Por que participar?

1) Conhecer os melhores indicadores de performance para a gestão de facilities;
2) Entender os critérios e a exigências para a certificação de edifícios corporativos, uma demanda crescente no mercado;
3) Saber quais são os desafios específicos para o gerenciamento de facilidades no setor hoteleiro;
4) Entender como o BIM (Building Information Modeling) vai impactar o planejamento e gestão de todo o ciclo de vida dos empreendimentos;
5) Obter informações sobre as últimas tendências de automação e sistemas tecnológicos para o mercado corporativo;
6) Conhecer as últimas tendências e alternativas técnicas e comportamentais para aumentar e  eficiência energética em edificações;
7) Entrar em contato com as melhores práticas para a entrega e recebimento de empreendimentos imobiliários.

Público-Alvo

Diretores, gerentes, supervisores, coordenadores e todos os profissionais com atividades ligadas as aéreas de facilidade e infraestrutura das empresas (serviços, manutenções e utilidades) e atuação em sites corporativos, redes financeiras e de varejo, shopping centers, indústrias, condomínios empresariais e residenciais, supermercados, escolas, hospitais etc.

Duração

1 dia, 8h30 às 18h

 

8h30 – CREDENCIAMENTO
8H55 – ABERTURA
9H00 – PALESTRA
“Indicadores de Performance em Gestão de Facilities”
Lamberto Grinover – Gerente geral de Administração Predial da Brookfield Property Group Brazil
9h50 – PALESTRA
“Critérios para Certificação de Edifícios Corporativos”
Claudio Tavares – Nucleo de Real Estate da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo
10h40 – COFFEE BREAK
11H00 – PALESTRA
“Desafios para o Gerenciamento de Facilities no Setor Hoteleiro”
Paulo Mancio –  SVP Design, Technical & Construction Accor South America
11h50 – SESSÃO DE PERGUNTAS E RESPOSTAS – Mediação Eric Cozza, Jornalista especializado responsável pela curadoria do seminário
12h20 – ALMOÇO
13H40 – PALESTRA
“Como o BIM vai Impactar a Gestão de Facilities”
Eduardo Toledo – Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. Professor do MBA em Gerenciamento de Facilities da USP, é consultor para implementação de BIM e coordenador técnico do Prêmio BIM e Seminário BIM do SindusCon-SP
14h30 – PALESTRA
“Engenharia de Automação e Sistemas Tecnológicos para o Mercado Corporativo”
Paulo Duarte – Diretor executivo da PD7, empresa de engenharia de automação e sistemas tecnológicos para Edifícios Comerciais, Shopping Centers, Centro Logísticos, Processos de TI e Virtualização
15h20 – COFFEE BREAK
15H40 – PALESTRA
“Eficiência Energética em Edificações”
Alexandre Schinazi – Diretor Técnico da Mitsidi Projetos
16H30 – PALESTRA
“Boas Práticas para a Entrega do Empreendimento – Desde a sua Concepção”
Lilian Sarrouf – Consultora em Gestão Empresarial e Ambiental e Coordenadora do Grupo de Trabalho de Pós-Obra e Assistência Técnica do SindusCon-SP. Coordenadora técnica da cartilha “Boas Práticas para Entrega do Empreendimento – Desde a sua Concepção” publicado pela CBIC, Secovi-SP, SindusCon-SP, Corealização: SENAI.
17h20 – SESSÃO DE PERGUNTAS E RESPOSTAS – Mediação de Eric Cozza
18h00 – ENCERRAMENTO
  • Cláudio Tavares de Alencar


    Obteve graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Pará (1988), mestrado (1993) e doutorado (1998) em Engenharia Civil pela Universidade de São Paulo. Atualmente é Professor Doutor do Departamento de Engenharia de Construção Civil da Escola Politécnica da USP, ministrando aulas e orientando estudantes em cursos de graduação, pós graduação e MBA. É revisor dos journals Real Estate: Economia & Mercados, Ambiente Construído, Journal of Financial Management of Property and Construction, Journal of Housing Marketing and Analysis e Construction Management & Economics. Tem experiência na área de Gerenciamento de Empresas e Empreendimentos de Real Estate, atuando profissionalmente e desenvolvendo pesquisas nos seguintes temas: comportamento dos mercados de real estate, parcerias público privadas, sistema de classificação de empreendimentos e regiões urbanas, sistemas de funding para empreendimentos do setor de real estate e de infraestrutura, índices setoriais e ferramentas para análise de riscos. É Conselheiro Vitalício e Ex-Presidente da Latin American Real Estate Society – Lares, é Presidente eleito da International Real Estate Society – IRES para o ano de 2018, MRICS (Member of the Royal Institution of Chartered Surveyors) e Coordenador do Programa de Mestrado Profissional em Inovação na Construção Civil do Departamento de Construção Civil da Escola Politécnica da USP.

