O que você vai aprender

Pensar o planejamento urbano para as smart cities do século XXI.

Como irá se beneficiar

Adquirir conhecimento a respeito de qual é a visão a respeito das smart cities atualmente além de estar preparado  para enfrentar a elaboração de diretrizes de projeto urbano que gerem planos inteligentes, efetivos, objetivos, de fácil implantação e que além de atender a legislação vigente, ofereça soluções para que se construa um cidade justa, organizada e inteligente.

Público alvo

Arquitetos, urbanistas, funcionários das áreas de planejamento de prefeituras, legisladores, estudantes de arquitetura e urbanismo, funcionários ligados à empresas de incorporação imobiliária, corretores imobiliários e outros profissionais ligados à área de planejamento urbano. Conhecimento necessário: Principais marcos regulatórios de política urbana brasileiros: Estatuto da Cidade, seus instrumentos urbanísticos, planos diretores estratégicos, legislações de parcelamento, uso e ocupação do solo. Conhecimentos gerais a respeito de projeto urbano, seus mecanismos e ferramentas para desenvolvimento.

Duração

20 horas

  • 1º dia manhã – smart cities
    • Conceituação de smart cities e apresentação de referências.
  • 1º dia tarde – smart code
    • Conceituação de smart code e apresentação de referências.
  • 2º dia manhã
    • Exercício prático de elaboração de smart codes.
  • 2º dia tarde
    • Exercício prático de desenho urbano a partir de um smart code.
  • Arq. Dra. Larissa G. Campagner
    Professora de Urbanismo da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo do Mackenzie. Organizadora do livro “Projetos Urbanos em São Paulo: Oportunidades, Experiências e Instrumentos”. É doutora em Urbanismo pela FAU.Mackenzie e Mestre pela FAU.USP. Pesquisadora do Laboratório de Políticas Públicas do Mackenzie onde coordena a Pesquisa: CONHECENDO OS POLOS VAREJISTAS DE RUA DE SÃO PAULO: OPORTUNIDADES, EXPERIÊNCIA E INSTRUMENTOS FRENTE AOS DESAFIOS URBANOS DA CIDADE CONTEMPORANEA. Coordenadora do Comitê Técnico do Conselho de Política Urbana da Associação Comercial de São Paulo, onde tem participado ativamente dos debates e elaboração das principais legislações, programas e projetos urbanos na cidade de São Paulo. Membro da Câmara Técnica de Legislação Urbanística- CTLU, do Conselho Gestor da Operação Urbana Água Branca, do Conselho Gestor da Operação Urbana Centro, Conselho Municipal de Política Urbana. Foi Membro do Conselho da Cidade junto ao Ministério da Cidade entre 2009 e 2014.
  • Arq. Ma. José Eduardo Borba Pereira
    Arquiteto e Urbanista sócio proprietário do escritório Versão Brasileira Arquitetura. Mestre em Arquitetura e Urbanismo pela FAU Mackenzie. Participou de vários projetos de urbanismo ao longo de sua carreira, dentre eles de destaca o projeto de reurbanização do braço morto do Tietê, no Rochdale em Osasco, desenvolvido pelo seu escritório. Possui ampla experiência profissional internacional, desenvolvendo projetos de renovação urbana em Los Angeles, California. Também é professor e já lecionou na FAU FIAM FAAM.

Horários
Início: 08h00
Coffee break: 10h30 às 10h45
Almoço: 12h30 às 14h00
Coffee break: 16h30 às 16h45
Encerramento: 18h00

O que está incluso
Apostila Digital em PDF (disponibilizada por e-mail aos participantes em até 24 horas da data de início do curso)
Material de Apoio;
Serviço de Coffee-breaks;
Certificado de Participação digital (atentar a correta grafia do seu nome na lista presença que circulará no primeiro dia de curso)

Observações
Levar Notebook ou Tablet/IPAD, com adaptador para a nova tomada “PADRÃO BRASILEIRO”;

Na hipótese de quórum insuficiente, impossibilidade de comparecimento do professor, imprevistos ou motivos de força maior, a AEA Educação Continuada se reserva ao direito de cancelar ou reagendar o curso programado visando preservar o melhor interesse de todos;
Especialmente, em caso de viagens, antes de se deslocar, solicitamos entrar em contato, a fim de confirmar as informações sobre data e local do curso, evitando transtornos;
Em caso de cancelamento, a AEA Educação Continuada avisará a todos os inscritos (através de e-mail), e devolverá integralmente os valores pagos pela inscrição;
O inscrito poderá solicitar o cancelamento da sua inscrição, via e-mail, até 10 (dez) dias antes do início do curso. Neste caso, os valores pagos serão devolvidos.
Em todos os casos, recomendamos a leitura atenta, e integral, do Contrato de Adesão aceito no ato da efetivação da inscrição online.