O que você vai aprender

  1. Reconhecer as oportunidades de retrofit em instalações com baixa eficiência energética, através de Retrofit de equipamentos ou em sistemas de climatização;
  2. Identificar, participar, projetar, apresentar e executar Retrofits de Iluminação;
  3. Aprofundar o conhecimento sobre automação em edificações, a fim de atender as atuais demandas mercadológicas;
  4. Compreender as funções dos principais sistemas utilizados em um projeto de automação integrado;
  5. Conhecer o funcionamento e os benefícios da utilização de um BMS (Building Management System);
  6. Conhecer os conceitos e processos mais recentes de Segurança Patrimonial;
  7. Conhecer o processo específico de Segurança Patrimonial para Facility;
  8. Metodologias, habilidades, tecnologias e ferramentas aplicadas nas atividades de planejamento, coordenação, execução e controle de um processo de Gestão de Segurança Patrimonial para facility, desde sua concepção até a conclusão.

 

Como você vai se beneficiar

  1. Proporcionará maior credibilidade profissional no mercado para a especificação de sistemas de automação, a compreensão dos diferentes tipos de sistemas de automação e suas aplicações, e definir de forma mais assertiva critérios específicos de automação, em função do perfil do empreendimento;
  2. Terá excelentes oportunidades de atuação, fundamentalmente, nas grandes cidades, que propiciam atuações promissoras em projetos de Retrofit;
  3. Obterá subsídios necessários para organizar e sistematizar as diversas ações, para a implantação, no empreendimento, da Gestão de Segurança Patrimonial, obtendo, assim, uma visão de riscos de segurança
  4. Conhecerá as diretrizes que permitem realizar a gestão de segurança patrimonial nos empreendimentos, custos e supervisão de atividades técnicas.

 

Público alvo

Arquitetos, engenheiros civis, mecânicos, eletricistas de diversas áreas de intervenção, deste projeto, até gestão, manutenção e operação de empreendimentos.

Carga Horária

40 horas

I. Introdução – Módulo Básico

a) Informes gerais: corpo docente, conteúdo do curso, material, horário, etc;
b) A questão da crise de energia e da sustentabilidade;
c) Panorama mundial e brasileiro do setor energético;
d) Dados de consumo por uso final em diversos setores (indústria, comercial, residencial, serviços, etc;
f) Estratégias e potencial de retrofit nas edificações;
g) Metodologias de diagnóstico energético medição/monitoramento, protocolo internacional, APO;
h) Avaliação econômica de projetos de retrofit;
i) PBE/Procel Edifica para edifícios comerciais, de serviços, públicos e residenciais.

II. Sistemas de Climatização Artificial

a) Características dos sistemas de climatização;
b) Utilização da norma ASHRAE 90.1 como ferramenta de estratégias de eficiência energética;
c) Estratégia Módulo Misto;
d) Retrofit (readequação) de equipamentos;
e) Retrofit (readequação) de conceitos de climatização;
f) Ferramentas de simulação;
g) Case de retrofit (Estudo de caso de uma readequação).

III. Sistemas de Iluminação Artificial

a) Sistemas de Iluminação;
b) A questão ambiental e a eficiência energética;
c) Retrofit de Sistemas de Iluminação;
d) Recursos de iluminação artificial / natural;
e) Integração luz artificial / natural;
f) Projeto de Retrofit de Iluminação;
g) As normas e regulamentos Inmetro;
h) Cálculo de retorno econômico (payback);
i) Estudo de casos de Retrofit de Iluminação.

IV. Sistemas de Automação Integrada e Building Management Systems

a) Conceito de automação em edificações;
b) Principais sistemas a serem integrados;
c) Benefícios da automação;
d) Projeto integrado de automação;
e) Automação e a eficiência energética;
f) O que é um BMS?;
g) Componentes de um BMS;
h) Benefícios de um BMS;
i) Sistemas de automação de elevadores;
j) Estudos de caso.

