Por que participar ?

1) Ter acesso aos números de 2017 e conhecer as perspectivas para a conjuntura econômica setorial em 2018;

2) Conhecer modelos de validação de investimentos em empreendimentos imobiliários em diferentes cenários e projeções;

3) Obter informações sobre modelos e conhecer cases de PPPs (Parcerias Público-Privadas) na área habitacional;

4) Entender por que a criação de um ambiente de inovação contínua é importante para quebrar paradigmas e obter novas soluções técnicas, gerenciais e comerciais. Saber quais são as principais tendências mundiais e o papel da metodologia BIM (Building Information Modeling) nesse processo;

5) Compreender os requisitos de desempenho impostos pela Norma de Desempenho (NBR 15575) como diferenciais técnicos e mercadológicos em um cenário de extrema competitividade setorial;

6) Conhecer cases de sucesso de sustentabilidade capazes de gerar diferenciais de mercado ou elementos de mitigação de impactos socioambientais negativos.

 

Público-alvo

Diretores e coordenadores, engenheiros de obras, projetistas, arquitetos, tecnólogos, fornecedores, prestadores de serviços e todos os profissionais envolvidos nas áreas de concepção, projeto, incorporação, planejamento e execução de empreendimentos.

 

Duração

8 horas

8h30 – CREDENCIAMENTO

8H55 – ABERTURA

9H00 – PALESTRA
“Desempenho e Perspectivas para a Conjuntura Econômica Setorial”
Amaryllis Romano – Economista da Tendências Consultoria Integrada

9h50 – PALESTRA
“Cenários para Validação de Investimentos em Real Estate”
Claudio Tavares – Núcleo de Real Estate da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo

10h40 – COFFEE BREAK

11H00 – PALESTRA
“Como Viabilizar Parcerias Público-Privadas (PPPs) em Habitação: Cases e Orientações”
Mario Guimarães – QGMB Consultoria e responsável pelo conteúdo da coleção “Parcerias Público-Privadas na Construção Civil” do SindusCon – SP

11h50 – SESSÃO DE PERGUNTAS E RESPOSTAS – Mediação Eric Cozza, Jornalista especializado responsável pela curadoria do seminário

12h20 – ALMOÇO

13H40 – PALESTRA
“Inovação e os Desafios dos Próximos Anos na Construção Civil”
André Glogowsky – HTB Engenharia e Construtora

14h30 – PALESTRA
“Norma de Desempenho como Diferencial de Mercado e Mitigação de Riscos”
Sérgio Domingues – Diretor Técnico da Construtora Tarjab

15h20 – COFFEE BREAK

15H40 – PALESTRA
“Sustentabilidade como Diferencial Competitivo e Mitigação de Impactos Sócio-Ambientais Negativos”
Fábio Villas-Boas – Diretor Técnico da Tecnisa e Coordenador do Comasp (Comitê de Meio Ambiente do Estado de São Paulo) SindusCon-SP

16h30 – SESSÃO DE PERGUNTAS E RESPOSTAS – Mediação de Eric Cozza

17h00 – ENCERRAMENTO

  • Amarillys Romano


    Economista graduada pela FEA-USP, com MBA pelo IBMECSP e em Administração Rural pela FGV. Atuou no Grupo Itamarati Agropecuária, Unibanco e Portopar DTVM do Grupo Porto Seguro. Possui mais de 30 anos de experiência em análise setorial. Atualmente consultora independente, após 16 anos na Tendências Consultoria onde implantou a análise e acompanhamento de setores da economia. Por último também foi coordenadora de publicações seriadas da área de Análise Setorial e Inteligência de Mercado. Após 15 anos de acompanhamento da conjuntura da Construção Civil, tornou-se consultora sênior do setor, mantendo-se como principal responsável pelo setor de agronegócio, alimentos & bebidas e biocombustíveis, atividades que, ora de forma autônoma, segue exercendo.

     

     
  • André Glogowsky



    Formado em Engenharia Civil pela Universidade Mackenzie de São Paulo, André Glogowsky possui pós-graduação pela Fundação Getúlio Vargas em Estratégia de Gestão Empresarial e Liderança. Iniciou sua formação profissional na HOCHTIEF do Brasil em meados dos anos 80, atuando em diversas áreas como: obras, suprimentos, projetos, empreendimentos imobiliários, chegando à Presidência em 1997. Também atuou como Presidente do Conselho de Administração da HOCHTIEF do Brasil nas áreas de estratégia e desenvolvimento de negócios. Atualmente, além de atuar como Conselheiro junto à Presidência da HOCHTIEF do Brasil, hoje HTB; participa como Membro do Conselho de diversas empresas como, por exemplo: SIKA Brasil; SH Formas; TEMON Engenharia; OMNI, Marlin Aviation e ENGworks. Além disso, participa do conselho das entidades: SINDUSCON São Paulo; Câmara Brasil-Alemanha; ABEMI – Associação Brasileira de Engenharia e Montagem Industrial. É, ainda, membro do Comitê de Tecnologia e Qualidade do SINDUSCON-SP; Revista Téchne – publicada pela Editora PINI; e membro do YPO/WPO–Young/World Presidents’ Organization, desde 1999.


