheiros, Administradores, Gerentes, Coordenadores, Supervisores de manutenção e infraestrutura, Empreendedores do ramo de Facilities e manutenção predial.

 

Carga Horária

20 horas

INTRODUÇÃO
– Objetivos
– Conceitos

  • Sistema Predial
  • Manutenção
  • Confiabilidade, Mantenabilidade e Disponibilidade
  • Falha

 

GESTÃO DE SISTEMAS PREDIAIS
– Características Operacionais o Clientes
– A Manutenção Predial

 

QUALIDADE TOTAL EM SISTEMAS PREDIAIS
– A Manutenção Predial e a Qualidade Total
– Gerenciamento da Manutenção

  • O Ciclo PDCA
  • Indicadores de Desempenho
  • Ferramentas Estatísticas
  • Análise dos Indicadores o Recursos da Manutenção
  • Pessoas
  • Materiais e Peças de Reposição
  • Orçamento
  • Prof. Esp. Robson da Silva Santini
    Engenheiro Mecânico, com Pós-graduação em Engenharia da Qualidade (MBA EPUSP – 2004) e em Gerenciamento de Manutenção (FEI – 1994). Experiência de mais de 20 anos nas áreas de Manutenção, Instalação, Projetos e Infraestrutura em empresas de médio e grande porte, como a TV Globo de São Paulo. Atua na coordenação de projetos e obras envolvendo o planejamento, elaboração de escopo, definição de cronograma, além da implementação das atividades e gestão de equipe de instalação e manutenção de sistemas de ar condicionado.

Horários
Início: 08h30
Coffee break: 10h30 às 10h45
Almoço: 12h30 às 14h00
Coffee break: 16h30 às 16h45
Encerramento: 18h00
Obs.: Cada hora/aula tem 50 minutos de duração.
O que está incluso
Apostila Digital em PDF (disponibilizada por e-mail aos participantes em até 24 horas da data de início do curso, como anexo ou via link em nuvem)
Material de Apoio;
Serviço de Coffee-breaks;
Certificado de Participação digital (atentar a correta grafia do seu nome na lista presença que circulará no primeiro dia de curso)
Observações
Recomendamos levar Notebook ou Tablet/IPAD, com adaptador para a nova tomada “PADRÃO BRASILEIRO”;
Na hipótese de quórum insuficiente, impossibilidade de comparecimento do professor, imprevistos ou motivos de força maior, a AEA Educação Continuada se reserva ao direito de cancelar ou reagendar o curso programado visando preservar o melhor interesse de todos;
Especialmente, em caso de viagens, antes de se deslocar, solicitamos entrar em contato, a fim de confirmar as informações sobre data e local do curso, evitando transtornos;
Em caso de cancelamento, a AEA Educação Continuada avisará a todos os inscritos (através de e-mail), e devolverá integralmente os valores pagos pela inscrição;
O inscrito poderá solicitar o cancelamento da sua inscrição, via e-mail, até 10 (dez) dias antes do início do curso. Neste caso, os valores pagos serão devolvidos.
Em todos os casos, recomendamos a leitura atenta, e integral, do Contrato de Adesão aceito no ato da efetivação da inscrição online.

Formas de Pagamento