V. Fontes de Energia para Edificações – Carga Horária

a) Fotovoltaico;
b) Slar Térmico;
c) Outras.

  • Coordenador – Prof. Ma. Nelson Solano Vianna

    Diretor da Geros Arquitetura, Nelson Vianna é também consultor autônomo na área de Conforto Ambiental desde 1979. Arquiteto e mestre em arquitetura pela FAU-USP, é considerado uma das maiores autoridades em assuntos relacionados a luminotécnica. Atuou como professor de universidades conceituadas como a FAU-USP e Universidade Federal de Santa Catarina. Ex-pesquisador do NUTAU-USP, foi também arquiteto bolsista do Ministério das Relações Exteriores da Itália junto ao Instituto do Ambiente Construído da Faculdade de Arquitetura do Politécnico de Turim.

  • Prof. André Trujillo

    Considerado um expert em qualidade, André Trujillo atua na área de manutenção predial há quase 20 anos, com foco em Corporações Financeiras e Sites Críticos. Graduado em Engenharia Mecânica, atualmente é Gerente de Facilities do Banco Citibank. Implantou processos de melhoria contínua na área de facility conforme requisitos da ISO 9001 e ISO 14001, respectivamente.

  • Prof. Dr. Alberto Hernandez Neto

    Graduação em Engenharia Mecânica pela Universidade de São Paulo (1988), mestrado em Engenharia Mecânica pela Universidade de São Paulo (1993) e doutorado em Engenharia Mecânica pela Universidade de São Paulo (1998). Atualmente é professor doutor da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo no Departamento de Engenharia Mecânica. Atua na área de climatização e refrigeração com ênfase em eficiência energética, modelagem e simulação de sistemas de refrigeração e ar condicionado. Membro da ABCM (Associação Brasileira das Ciências Mecânicas) e da ANPRAC (Associação Nacional de Profissionais de Refrigeração, Ar Condicionado e Ventilação).

  • Prof. Dr. Isac Roizenblatt

    Graduado em Engenharia Elétrica pelo Instituto Mauá de Tecnologia (1968) e em Administração de Empresas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (1977), Mestre em Energia pela Universidade de São Paulo (2003), Doutor em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Presbiteriana Mackenzie(2009). Consultor da Pro Light And Energy Consultants (2002- ). Possui experiência na área de Engenharia Elétrica com ênfase em iluminação e energia. Atua como Diretor Técnico da Associação Brasileira da Indústria de Iluminação - ABILUX (1995- ), Membro da Illuminating Engineering Society of North America (1973- ), Coordenador da Divisão de Fotobiologia e Fotoquímica do CIE Brasil (Commission Internacional de L'Eclairage) (2005- ), Coordenador de Normas Técnicas de Lâmpadas e Equipamentos Correlatos (CT-34) (1975- ) e Diretor da Global Lighting Association (2007- ).

  • Prof. Dr. Marcelo de Andrade Romero

    Arquiteto e Urbanista, Professor Titular pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (2001); Livre-Docente (1997), Doutor (1994) e Mestre (1990) pela mesma instituição; Coordenador da Grupo de Trabalho Internacional - ECO CAMPUS da Rede WC2 - World City World Class; Pesquisador visitante: 1. LNEC Laboratório Nacional de Engenharia Civil, Lisboa - Portugal (2000-2002); 2. INETI - Instituto Nacional de Engenharia e Tecnologia Industrial, Lisboa - Portugal (1992-1993-2000-2002); 3. University of Arizona USA (1998); 4. University of Pittsburgh USA (1998. Pesquisador e professor visitante - University of Cincinnati - USA (1996); Atividades constantes de pesquisa com o INETI e LNEC - Portugal (1992-presente); Co-Fundador do NUTAU -Núcleo de Pesquisa em Tecnologia da Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (1992); Membro da UIA-União Internacional dos Arquitetos - Grupo WP Architecture for a Sustainable Future (2009-presente). Superintendente da Superintendência de Gestão Ambiental da USP (2014-2017). Leader of the Climate Reality Project - USA (2014-presente).