     

     
  • Eduardo Toledo
    Eduardo Toledo

    Engenheiro Eletricista, mestre e doutor em Sistemas Digitais pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, há 25 anos é Professor do Departamento de Engenharia de Construção Civil desta instituição. Há mais de 10 anos ministra disciplina de Gerenciamento de Facilities auxiliado por Computador (CAFM) na Especialização em Gerenciamento de Facilidades da Poli/USP. É Coordenador do GT Componentes BIM da Comissão Especial de Estudos sobre BIM (CEE-134) da ABNT, Coordenador Associado do GT.TIC da ANTAC, Membro do GT BIM da FIESP, Presidente do Júri do Prêmio Excelência em BIM e Coordenador Técnico dos Seminários Internacionais BIM do SindusCon-SP. É vice coordenador do Mestrado Profissional em Inovação na Construção da USP, onde orienta diversas dissertações e ministra disciplinas no tema BIM.

     

     
  • Eric Cozza


    Experiência de 25 anos na gestão de conteúdo e comunicação especializada em Construção, Engenharia Civil e Arquitetura. Sócio-diretor da Cozza Consultoria de Comunicação, que se dedica à gestão de conteúdo, desenvolvimento de publicações profissionais e educação continuada em multiplataformas. Foi diretor geral (CEO) da PINI, empresa de informação focada na indústria da construção civil, que atua nos segmentos de Mídia, Educação, Sistemas, Dados e Consultoria. Foi responsável pela gestão de conteúdo para as revistas, sites, livros, manuais técnicos e eventos da PINI. Atuou como gerente de Conteúdo do SindusCon-SP (Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado de São Paulo), sendo responsável pelas áreas de Comunicação, Capacitação, Marketing e Eventos. Jornalista formado pela Faculdade de Comunicação Social Cásper Líbero, cursou Master em Gestão de Empresas de Comunicação pelo Instituto Internacional de Ciências Sociais e Faculdade de Comunicação da Universidade de Navarra, Espanha. É membro do Comitê de Mercado do Núcleo de Real Estate da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo e do júri do Prêmio Master Imobiliário, promovido pela FIABCI-BRASIL e Secovi-SP, em 2016 e 2017. Realizou reportagens e coberturas de eventos setoriais no Chile, Estados Unidos, Canadá, Espanha, Alemanha, França, Itália, Inglaterra e África do Sul.

     

     
  • Lamberto Grinover
    Lamberto Grinover

    Lamberto Grinover



     

    Lamberto Grinover possui mais de 20 anos de experiência em empresas multinacionais no exterior e no Brasil, exercendo funções na gestão de ativos, propriedades e facilities. Atualmente è Gerente Geral de Administração Predial na Brookfield Property GroupBrasil.

     

     

     

     

     
  • Lilian Sarrouf

     Engenheira Civil pela Escola de Engenharia Mauá, Administradora de Empresas pelo Instituto Mackenzie, Mestre em gestão integrada de meio ambiente e segurança e saúde pelo SENAC – SP. Atua como consultora nas áreas de Sistemas de Gestão Empresarial, Qualidade e Meio Ambiente. Consultora Técnica do GT PÓS OBRA – Comitê Tecnologia e Qualidade do SindusConSP, do COMASP – Comitê do Meio Ambiente, Segurança e Produtividade do SindusConSP, do Programa Construção Sustentável CBIC – Câmara Brasileira da Indústria da Construção, do COMAT – Comitê de Materiais da CBIC, docente no MBA da Construção da Fundação Getúlio Vargas, docente no curso de pós graduação em Construção Sustentável no SENAC SP, instrutora na Universidade Secovi e SindusConSP


  • Paulo Duarte
    Paulo Duarte

    Paulo Duarte



     

    Fundador do negócio PD7 Technology, visionário e entusiasta do setor de tecnologia , Paulo Duarte atua como líder principal levando seus amigos profissionais a superar limites naturais e romper em inovações.

     

     

     

     
  • Paulo Mancio



    Senior Vice President – SVP de Design e Construção da AccorHotels América do Sul, Paulo Mancio é reconhecido por implementar inovações e iniciativas pioneiras que antecipam tendências no setor hoteleiro. Com visão aguçada sobre o futuro, é o gestor de uma área que ganha cada vez mais notoriedade e protagonismo entre os eixos estratégicos de atuação do grupo AccorHotels. Engenheiro Civil formado pela Universidade de Engenharia de Mauá, com MBA em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas (FGV/CEAG), Paulo Mancio atua há mais de quinze anos na liderança de projetos expressivos da AccorHotels no Brasil, assim como no desenvolvimento técnico de projetos do grupo na América Latina, tendo assumido a posição de SVP de Design e Construção para a América do Sul em 2013. Ao longo de sua trajetória profissional, já conduziu a implementação de cerca de 300 hotéis e atualmente possui um pipeline com mais de 180 empreendimentos hoteleiros sob a sua gestão executiva. Em sua trajetória profissional que antecede a atuação na AccorHotels, Paulo Mancio atuou na gestão de projetos e na construção de complexos hoteleiros pertencentes a redes globais, tais como: Melia, Staybrigde, Radisson, bandeiras Quality/Atlântica Hotels e Cinemark. Participou de mesas de debates e ministrou palestras em conferências internacionais sobre hospitalidade nos EUA, na Europa e na Ásia.

Horários
8h30 – CREDENCIAMENTO
8H55 – ABERTURA
10h40 – COFFEE BREAK
12h20/13h40 – ALMOÇO
15h20 – COFFEE BREAK
18h00 – ENCERRAMENTO

Formas de Pagamento