  • Cláudio Tavares de Alencar


    Obteve graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Pará (1988), mestrado (1993) e doutorado (1998) em Engenharia Civil pela Universidade de São Paulo. Atualmente é Professor Doutor do Departamento de Engenharia de Construção Civil da Escola Politécnica da USP, ministrando aulas e orientando estudantes em cursos de graduação, pós graduação e MBA. É revisor dos journals Real Estate: Economia & Mercados, Ambiente Construído, Journal of Financial Management of Property and Construction, Journal of Housing Marketing and Analysis e Construction Management & Economics. Tem experiência na área de Gerenciamento de Empresas e Empreendimentos de Real Estate, atuando profissionalmente e desenvolvendo pesquisas nos seguintes temas: comportamento dos mercados de real estate, parcerias público privadas, sistema de classificação de empreendimentos e regiões urbanas, sistemas de funding para empreendimentos do setor de real estate e de infraestrutura, índices setoriais e ferramentas para análise de riscos. É Conselheiro Vitalício e Ex-Presidente da Latin American Real Estate Society – Lares, é Presidente eleito da International Real Estate Society – IRES para o ano de 2018, MRICS (Member of the Royal Institution of Chartered Surveyors) e Coordenador do Programa de Mestrado Profissional em Inovação na Construção Civil do Departamento de Construção Civil da Escola Politécnica da USP.

     

     
  • Eric Cozza


    Eric Cozza é jornalista formado pela Faculdade de Comunicação Social Cásper Líbero com Master em Gestão de Empresas de Comunicação pelo Instituto Internacional de Ciências Sociais e Faculdade de Comunicação da Universidade de Navarra, Espanha. Possui 24 anos de experiência na gestão de conteúdo e comunicação especializada em Construção, Engenharia Civil e Arquitetura. Consultor no desenvolvimento de publicações profissionais e educação continuada em multiplataformas, foi diretor geral (CEO) da PINI e responsável pelas áreas de comunicação, capacitação, marketing e eventos do SindusCon-SP (Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado de São Paulo). Atualmente, é CEO da plataforma ConstruLiga, além de membro do Comitê de Mercado do Núcleo de Real Estate da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo.

     

     
  • Fábio Villas-Boas


     

    Graduado em Engenharia Civil pela Escola de Engenharia da Universidade Presbiteriana Mackenzie, o engenheiro Fabio Villas Bôas trabalha na Tecnisa desde 2003 como diretor técnico. Ele é coordenador das comissões de estudos de revisão das NBR’s 15575, 8214, 9817, 13753 e 13754, membro do CTQ – Comitê de Tecnologia e Qualidade do SindusCon-SP, e Coordenador do COMASP – Comitê de Meio Ambiente do SindusCon SP.

     

     
  • Sérgio Fernando Domingues


     

    Diretor Técnico da Construtora Tarjab, Sérgio Domingues é Engenheiro Civil, com pós gradução no MBA-TGP da Escola Politécnica da USP em Tecnologia na Gestão de Produção de Edifícios; Pós graduação no MBA Executivo da Indústria da Construção Civil pela FGV-Fundação Getúlio Vargas; e atualmente cursa o Mestrado Profissional em Inovação na Construção Civil CONSTRUINOVA da Escola Politécnica da USP. Além disso, é membro do CTQ – Comitê de Tecnologia e Qualidade do SindusconSP; Coordenador da CEE215 Comissão Especial de Estudos para revisão das Normas de Piscinas; Membro do Comitê Executivo do C3 Clube da Construção Civil e Membro do Conselho Consultivo da Unidade EMBRAPII Poli USP de Materiais para Construção Ecoeficiente – MCE.

     

     
Horários
8h30 – CREDENCIAMENTO
8H55 – ABERTURA
10h40 – COFFEE BREAK MANHÃ
12h20 / 13H40 – ALMOÇO
15h20 – COFFEE BREAK TARDE
17h00 – ENCERRAMENTO

Formas de Pagamento