  • Prof. Dr. Mário César Giacco Ramos

    Formado em 1973 no curso de engenharia elétrica da Universidade de Mogi das Cruzes. Atuou como engenheiro de manutenção elétrica e posteriormente como gerente de manutenção em indústria do setor têxtil, de 1973 a 2001. Realizou estágio de formação profissional na Alemanha, em 1979, 1987 e 1991. Em 1993 terminou o curso de especialista em engenharia de segurança do trabalho. Possui mestrado (2002) e doutorado (2009) em Sistemas de Potência pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. Atualmente é coordenador e professor do curso de pós-graduação em Engenharia de Segurança do Trabalho, na Universidade de Mogi das Cruzes. Leciona, também, no curso de graduação em Engenharia Elétrica desde 1975, na mesma Universidade. Tem experiência na área de Engenharia Elétrica, com ênfase em Instalações Elétricas e Industriais, atuando principalmente nos seguintes temas: conservação de energia elétrica, eficiência energética, qualidade de energia elétrica, instalações elétricas, equipamentos eletromédicos e segurança do trabalho. Foi diretor do Colégio Técnico UMC TEC, de 2007 a 2010, com 13 cursos profissionalizantes de nível médio.

  • Prof. Esp. Ruy Soares

    Mestrando em Tecnologia da Arquitetura pela FAU-USP e pós-graduado em ILUMINAÇÃO E DESIGN DE INTERIORES pelo IPOG, possui 25 anos de experiência em iluminação, inicialmente como professor da Universidade Gama Filho (RJ), em seguida como sócio fundador da empresa WeLight, que desenvolve projetos luminotécnicos e de automação. Sua carreira tem se destacado por projetos inovadores e sempre em sintonia com as tecnologias mais recentes. Seu portfólio possui clientes como Hotel Fasano (RJ), Copacabana Palace Hotel, Calvin Klein, Swarovsky, joalherias Natan e Sara Jóias, consulados da França, do Canadá e da Inglaterra. Além da sua atuação em projetos, tem se dedicado à formação de profissionais de iluminação em cursos de pós-graduação em instituições como SENAC e Belas Artes.

Horários

Início: 08h30
Coffee break: 10h30 às 10h45
Almoço: 12h30 às 14h00
Coffee break: 16h30 às 16h45
Encerramento: 18h00
Obs.: Cada hora/aula tem 50 minutos de duração.

O que está incluso

  • Apostila Digital em PDF (disponibilizada por e-mail aos participantes em até 24 horas da data de início do curso, como anexo ou via link em nuvem)
  • Material de Apoio;
  • Serviço de Coffee-breaks;
  • Certificado de Participação digital (atentar a correta grafia do seu nome na lista presença que circulará no primeiro dia de curso)

Observações

  • Recomendamos levar Notebook ou Tablet/IPAD, com adaptador para a nova tomada “PADRÃO BRASILEIRO”;
  • Na hipótese de quórum insuficiente, impossibilidade de comparecimento do professor, imprevistos ou motivos de força maior, a AEA Educação Continuada se reserva ao direito de cancelar ou reagendar o curso programado visando preservar o melhor interesse de todos;
  • Especialmente, em caso de viagens, antes de se deslocar, solicitamos entrar em contato, a fim de confirmar as informações sobre data e local do curso, evitando transtornos;
  • Em caso de cancelamento, a AEA Educação Continuada avisará a todos os inscritos (através de e-mail), e devolverá integralmente os valores pagos pela inscrição;
  • O inscrito poderá solicitar o cancelamento da sua inscrição, via e-mail, até 10 (dez) dias antes do início do curso. Neste caso, os valores pagos serão devolvidos.
Em todos os casos, recomendamos a leitura atenta, e integral, do Contrato de Adesão aceito no ato da efetivação da inscrição online.
 

Formas de Pagamento